30 de novembro de 2012

CAIU UMA NEBLINA NA NOITE DE ONTEM EM BOM SUCESSO - PB E CHOVE NO SERTÃO, CARIRI E BREJO

Neblinou na noite de ontem em Bom Sucesso e região.
Acredita-se que tenha neblinado na cidade de Bom sucesso e região cerca de menos de 1 mm.

Chove no Sertão, Cariri e Brejo 





O registro de nebulosidade com fracas pancadas de chuvas no início da noite desta quinta-feira (29), foi o bastante para animar moradores do Cariri, Curimataú e Sertão paraibano, que nos últimos meses vem sofrendo com o clima seco e o tempo ensolarado nestas regiões.

O céu nebuloso deixou os sertanejos felizes, com por exemplo citamos os  residentes em cidades como São Bento, Monteiro, Sumé, Cordeiros, Patos, Soledade e Santa Luzia. Eles expressaram através das redes sociais, a emoção em poder sentir a mudança do clima nestas localidades, diariamente, retratadas pelo sofrimento trazido pela estiagem.

Apesar do clima nebuloso registrado nestas regiões na noite desta quinta-feira (29), a AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba), prevê para esta sexta-feira (30), temperaturas que podem chegar a 35º, como no Sertão e Alto Sertão paraibano. Já no Agreste e Cariri/Curimataú, as chuvas podem ocorrer fracas e isoladas 

Previsão do tempo para esta sexta-feira (30), na Paraíba:

Litoral: Temperatura mínima de 23º e máxima de 31º. 
Céu com nebulosidade variável e possibilidades de ocorrência de chuvas fracas e isoladas.

Brejo: Temperatura mínima de 20º e máxima de 30º. 
Sol com poucas nuvens.

Agreste: Temperatura mínima de 20º e máxima de 31º.    
Céu com nebulosidade variável e possibilidades de ocorrência de chuvas fracas e isoladas.

Cariri/Curimataú: Temperatura mínima de 21º e máxima de 34º.
Céu com nebulosidade variável.    

Sertão: Temperatura mínima de 23º e máxima de 35º.
Céu oscilando entre parcialemente nublado e claro.

Alto Sertão: Temperatura mínima de 22º e máxima de 35º.

Céu oscilando entre parcialmente nublado e claro.
Fonte: A NOTICIA BOM SUCESSO PB com CLICK CONEXÃO INFORMA

Ministério Público alerta gestores sobre as obrigações no final dos mandatos

http://portalcorreio.uol.com.br/obj/11/110875,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0.jpg



A medida tem caráter preventivo para evitar que a responsabilidade seja passada, indevidamente, aos sucessores
O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) recomendaram nesta quinta-feira (29) aos atuais gestores municipais a apresentação, aos órgãos competentes, da prestação de contas de todos os convênios (contratos de repasse e instrumentos correlatos) celebrados com os Governos Federal e Estadual, cujo prazo para apresentação das contas se encerre até 31 de dezembro deste ano.
As recomendações têm apoio do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB). Segundo o Focco, o descuido com documentos dos arquivos municipais na transição dos mandatos, prejudica a continuidade dos atos da administração pública, inclusive da educação e da saúde.
Conforme a recomendação, os prefeitos não reeleitos devem apresentar à equipe de transição, ao Poder Legislativo e aos órgãos de controle, todas as informações de interesse público, em especial sobre as dívidas e receitas do município. Segundo o Ministério Público, deve haver por parte dos gestores informações claras sobre a situação das licitações, dos contratos e obras municipais, a respeito dos servidores do município - seu custo, quantidade e órgãos em que estão lotados - e dos prédios e bens públicos municipais.
Além disso, devem adotar todas as medidas administrativas necessárias para assegurar a continuidade dos atos da administração pública, em especial com a permanência dos serviços essenciais prestados à população, como saúde, educação e limpeza pública. 
Na recomendação, o MPF-PB orienta também que os prefeitos não assumam obrigação cuja despesa não possa ser paga com os recursos já destinados para este ano, a menos que seja deixada disponibilidade em caixa. Esses gestores também não têm autorização para aumento de despesa com pessoal, mas são obrigados a manter em dia o pagamento da folha de pessoal, incluindo o 13º salário dos servidores.
No documento o MPF e o MPPB ressaltam ainda que o descumprimento dos prefeitos por parte da recomendação acarretará a responsabilização dos infratores, com a promoção das ações penais e de improbidade administrativa, além de representação ao Tribunal de Contas do Estado.

PORTAL CORREIO

A NOTICIA BOM SUCESSO PB

29 de novembro de 2012

Comissionado não pode exercer advocacia pública

Independência funcional

Comissionado não pode exercer advocacia pública

O exercício da advocacia pública por pessoas que ocupam cargos em comissão exercendo atividade jurídica consultiva e contenciosa na defesa do interesse público é inconstitucional. Assim decidiu o Tribunal de Justiça do Espírito Santo. O julgamento envolveu o processo de incidente de inconstitucionalidade, no Mandado de Segurança contra a lei do Município de Baixo de Guandu.
Segundo o relator, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama,“ao exigir concurso público, a Constituição quis que seus membros tivessem a necessária independência funcional para fazerem o bom controle da legalidade dos atos da Administração”.
A decisão se coaduna com a proposta de súmula vinculante 18, de autoria da União dos Advogados Públicos Federais do Brasil (Unafe), que visa assegurar a exclusividade das atribuições dos advogados públicos federais a concursados. A súmula está em tramitação no Supremo Tribunal Federal. Com informações da Assessoria de Imprensa da Unafe.
Leia o incidente de inconstitucionalidade:
INCIDENTE DE INCONSTITUCIONALIDADE NO MANDADO DE SEGURANÇA. LEI 1.578/93 DO MUNICÍPIO DE BAIXO GUANDU. INSTITUIÇÃO DE CARGO EM COMISSÃO DE ASSESSOR JURÍDICO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA. MANIFESTA INCONSTITUCIONALIDADE. INCOMPATIBILIDADE DIRETA COM OS ARTIGOS 131 E 132 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. ADVOCACIA PÚBLICA. NECESSIDADE DE CONCURSO PÚBLICO.
1) Incide em manifesta inconstitucionalidade, por incompatibilidade vertical com os artigos 131 e 132 da Constituição Federal, a Seção III do Capítulo I da Lei nº 1.578/93 do Município de Baixo Guandu, que atribuiu a servidores comissionados a responsabilidade pelo desempenho da atividade jurídica consultiva e contenciosa exercida na defesa dos interesses da referida unidade federativa.
2) A Magna Carta de 1988, ao conferir o monopólio da defesa jurídica das pessoas políticas aos detentores de cargos, organizados em carreira, de Procurador ou de Advogado da União, na verdade, objetivou institucionalizar a Advocacia Pública, delineando o seu perfil e discriminando as atividades inerentes aos órgãos e agentes que a compõem.
3) E isso porque, ao exigir concurso público, a Constituição quis que seus membros tivessem a necessária independência funcional para realizarem o bom controle da legalidade dos atos da Administração, de forma a assegurar que esses – atos administrativos – não sejam praticados somente de acordo a vontade do administrador, mas também em conformidade com o sistema normativo.
4) De tal maneira, somente um servidor que tem asseguradas certas garantias funcionais, como ocorre com os concursados, pode afirmar, sem nenhum temor de ser exonerado, que um ato do Presidente da República, do Governador, do Prefeito, de Secretário não está condizente com a lei.
5) Por tais razões, a norma constitucional que institucionaliza a Advocacia Pública está revestida de eficácia vinculante para todas as unidades federadas, uma vez que, conforme salienta o Ministro Celso de Melo, no contexto normativo que emerge o art. 132 da Constituição, e numa análise preliminar do tema, parece não haver lugar para nomeações em comissão de servidores públicos que venham a ser designados, no âmbito do Poder Executivo, para o exercício de funções de assistência, de assessoramento ou de consultoria na área jurídica. A exclusividade dessa função de consultoria remanesce, agora, na esfera institucional da Advocacia Pública, exercida [...] por suas respectivas procuradorias-gerais e pelos membros que a compõem. (ADIN 881, DJ 25.04.1997).
6) Logo, a Advocacia Pública deve ser exercida exclusivamente por servidores efetivos, sendo incompatíveis com tal mister os cargos de natureza comissionada, por se enquadrar como de confiança da autoridade nomeante.
ACORDA o Egrégio Tribunal Pleno, em conformidade da ata e notas taquigráficas da sessão, que integram este julgado, à unanimidade, declarar a inconstitucionalidade da norma inserta na Seção III do Capítulo I da Lei nº 1.578/93 do Município de Baixo Guandu
(TJES. Incidente de Inconstitucionalidade em apelação cível 0801007-96.2008.8.08.0007 (007.08.801007-4). Órgão: TRIBUNAL PLENO. Data de Julgamento: 28/06/2012. Data da Publicação no Diário: 10/07/2012. Relator: JOSÉ PAULO CALMON NOGUEIRA DA GAMA. Origem: BAIXO GUANDU – 1ª VARA).
Incidente de inconstitucionalidade 0801007-96.2008.8.08.0007 (007.08.801007-4)
Lei 1.578/92 do Município de Baixo de Guandu 


http://www.conjur.com.br

FONTE: Revista Consultor Jurídico 

A NOTICIA BOM SUCESSO PB

No Cariri: pai discute com secretário de escola por causa do filho e é assassinado com tiro no abdômen

Um crime por motivo fútil chocou o município de Boa Vista, (entrada do cariri paraibano, localiza-se a 50 km de Campina Grande e a 170 km de João Pessoa), na tarde desta quarta-feira (28). O barbeiro Milton Vitorino, de 55 anos, foi assassinado pelo secretário da escola de seu filho, Jorge Miguel Santos Gomes, de 23 anos, após uma discussão que envolveu o adolescente menor na instituição.

Segundo informações da imprensa local, na tarde de ontem o filho do barbeiro havia recebido uma reclamação do secretário da escola Jorge Miguel e nessa ocasião a dupla protagonizou uma grande discussão verbal. O filho do barbeiro, ao chegar em casa, relatou o episódio ao pai, destacando que foi inclusive acusado de ladrão por parte do funcionário. Indignado com a atitude do secretário, o pai do aluno se dirigiu até a escola do filho para tentar esclarecer o episódio, mas logo iniciou um bate boca com o funcionário da instituição.

Testemunhas afirmaram que a dupla entrou em vias de fato e se agrediram fisicamente, mas a PM não confirma essa briga. Após a suposta troca de socos, o funcionário da escola teria saído do local e buscado um revolver para encerrar a discussão.

De acordo com o cabo Josenir, o secretário da escola esperou Milton em uma esquina próximo a casa da vítima e disparou um tiro no abdômen, matando-o em pouco tempo.

Milton ainda foi socorrido para o Hospital de Trauma de Campina Grande, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Jorge está foragido e a polícia está na busca por capturá-lo


O crime aconteceu por volta das 13h35.


PB Agora com informações do De Olho no Cariri 
 
A NOTICIA BOM SUCESSO PB

Morre em SP o jornalista Joelmir Beting


Ele estava internado desde o dia 22 e no domingo (25) sofreu um AVE.
Joelmir tinha 75 anos e mais de 55 anos de carreira.

Do G1, em São Paulo

Morreu no início da madrugada desta quinta-feira (29) o jornalista Joelmir Beting, aos 75 anos. Ele estava internado desde o dia 22 de outubro no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e, no domingo (25), sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico (AVE).
Nesta quarta-feira (28), o hospital Albert Einstein informou que o jornalista estava em coma irreversível.
O corpo de Joelmir Beting será velado a partir das 8h, no Cemitério do Morumbi, na Zona sul. O velório vai ser aberto ao público. A cremação ocorrerá no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, às 16h, numa cerimônia restrita à família.
Seu filho, o também jornalista Mauro Beting, divulgou na rede social Facebook o horário da morte do pai, e escreveu: “um minuto de barulho por Joelmir Beting: 21 de dezembro de 1936 - 0h55 de 29 de novembro de 2012”. Mauro estava no ar, na Rádio Bandeirantes, quando soube da morte do pai, e leu uma carta
Joelmir Beting e sua mulher durante jantar em Nova York; coma é irreversível (Foto: Alcyr N. da Silva/Folhapress) 
Joelmir Beting e sua mulher, em NY.
(Foto: Alcyr N. da Silva/Folhapress)
Joelmir atuava como comentarista de economia no grupo Bandeirantes. Ele tinha mais de 55 anos de carreira.
Joelmir Beting nasceu em Tambaú, interior de São Paulo, em 21 de dezembro de 1936. Em 1957, começou a estudar sociologia na Universidade de São Paulo (USP) para fazer carreira no jornalismo. Em 1957, iniciou carreira na editoria de esportes. Trabalhou nos jornais “O Esporte” e “Diário Popular” e também na rádio Panamericana, que posteriormente virou Jovem Pan.
Em 1962, sociólogo formado, trocou o jornalismo esportivo pelo econômico. Em 1968, virou editor de economia do jornal “Folha de S.Paulo”. Em 1970, lançou sua coluna diária, que foi publicada durante anos por uma centena de jornais brasileiros, com o timbre da Agência Estado.
Morre o jornalista Joelmir Beting (Foto: Reprodução Globo News) 
Morre o jornalista Joelmir Beting. (Foto: Reprodução Globo News)
Em 1991, o profissional iniciou nova fase no jornal “O Estado de S.Paulo”. A coluna foi mantida até 30 de janeiro de 2004. No mesmo ano que ela foi lançada, em 1970, Joelmir também começou a passar informações diárias sobre economia nas rádios Bandeirantes, CBN, Jovem Pan e Gazeta e nas redes de TV Bandeirantes, Gazeta, Record e Globo, até 2003.
Em março de 2004 voltou ao grupo Bandeirantes. Permaneceu até hoje como comentarista econômico nas rádios Band News FM e Bandeirantes, e também do Jornal da Band, na TV. Também era um dos âncoras do programa de entrevistas “Canal Livre”. Na Rede Globo, trabalhou por 18 anos.
Ele escreveu ainda dois livros: "Na prática a teoria é outra" e "Os juros subversivos".
Joelmir Beting deixa dois filhos: o publicitário Jean Franco e o jornalista esportivo Mauro.
Joelmir Beting (Foto: Fernando Sampaio/Estadão Conteúdo) 
 
Joelmir Beting. (Foto: Fernando Sampaio / Estadão Conteúdo)

G1


A NOTICIA BOM SUCESSO PB

Decisão do TSE pode complicar a vida da prefeita de Pombal

Por maioria, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu o registro de candidatura de Jussara Maria Stachoviak ao cargo de prefeita de Porto Rico, no Paraná, por inelegibilidade reflexa. Jussara é viúva do ex-prefeito municipal de Porto Rico, Walter Romão de Oliveira, falecido em novembro de 2009, no exercício de seu segundo mandato. O julgamento pode ser um indício ruim para a prefeita do município de Pombal, na Paraíba.

A prefeita reeleita Pollyanna Dutra também tem um processo no TSE parecido com o que foi decidido ontem. E caso os ministros mantenham o mesmo entendimento, a situação da petista paraibana pode ficar complicada.

No caso da decisão tomada ontem pelo TSE, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) deferiu o registro de candidatura de Jussara Maria Stachoviak por entender ser aplicável, no caso, o enunciado da Consulta 5440, do TSE, publicado em abril de 2012, que prevê "que é elegível, podendo concorrer à reeleição, o cônjuge de prefeito falecido, mormente quando este foi sucedido pelo vice-prefeito".

Em primeira instância, o registro foi indeferido. O juiz entendeu que a candidata não preencheria as exigências constitucionais para concorrer ao cargo de prefeita, por ser inelegível pelo artigo 14 da Constituição Federal, que estende a vedação à reeleição para o terceiro mandato aos cônjuges e parentes do chefe do Poder Executivo.


Ao votar nesta terça-feira (27), após ter pedido vista do recurso, a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha explicou que, no caso da Consulta 5440, votou acompanhando o relator, ministro Marco Aurélio, no sentido de que fosse possível, naquele caso, a resposta positiva. “Naquele caso, havia uma série de peculiaridades que me levaram a votar. A pessoa tinha já constituído outra família e rompido qualquer laço, e era o primeiro mandato. Portanto, havia possibilidade de reeleição mesmo que fosse o próprio titular”, sustentou.

No caso, no entanto, a ministra votou com a relatora, ministra Luciana Lóssio, que remeteu o caso à Súmula Vinculante 18 do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabelece que a dissolução da sociedade ou do vínculo conjugal, no curso do mandato, não afasta a inelegibilidade prevista no parágrafo 7º do artigo 14 da Constituição Federal.

A ministra Cármen Lúcia explicou que, durante a discussão desta súmula, ficou claro que nesses casos, deve ser aplicada norma do direito civil para o entendimento da dissolução do vínculo, com a finalidade de evitar fraudes. Porém, sustentou, “a morte não entraria nisso”. No caso, contudo, afirmou, “o próprio titular não poderia, de qualquer modo, tentar um terceiro mandato”.

Além da ministra Cármen Lúcia, votaram com a relatora as ministras Nancy Andrighi e Laurita Vaz e o ministro Arnaldo Versiani. Os ministros Marco Aurélio e Dias Toffoli foram votos divergentes. Na sessão de hoje, apenas a ministra Cármen Lúcia votou, uma vez que os demais ministros já haviam votado em sessão anterior, inclusive o ministro Arnaldo Versiani que já não integra mais o TSE.



Fonte: PolíticaPB com TSE 
 
A NOTICIA BOM SUCESSO PB

28 de novembro de 2012

Prefeito eleito de Bom Sucesso - PB participou de encontro no Tribunal de Contas da PB

A NOTICIA BOM SUCESSO PB com Ascom TCE-PB
 
O prefeito eleito de Bom Sucesso - PB, Drº IVALDO (PSC), participou ontem, terça-feira (27), na Sala de Sessões do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Plenário Ministro João Agripino do ‘Encontro com os Prefeitos’, organizado pelo corte de contas do estado. A abertura dos trabalhos aconteceu às 8h30 pelo presidente do TCE-PB Conselheiro Fernando Rodrigues Catão. O encerramento foi às 17h45.
O seminário tem caráter educativo, voltado exclusivamente para orientações sobre temas que interessam aos novos gestores municipais, que estarão assumindo seus cargos em 1º de janeiro de 2013. O objetivo é de levar aos novos prefeitos as principais orientações sobre temas que estarão futuramente em pauta, durante julgamentos de suas prestações de contas.
O ‘Encontro com os Prefeitos – Transição’ terá exposições sobre temas como ‘Regimes Próprios de Previdência Social’, ‘A Prestação de Contas dos Repasses Federais’, ‘Sistemas de Convênios’ e ‘A Lei de Acesso à Informação’.
O TCE também apresentará uma ‘Cartilha de Orientações aos Prefeitos Eleitos’ e Resoluções sobre a Transição’.  É um dos temas mais esperados pelos participantes do encontro.
Durante o evento os prefeitos eleitos farão o preenchimento de um pré-cadastro para que possam a partir de janeiro ter acesso ao Portal do Gestor Público do Tribunal de Contas.

A NOTICIA BOM SUCESSO PB

Sem transição, prefeitos temem assumir dívidas e salários atrasados pelos atuais gestores

http://portalcorreio.uol.com.br/obj/83/110773,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0.jpg

O presidente do TCE-PB, conselheiro Fernando Catão, argumementou que o órgão não obriga nenhum gestor a deixa dinheiro em caixa, mas dispõe de uma série de resoluções que impõe a desaprovação das contas
Apesar da recomendação expressa do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), os atuais prefeitos não estão facilitando o processo de transição para os prefeitos eleitos. Boa parte deles deve encontrar as prefeituras com salários atrasados e, em alguns casos, sem o pagamento do 13º aos servidores.
Ao apresentar a Cartilha e Resoluções sobre a Transição, a chefe do Departamento de Auditoria e de Atos Pessoais do TCE-PB, Luiza de Miranda, recomendou aos gestores que ao assumirem os cargos comuniquem, por ofício, todas as dificuldades criadas por seus antecesores.
Ela disse que a comunicação tem que ser por ofício e tem que detalhar se o novo gestor está encontrando a prefeitura com os salários dias, os meses que o atual prefeito entregou sem pagar e a situação do caixa. "Os senhore têm que informar se há ou não dinheiro em caixa para honrar esses compromissos", avisou.
O presidente do TCE-PB, conselheiro Fernando Catão, argumementou que o órgão não obriga nenhum gestor a deixa dinheiro em caixa, mas dispõe de uma série de resoluções que impõe a desaprovação das contas quando da análise pela Corte.
A situação é complicada quando o gestor assumirá a Prefeitura de um oposicionista. É o caso de Jacaraú (no Litoral Norte do Estado). O prefeito eleito João Ribeiro Filho não acredita que a prefeita atual, Maria Cristina, lhe entregue a administração com os salários dias. A transição é apenas pro-forma, segundo ele. "Estamos com grandes dificuldades de informações. Pedi a transição há mais de dez dias e não recebemos nenhuma resposta, disse.
A prefeita de Desterro, Rosangela Leite, também diz que encontra resistência em obter informações do atual gestor, Dilson de Almeida. "Já fiz solicitação através de diversos ofícios. Vou procurar o secretário de Administração do município e renovar o pedido. Para complicar, a situação é caótica na zona rural do município, que está sendo abastecida por carros pipas do Exército, mas recebemos uma informação de que os convênios haviam sido suspensos", preocupa-se.
O processo de transição também foi dificultado no município de Coremas. O prefeito eleito Antônio Lopes afirmou que o atual gestor, Edilson Pereira, não respondeu aos seus pedidos. "Mandei comunicado até por AR, que foi devolvida pelos Correios", disse.
Ele disse que já foi informado que os professores dos municípios devem requerer da Justiça o blooqueio das contas, para assegurar o pagamento de dezembro. Também não há qualquer previsão de pagamento do décimo terceiro salário.
Em Catolé do Rocha, a preocupação do prefeito eleito, Leomar Maia, é com as dívidas de obrigações sociais. O atual prefeito, Edvaldo Couto, foi seu sucessor. Recebeu uma folha de pessoal de R$ 600 mil e com o pagamento do INSS em dia. Hoje, afirma Leomar, a folha de pessoal é de R$ 1,5 milhão e o prefeito atual acumula uma dívida de R$ 400 mil em obrigações sociais. Ainda segundo o prefeito, a dívida do INSS chega a R$ 20 milhões e ele deve assumir o município com pelo menos dois meses de atraso.
Mesmo no caso de gestores que não tiveram problemas com os atuais prefeitos, a situação financeira dos municípios preocupa. A deputada estadual Francisca Motta receberá a gestão das mãos de Nabo Wanderley, que lhe apoiou na eleição como prefeita de Patos. "Todo gestor tem que assumir pensando em reduzir os gastos. Fevereiro é apontado como o pior ano de 2013. Por isso, teremos que logo no início fazer ajustes nos quadros, inclusive de temporários", confirma.
Os prefeitos participam, nesta terça-feira, durante todo o dia, no TCE-PB, de um encontro sobre transição. As exposições versam sobre temas que interessam diretamente às futuras prestações de contas, como os convênios federais, as dívida com precatórios e os encargos sociais. 

Portal Correio

A NOTICIA BOM SUCESSO PB

Agricultor acusado de matar sócio com golpe de roçadeira no pescoço é preso em Sousa

A prisão do foragido da justiça ocorreu na manhã desta terça-feira (27) após investigações do Grupo Tático Especial (GTE) da Polícia Civil de Sousa e Catolé do Rocha.

O agricultor José Ferreira Neto, 51 anos, mais conhecido ‘’Juca’’ foi preso em uma residência nas Várzeas de Sousa.

O GTE conduziu o até a Delegacia de Polícia Civil onde em seguida foi encaminhado até a o Presídio de Catolé do Rocha e ficou a disposição da Justiça.

‘’Juca’’ é acusado de homicídio no Sítio Canudos, Zona Rural de Bom Sucesso. O crime ocorreu em novembro de 2009.

Relembre

O agricultor José Ferreira Neto, conhecido também como “Juca”, de posse de uma roçadeira desferiu um violento golpe no pescoço do jovem Jurandir Roberto da Silva, 23 anos, que teve morte instantânea.
O acusado tinha um relacionamento amoroso com a esposa da vítima, e após uma discussão entre eles, Juca praticou o homicídio e fugiu.

Catolé News

A NOTICIA BOM SUCESSO PB

27 de novembro de 2012

Bandidos fortemente armados assaltaram agência dos correios de Belém do Brejo do Cruz/PB



Segundo informações prestadas pelo Serviço de Comunicação do 12º BPM de Catolé do Rocha, a agência dos Correios da cidade de Belém do Brejo do Cruz (PB) foi assaltada na manhã desta terça (27). 

As informações dão conta de que, por volta das 08h00, homens fortemente armados teriam rendido um funcionário da agência, praticado o assalto, e em seguida fugindo do local levando o funcionário e o seu veículo, sendo um gol de cor vermelha, tomando rumo pela PB-293 que liga Belém de Brejo do Cruz ao município de Patu (RN). 

Policiais do 12º BPM de Catolé do Rocha entraram em diligência, numa operação conjunta com o Destacamento de Belém e a PM do Rio Grande do Norte, na tentativa da captura dos assaltantes. As últimas informações dão conta de que o Funcionário e o seu veículo foram abandonados na PB-323.

Catolé News

Triste: Seca atinge mais de 90% dos municípios da Paraíba



Com 197 municípios do estado de emergência por conta da estiagem, a Paraíba já alcança a marca de 88,34% dos seus 223 municípios vivenciando o fenômeno natural típico do Nordeste, Até agora.
Apenas 1 reservatório entre os 120 monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba-AESA, está sangrando, caso do açude Olho D´Água na cidade de Mari.
Outros 29 açudes estão com capacidade inferior a 20% de seu volume máximo, o que corresponde a 24,16%. Destes, 11 reservatórios tem menos de 5% de sua capacidade total, volume considerado em situação crítica, enquanto outros 18 tem menos de 20%, de seu volume máximo.

O maior açude do estado o Coremas/Mãe D´Água em Coremas, possui atualmente o volume de 626.110.000(seissentos e vinte e seis milhões, cento e dez mil metros cúbicos de água), ou apenas 46,08% de sua capacidade máxima que é de 1.358.700.000(1 bilhão 358 milhões e 700 mil metros cúbicos de água).

Dos açudes que abastecem a cidade de Patos, a Barragem da Farinha está em situação mais crítica, com apenas 2.431.432 metros cúbicos de água, ou apenas 9,2% de sua capacidade total que é de 25.738.500 metros cúbicos. Com pouca água, o reservatório está praticamente desativado para o consumo humano.

O açude do Jatobá está praticamente seco, possuindo segundo o mapa da AESA, 3.743.425 metros cúbicos de água, ou 21,4% de sua capacidade total de 17.516.000 metros cúbicos do líquido precioso.

Com 12.220.858 metros cúbicos de água está o açude de Capoeira, que tem apenas 22,8% de sua capacidade total que é de 53.450.000 metros cúbicos.

Vários municípios do sertão e demais regiões do estado continuam recebendo carros pipa por parte das prefeituras e do exército, em busca de prestar socorro as populações residentes na Zona Rural, na tentativa de garantir o acesso da água para as comunidades que não possuem mais o líquido em seus reservatórios.

A seca desse ano já atinge áreas próximas ao Litoral, Brejo, Cariri e Borborema, regiões que em anos de seca já registrados como em 1993, 1997, 2003 e 2008 não sofreram com os efeitos da estiagem.

Outros 92 açudes segundo o mapa da AESA, estão com capacidade superior a 20% de seu volume máximo, sendo que destes, apenas 11 deles possuem mais de 80% de sua capacidade total preenchida.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia-INMET, é que possamos ter nos próximos dias uma mudança de temperatura nas águas do Oceano Pacífico, revertendo o fenômeno El Ñino em uma La Ñina, o que deve possibilitar melhores precipitações pluviométricas no ano de 2013.

FONTE:Mais Patos

UFCG divulga concorrência do vestibular 2013; medicina lidera disputa por vaga

http://portalcorreio.uol.com.br/obj/11/110749,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0.jpg

Das 3.115 vagas disponibilizadas, 2.695 são livres e 420 reservadas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas

 A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) divulgou na tarde desta segunda (26), a concorrência do Vestibular 2013.1. Das 3.115 vagas disponibilizadas, 2.695 são livres e 420 reservadas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Destas, 228 são reservadas aos estudantes com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, das quais 131 para cota racial e 97 para cota não racial.

Para as vagas livres, os cursos mais procurados são os de Medicina em Campina Grande, com 270,9 candidatos por vaga, e Medicina em Cajazeiras, com 141, seguidos de Enfermagem, em Campina Grande, com 79 inscritos por vaga.


Para os candidatos inscritos no sistema de cotas, o curso de Medicina em Campina Grande também aparece em primeiro lugar na concorrência para os inscritos na categoria com renda menor que 1,5 salário (189,5 por vaga, na cota racial, e 301, na cota não racial) e maior que 1,5 salário (61,5 por vaga, na cota racial, e 99, na cota não racial).

Ao todo, foram homologadas 57.943 inscrições, das quais 7.768 foram destinadas às cotas, sendo 6.584 com renda menor que 1,5 salário (3.228 na cota racial) e 1.184 com renda maior que 1,5 salário (550 na cota racial).

A partir desta edição, haverá uma seleção para cada período letivo, ou seja, serão dois vestibulares distintos: o Vestibular 2013.1, com 3.115 vagas, para os 67 cursos com entrada no primeiro período, e o Vestibular 2013.2, com 1.600 vagas, para os 35 cursos com entrada no segundo período (há cursos com entrada nos dois períodos, uns com entrada apenas no primeiro período e outros apenas no segundo período). As inscrições para o Vestibular 2013.2 ocorrerão no próximo ano.

 Os dois vestibulares totalizam 4.715 vagas em 75 cursos de graduação, distribuídos nos sete campi da instituição: Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé.

Veja a lista com os 10 cursos mais concorridos, para vagas livres:



1 - Medicina (C. Grande) - 270,9

2 - Medicina (Cajazeiras) - 141

3 - Enfermagem (C. Grande) - 79

4 - Psicologia (C. Grande) - 58,33

5 - Engenharia Civil (C. Grande) - 58,48

6 - Administração (C. Grande) - 35,54

7 - Nutrição (Cuité) - 29,90

8 - Direito (Sousa -  diurno) - 26,79

9 - Enfermagem (Cajazeiras - diurno) - 22,77

10- Direito (Sousa - noturno) - 20,50

PORTAL CORREIO

A NOTICIA BOM SUCESSO PB

Motoqueiro morre esmagado por caminhão na BR-230, no Sertão da Paraíba

http://portalcorreio.uol.com.br/obj/11/110720,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0.jpg


O Samu ainda foi acionado, mas quando chegou ao local, a vítima já estava morta

Um grave acidente matou um motoqueiro na tarde deste domingo (25) na BR-230, na saída da cidade de Sousa para Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. A vítima foi identificada como José Alcino da Silva, 32 anos.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, José Alcino pilotava uma moto 125 cc, cinza, quando perdeu o controle e bateu ao lado de um caminhão vermelho, de placas NOB 1147. O motorista do caminhão, Rian Paiva Nunes, informou que o motoqueiro estava pilotando com risco.

"O motoqueiro fazia zig-zag na pista. Percebi que ele ia bater de frente comigo e puxei o caminhão para o lado esquerdo, mas o motoqueiro bateu do lado direito. Parei para prestar socorro, mas logo percebi que ele já estava morto", informou Rian.
O Samu foi acionado, mas quando chegou ao local, a vítima já estava morta. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também estiveram no local. A Polícia Rodoviária Federal orientou os motoristas e controlou o tráfego no local.

PORTAL CORREIO

A NOTICIA BOM SUCESSO PB

Grave acidente com ônibus escolar deixa estudantes feridos no SertãoGrave acidente com ônibus escolar deixa estudantes feridos no Sertão

http://portalcorreio.uol.com.br/obj/11/110736,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0.jpg

  A colisão ocorreu quando o transporte escolar tentava realizar um contorno na pista, no entanto, o motorista não percebeu a aproximação do outro veículo em alta velocidade

Uma grave colisão foi registrada no início da tarde desta segunda-feira (26), envolvendo um transporte escolar e um veículo particular na cidade de Nazarezinho, Sertão do Estado. Cerca de 35 alunos estavam no veículo coletivo durante o acidente.
O fato ocorreu por volta das 12h, quando o ônibus conduzido por um motorista identificado apenas como Ronaldo, transportava alunos das comunidades do Jenipapeiro, Nova Olinda e Queimadas para Nazareinho.
De acordo com testemunhas, a colisão ocorreu quando o transporte escolar tentava realizar um contorno na pista, no entanto, o motorista não percebeu a aproximação do outro veículo em alta velocidade, um Gol de cor branca e placa MVC-9482.
Os feridos no acidente foram socorridos por ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), para o Hospital Regional de Sousa.
Dentre os feridos, ficaram Francinaldo Isidório da Silva, de 42 anos, casado, residente de Nazarezinhjo e taxista que conduzia o Veículo Gol. Ele ficou com escoriações na cabeça, tórax, pernas e braço.
Thiago Brito de Lima, de 16 anos, vinha como passageiro no táxi, residente da cidade de Sousa.  Ele teve leves escoriações pelo corpo.
Francisca Anastácio, residente de Nazarezinho,sofre uma forte pancada na cabeça e escoriações pelo rosto.
Geraldo Felipe dos Santos, residente de Nazarezinho, teve escoriações no corpo e na cabeça.
V. K. V., de 16 anos, estudante que estava no ônibus, sofreu um corte no supercílio direito.

 PORTAL CORREIO


A NOTICIA BOM SUCESSO PB

Concurso DNIT: 1.200 vagas, salários entre R$2.500 e 7.800, inscrições até esta sexta (30)

Últimos dias de inscrições no concurso do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os interessados podem inscrever-se até a próxima sexta-feira, 30, para concorrer a uma das 1.200 vagas em cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior, com remuneração de R$2.811,30 a R$8.119,81, contando gratificação de desempenho (de acordo com o cargo) e o auxílio-alimentação, de R$304.


São 767 vagas de técnico de suporte em infraestrutura de transportes. Desse total, 604 são para candidatos que tenham apenas o nível médio, 89 para formados em Topografia e 72 para candidatos com curso de técnico de Laboratório. Os rendimentos são de R$3.849. Já para técnico administrativo, são oferecidas 114 vagas. O cargo requer o ensino médio e proporciona remuneração de R$2.811,30.


Para o nível superior, o Dnit oferece 289 vagas, sendo 110 vagas para analista administrativo, das quais 35 para graduados em Ciências Contábeis, dez na área de Informática e 65 em qualquer curso. Os ganhos são de R$5.712,21. As 179 oportunidades restantes são de analista em infraestrutura de transportes, 32 para graduados em qualquer área e 147 em Engenharia Civil. Os rendimentos são de R$8.119,81. A estabilidade empregatícia está garantida pelo regime de contratação estatutário. A carga de trabalho será de 40 horas semanais.

Inscrições -
O requerimento encontra-se disponível no site da Escola de Administração Fazendária (Esaf), organizadora, até as 23h59 do último dia do prazo. Quem não tem acesso à internet pode fazer a inscrição no posto com computadores, das 9h às 17h. As taxas são de R$100 (analista de infraestrutura), R$80 (analista de administrativo), R$60 (técnico de suporte) ou R$50 (técnico administrativo).


A primeira etapa do processo seletivo consistirá numa prova objetiva marcada para 20 de janeiro. Posteriormente, haverá uma avaliação discursiva. O prazo de validade é de um ano, prorrogado por igual período.

Folha Dirigida 
 
A NOTICIA BOM SUCESSO PB

Câncer já matou 2.254 pessoas na Paraíba somente este ano, revela SES


O câncer já matou 2.254 pessoas na Paraíba somente este ano, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, (SES). Os cânceres de brônquios e pulmões estão entre os mais perigosos, com 225 mortes, seguidos do de próstata com 175 óbitos; estômago com 167 e de mama, com 139 óbitos. No ano passado, foram registrados 3.185 óbitos. O câncer de próstata ocupou o primeiro lugar com 285 mortes, em segundo lugar ficou o de brônquios e pulmões com 278 óbitos, estômago com 276 e mama 193 mortes.
Nos últimos anos, a mortalidade relacionada ao câncer representou 13,7% de todos os óbitos registrados no país, ficando atrás apenas das doenças do aparelho circulatório. Na Paraíba o perfil de mortalidade por câncer também assume a tendência nacional e aparece como a segunda causa de morte no Estado, ficando atrás apenas das doenças do aparelho circulatório. O aumento no índice de casos fatais chega 37% em 2010, tendo como base o ano 2001 – ou seja, em 2001 foram 1.162 óbitos; em 2010, 3.135. Em dez anos (2001 a 2010), o total de paraibanos que faleceram vitimados pelo câncer é de 22.776, sendo 11.672 homens e 11.104 mulheres.
Amanhã é Dia Nacional do Câncer e o Governo do Estado anuncia algumas ações como a compra do acelerador linear para o Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, equipamento que pode atender 100 pacientes por mês. O investimento foi de R$ 2,1 milhões em recursos próprios do tesouro estadual.
Para o Sertão, está em andamento a licitação para a construção do Centro de Oncologia do Hospital Regional de Patos. Será o primeiro centro de oncologia do semiárido nordestino. A unidade terá 10 poltronas para atendimento na área de quimioterapia,  uma sala de atendimento emergencial com dois leitos e dois consultórios de oncologia.
O Governo do Estado também coloca à disposição da população o Centro de Diagnóstico do Câncer (CDC), em João Pessoa. O serviço viabiliza 15 tipos de exames de diagnóstico do câncer. Os pacientes têm que ser encaminhados pelas unidades básicas de saúde e pela Central de Regulação.
Medicamentos
O Governo do Estado também distribui vários medicamentos (Sunutinib (Sutent) Tarceva, Mablitera (Rituximabe), Herceptin, Thyrogen, Novaldex D (Tamoxifeno), Temodal e Velcade (Bortezomide) para o tratamento do câncer, beneficiando cerca de 600 pacientes cadastrados. Os remédios são distribuídos pelo Almoxarifado Central da Secretaria da Saúde. Esses remédios são de alto custo e o tratamento final para cada paciente pode chegar a cerca de R$ 100 mil. 

FONTE: SECRETARIA DE ESTADO DA SAUDE
 
A NOTICIA BOM SUCESSO PB

26 de novembro de 2012

PRESIDENTE DO SINDSERBS ISRAEL ALVES É ELEITO NA CHAPA DO PRESIDENTE DA CSPB, COORDENADOR ADJ. REGIÃO NORDESTE


O Presidente do SINDSERBS Israel Alves de Oliveira, juntamente com o Secretário de Assuntos Municipais Diretor Rondinele Alves de Oliveira, Participaram do 23º Congresso da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) realizado entre os dias 19 a 22 deste mês, em Luziânia-GO, e reuniu mais de mil pessoas, dentre representantes das entidades que compõem a Confederação. O evento, norteado pela temática central “Pela construção do Estado Social de Direito”, contou com uma ampla programação de palestras, grupos de debate, plenárias e a eleição da nova diretoria da CSPB para quinquênio 2013/2017.

O Presidente do SINDSERBS Israel Alves de Oliveira, foi eleito na Chapa nº 01 encabeçada pelo Presidente Reeleito João Domingos Gomes dos Santos; para o Cargo de Coordenador Adj. Região Nordeste. Pelo que o SINDSERBS consolida através do referido cargo a sua força dentro do movimento sindical Brasileiro.
Israel Alves de Oliveira, a partir de janeiro de 2013 a 2017, assumirá o Cargo de Coordenador Adj. da Região Nordeste.

Fonte: SINDSERBS

Matou esposa com facão porque ela era ciúmenta

Um homem que estava em liberdade condicional há dois meses, sob a acusação de homicídio, é suspeito de ter matado a sua companheira , na cidade de Medeiros Neto, com um golpe de facão , instrumento utilizado no corte de cana. O crime aconteceu, coincidentemente, no mesmo local onde, em maio deste ano, Joel Mota Júnior, 30 anos, teria assassinado, também com golpes de facoa, Manoel da Silva Pereira, 31 anos.

Junão, como é mais conhecido, de acordo com as investigações desferiu um golpe que quase decepou o pescoço da vítima, Marinei Cruz Silva, 46. A violência dos golpes arrancou dentes, mandíbula e língua da mulher, que morreu na hora. A arma do crime, informou a polícia, foi encontrada com ele. o explicar à reportagem o motivo de ter matado a companheira, Joel Mota disse que “ninguém mata à toa e que sempre existe um motivo para matar”, e tentou justificar.
  “Eu gostava muito dela, mas ela pegava muito em meu pé e não queria, por ciúmes, deixar eu ir pra roça trabalhar. Ela era uma pessoa boa, mas quando bebia perdia a cabeça e, ontem [dia do crime], ela me agrediu com tapas”, declarou

REPÓRTER TATU
 
CZ AGORA
 
A NOTICIA BOM SUCESSO PB

Professor de Brejo do Cruz sofre acidente na PB-323, quando retornava de Catolé do Rocha, e vem a óbito



O professor Gélison Kelis Fernandes Vieira, 30 Anos, Solteiro, mais conhecido por Professor Décio, residente em Brejo do Cruz (PB), servidor municipal, faleceu neste sábado (24), vítima de acidente automobilístico, ocorrido na PB-323, no trecho entre Catolé do Rocha e Brejo do Cruz.

O Professor Décio, que acabara de lecionar num curso de faculdade a distancia, que funciona no Campus IV da UEPB, no Sítio Cajueiro, em Catolé do Rocha, retornava para casa, quando o pneu dianteiro da sua motocicleta estourou e ele caiu sobre o asfalto ficando gravemente ferido.

O professor foi Socorrido pela equipe do SAMU de Brejo do Cruz e transferido para o Hospital de Trauma de Campina Grande, mas veio a óbito nas proximidades do município de Santa Luzia.

O corpo de Décio foi embalsamado e o sepultamento ocorrerá na manhã desta segunda-feira (26), em Brejo do Cruz.

O Professor Décio era uma pessoa bastante conhecido na região, tendo sido candidatado a vereador nas últimas eleições no município de Brejo do Cruz, ficando na Suplência. 

A direção do Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba decretou luto oficial de três dias, em respeito ao trágico falecimento do companheiro Gélison Kelis Fernandes Vieira, e emitiu nota com votos de pesar a família enlutada.

Gélison Kelis Fernandes Vieira, 30 Anos, Solteiro, mais conhecido por Professor Décio 

Catolé News

25 de novembro de 2012

Prefeituras ficarão sem repasse federal caso descumpram novas regras do TCE

Segundo Fernando Catão, esses e outros assuntos serão abordados durante o seminário ‘Encontro com os Prefeitos – Transição’

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) vai exigir dos gestores paraibanos, nas prestações de contas do próximo ano, a apresentação e execução de planos diretores de saneamento básico e a opção de escolha para o pagamento de precatórios. De acordo com o conselheiro Fernando Rodrigues Catão, presidente do TCE-PB, o descumprimento dos dois requisitos levará o município a ficar impedido de receber repasse de recursos federais.
Segundo Fernando Catão, esses e outros assuntos serão abordados durante o seminário ‘Encontro com os Prefeitos – Transição’, promovido pelo TCE na próxima terça-feira, das 8h30 às 17h45, no auditório do órgão em João Pessoa, com exposições sobre temas como: regimes próprios de previdência social; a prestação de contas dos repasses federais; sistemas de convênios e a Lei de Acesso à Informação. 
O objetivo do evento, destinado aos prefeitos da Paraíba, é apresentar orientações básicas sobre o processo de transição administrativa e outros temas de interesse dos novos gestores, que vão assumir o comando das administrações municipais a partir de 1º de janeiro de 2013.
De acordo com Fernando Catão, a iniciativa do TCE-PB na promoção deste evento tem caráter pedagógico, e o propósito é levar aos novos gestores as principais orientações sobre temas que serão observados e cobrados durante o julgamento das prestações de contas de cada gestor municipal junto ao órgão.
Uma das questões que passará a ser cobrada na prestação de contas anuais dos gestores a partir de agora, como revelou Catão, que já são exigências legais, diz respeito à obrigatoriedade de informações sobre o plano diretor de saneamento básico/resíduos sólidos e a forma de opção para a quitação de precatórios, conforme estabelece a Emenda Constitucional nº62/2009.
No caso da apresentação de informações sobre os planos diretores de saneamento básico e resíduos sólidos pelos municípios, além de ser uma exigência da própria legislação, é uma forma de preservar o meio ambiente e dos recursos naturais. O presidente do TCE ressaltou que a triste realidade da Paraíba é a escassez de recursos hídricos, devido à seca que se alastra em várias regiões. 
“Estamos num período de seca, no qual, infelizmente, nos deparamos com as cidades cercadas de lixo e na maioria das vezes os copos d’água que deveriam ser preservados estão sendo contaminados por esgotos”, comentou.
Como revelou Catão, o TCE vai exigir nas próximas prestações de contas a apresentação desses planos, que se não existirem ou não forem cumpridos, vão implicar em sanções para os municípios junto aos programas federais. “O papel do TCE será o de verificar em cada relatório a existência do plano e a sua devida execução. Se não existir, vamos recomendar ao gestor que providencie a sua elaboração e imediata execução”, explicou.

PORTAL CORREIO

A NOTICIA BOM SUCESSO PB


Radialista faz campanha para arrecadar alimentos para servidores municipais

O radialista e vereador eleito, Ivanildo Dunga, sentindo-se solidário com a situação dos funcionários municipais de Cajazeiras, que passam por momentos difíceis, devido ao atraso de seus salários, tomou uma iniciativa nobre. No início da tarde de hoje, sexta(23), em seu programa na Rádio Alto Piranhas, Ivanildo Dunga iniciou uma campanha solidária no intuito de arrecadar alimentos para serem distribuídos com os servidores mais necessitados e convocou a população de Cajazeiras para colaborar com a campanha ajudando com doações de alimentos para que que possa aliviar o sofrimento destas pessoas.

Em apenas alguns minutos, o programa recebeu dezenas de ligações de pessoas comovidas querendo colaborar, outras foram entregar suas doações pessoalmente na emissora.

Segundo Ivanildo, alguns servidores lhe procuraram hoje pela manhã e pediram que o mesmo fizesse uma campanha no rádio para ajuda-los, mas, como são dezenas de servidores que estão com esta mesma situação, o radialista resolveu fazer uma campanha que possa atingir o maior número possível de pessoas, contando, é claro, com a solidariedade do povo cajazeirense.

As doações poderão ser entregues na Rádio Alto Piranhas, na rua Justino Bezerra, centro de Cajazeiras, até a próxima quarta-feira, 28.


REDAÇÃO CZ AGORA 
 
A NOTICIA BOM SUCESSO PB

Ônibus de Turismo do RN é assalto no trecho da PB-323 entre Catolé do Rocha e Brejo dos Santos (PB)

Por volta das 03h00 da madrugada deste domingo (25), uma guarnição foi solicitada através do COPOM do 12º BPM para averiguar uma suspeita de assalto na PB-323, no trecho entre Catolé do Rocha e Brejo dos Santos (PB).

Chegando ao local, foi constatada a veracidade do fato, pois segundo o motorista condutor de um ônibus de turismo da Empresa São Miguel, que trafegava na PB-323, relatou que, três elementos encapuzados e fortemente armados, em duas motos, efetuaram vários disparos no ônibus, cor azul, Placas BWO 7966 – São Miguel / RN, obrigando o mesmo a parar, e em seguida adentraram no veículo e tomaram dos passageiros certa quantia em dinheiro, sendo que o valor não foi divulgado.

Após a ação dos meliantes, eles conseguiram se evadir do local tomando rumo ignorado.

A PM entrou em diligência no intuito de localizar os elementos, mas até o momento não obtiveram êxito.

Por Jan Oliveira - Catolé News

Jovem é assassinado no Jatobá na madrugada deste domingo (25)


O jovem José Carlos Monteiro da Silva Júnior, 21 anos, conhecido vulgarmente por "junho ureão" foi encontrado morto com um tiro (arma de calibre ainda não identificado) na madruga deste domingo (25), próximo a um Boeiro, na construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro do Jatobá.

A polícia não soube informar o horário do crime, visto que não houve até o momento nenhuma testemunha, porém acredita que o assassinato tenha ocorrido nas primeiras horas da manhã haja vista o cadáver não apresentar rigidez cadavérica. 

Conforme informações da companheira da vítima identificada como sendo Camila de Oliveira Martins, 18 anos, o último momento em que esteve com ele, foi por volta de meia noite em casa. Após beijar o filho Zé Carlos saiu e não mais retornou. Ela não soube informar se junho ureão tinha inimigos ou envolvimento com droga. "Ele não me falava nada sobre a vida dele", desabafou.

Muita gente se aproximou para acompanhar o trabalho da perícia, mas ninguém deu qualquer informação para ajudar na elucidação de mais esse crime em Patos. 

José Carlos Monteiro da Silva Júnior morava com a companheira e mais dois filhos menores na Rua Antônio Gonçalves naquele mesmo bairro.

morte
morte
Do Portal Patos

17 de novembro de 2012

Açude de pequeno porte que nunca tinha secado, na estiagem deste ano já secou



O açude de pequeno porte, que nunca tinha secado, este ano secou, o referido açude é localizado no sitio Bamcola no município de Bom Sucesso – PB; as informações foram repassadas a nossa reportagem pelo Proprietário José Oliveira Diniz, mais conhecido por Deca de Justino, que nos convidou para tirarmos fotos do local, onde o mesmo diz que estar muito triste, pois os peixes do açude já morreram; e porque quem sofre mais com tudo isto são os animais e o gado. Deca disse ainda, que ele considera esta seca; uma das maiores dos últimos 45 anos. Quem esteve observando o cenário lamentou, entre eles Zé Feim e Obaldias, eles afirmaram que é triste ver tal situação.

No município de Bom Sucesso quase todos os açudes e mananciais se encontram em estado de calamidade; e o pior é que o açude do Carneiro que abastece Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Lagoa entre outras cidades, estar com a sua capacidade abaixo de 12%, segundo o Chefe da CAGEPA local Geraldo de Santino, a situação é crítica; e não se sabe se o reservatório de água vai poder abastecer até Fevereiro de 2013, mês em que a meteorologia  prevê chuvas para nossa região.






 

A NOTICIA BOM SUCESSO PB

Trinta candidatos eleitos na Paraíba esperam decisão judicial


Tribunal Superior Eleitoral - TSEA menos de um mês da diplomação a situação de pelo menos 30 candidatos eleitos na Paraíba no último dia 7 de outubro continua indefinida. Apesar de terem vencido à disputa eleitoral, eles estão com registro de candidatura pendentes de julgamento junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Ao todo, faltam ser julgados os registros de 18 candidatos a prefeito, seis vice-prefeitos e sete vereadores que disputaram o pleito em seus respectivos municípios, a maioria deles foi eleito, mas correm o risco de não serem diplomados e nem serem empossados.

Aos poucos, a situação de cada um deles é definida, como ocorreu com o prefeito eleito de Coremas, Antonio Carlos Cavalcanti Lopes (PSDB) e agora com o prefeito eleito de Lagoa, Magno Demys Borges (PTB). 

É que ministro Dias Toffoli, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), manteve o deferimento da candidatura de Magno Demys Borges, da coligação 'Povo no Poder'. Em decisão monocrática publicada ontem, ele negou seguimento a um recurso do Ministério Público Eleitoral e da coligação 'Lagoa para Todos', que teve como candidato a prefeito José Manoel de Sousa, mais conhecido com Zé de Marrafa (PSB), pedindo a inelegibilidade do candidato, sob o argumento de que ele não teria filiação partidária.

O registro de candidatura de Demys Borges à Prefeitura de Lagoa foi liberada pela Justiça Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), tanto na 1ª instância, pela juíza Isa Mônia Vanessa de Freitas Paiva, da 31ª Zona de Pombal, quanto pelo Tribunal Regional Eleitoral. Ele foi eleito com 59,81% dos votos válidos.

O fundamento utilizado pelo MPE e pela coligação autora, no recurso contra o acórdão contendo a decisão do TRE-PB, era especificamente o de ausência da inelegibilidade prevista no artigo 1º, alínea l e g da Lei Complementar nº 64/90 - a chamada lei da inelegibilidade -, que requer como um dos critérios para elegibilidade a comprovação de filiação partidária, de pelo menos um ano antes do pleito.

A decisão do ministro Dias Toffoli, que atuou com relator do processo, foi fundamentada com base na decisão do próprio TRE-PB, que assegurou que o candidato comprovou, pela documentação apresentada, que estava filiado aos quadros do PTB desde 5 de outubro de 2011.

"A filiação partidária foi comprovada por dados extraídos da própria Justiça Eleitoral, pelo que rever a conclusão da Corte Regional demandaria o reexame de fatos e provas, vedado pelas Súmulas nos 7/STJ e 279/STF", argumentou ministro, mantendo a decisão que deferiu o registro da candidatura de Demys ao cargo de prefeito de Lastro. Assim, não haverá nenhum tipo de impedimento para que ele seja diplomado em dezembro e empossado para gerir os destinos do município a partir de 1º de janeiro de 2013.

Registro de candidaturas ainda está pendente
Na lista dos candidatos, com registros de candidaturas ainda pendentes de julgamento de recurso pelo TSE estão: Antônio Carlos Rodrigues de Melo Júnior (prefeito de Itabaiana); Antoniel Carlos Pereira (prefeita de Itabaina); Adailma Fernandes da Silva ( prefeita de Serra da Raiz); Wilma Alves da Rocha (prefeita Serra da Raiz); Anderson Medeiros Costa (prefeito Esperança); Edimislon Gomes da Sousa ( prefeito de Cacimba de Dentro); Valter marcone Medeiros (prefeito São João do Cariri); Francisco Chagas Lopes de Sousa ( prefeito São Mamede); Miguel Estanislau Filho (prefeito Boa Ventura); José Vieira da Silva (prefeito Marizópolis); Leomar Benício Maia (prefeito de Catolé do Rocha); Damisío Leite da Silva Neto (São José de Piranhas); Lucrecia Adriana de Andade Barbosa Dantas (prefeita de Joca Claudino); José Maria de Lucena Filho (prefeito de Cabedelo); Eduardo Torreão ( prefeito de Serra Branca); Jacó Moreira Maciel (prefeito de Queimadas); João Ribeiro Filho (prefeito de Jacarú) e João Batista Soares ( prefeito de Caaporã).

Os candidatos a vice-prefeito: Severino Bento Raimundo (Cruz do Espírito Santos); Roxana Costa Nóbrega (Esperança); Antõnio Rene Acácio Ramalho ( Boa Ventura); Lauro Adolfo Maia Serafim (Catolé do Rocha); José Alberto Cartaxo Feitosa ( Triunfo)e  Wellington Viana França (Cabedelo).

Além dos candidatos a vereador: Moisés João de Sousa (Cuité de Mamanguape); Roberto Dimas Campos (Ingá); Joaquim Vidal de Negreiros Filho (Picuí); Clério Alves de Ramalho ( Boa Ventura); José Lafayette Pires Benevides Gadelha (Sousa); Francisca Leneide Gonçalves Pereira (Cachoeira dos Índios) e Aurino Rodrigues Pereira (Cachoeira dos Índios).

Jornal Correio da Paraíba
 
A NOTICIA BOM SUCESSO PB