31 de março de 2014

Defuntos e servidores municipais andam recebendo "Bolsa Família" ilegalmente no Sertão

Corrupção no recebimento do Bolsa Família
Corrupção no recebimento do Bolsa Família



De acordo com informações, defuntos andam recebendo o benefício do Bolsa Família na cidade de Piancó, no Vale do mesmo novo.

Segundo os vereadores daquele município, os quais descobriram o golpe, várias pessoas que já faleceram vinham 'recebendo' o dinheiro do Programa Social que é destinado a ajudar pessoas 'vivas' e de baixa renda, que precisam do dinheiro para se alimentar e fazerem suas necessidades básicas do dia-a-dia.

O responsável pela denúncia trata-se do vereador Hermógenes Xavier, um dos três parlamentares a denunciar o caso em Piancó.

Além dos defuntos cadastrados no Programa, outro vereador da cidade, identificado por Njeguinho Marinheiro denuncia que há também servidores municipais na lista de beneficiários.

Essas pessoas teriam sido cadastradas ilegalmente no Programa, disse o vereador.

O caso deverá parar no Ministério Público, e também no Tribunal de Contas da União, o qual será investigado e se comprovado, ambos responsáveis deverão serem punidos.

Por Folha do Sertão

Homicidio em Alexandria - RN, a vitima foi assassinado a pauladas

https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ0JhUMEcqkelLhSpHIh15tGPtklDC0NET_Ar_nP6nmMZCs0Yf4
Foto: Ilustrativa
Foi registrado em Alexandria - RN, no último sábado (29) um homicídio por volta das  16:40 horas, nas proximidades da antiga estação ferroviária, em um ginásio de esportes em construção, a pessoa de Arlindo Pereira da Costa, foi assassinado a pauladas, dois homens foram presos suspeitos de cometer o crime.

Fonte: Nosso Paraná

Após acordo, detentos encerram rebelião no Presídio de Catolé do Rocha; Confirmado a morte de um preso da Cela R02, que foi degolado

Rebelião no presídio de Catolé do Rocha (PB)
Rebelião no presídio de Catolé do Rocha (PB)
Acabou por volta das 17h00 à rebelião no Presídio Padrão Manoel Gomes da Silva, em Catolé do Rocha (PB). Com a presença BOPE de Patos, sob o comando do Capitão Isau, e o GPOE (Grupo Penitenciário de Operações Especiais), foi permitida, às 16h45, a entrada dos representantes da imprensa, e da Pastoral Carcerária, além de evangélicos de diferentes igrejas, que adentraram  no presídio, e participaram juntamente com a direção da casa, BOPE e GPOE, da negociação com os rebelados, que aceitaram por fim a rebelião e retornaram para suas respectivas celas.

Após o fim do motim, a equipe da perícia científica esteve no local, e constataram a existência de um corpo, identificado como sendo, de Bruno da Silva Azevedo, 29 anos, natural de Campina Grande, que foi degolado pelos algozes, que também tentaram decepar o membro superior esquerdo da vítima.

O corpo de Bruninho, como era conhecido, foi removido pelo GMOL, para a cidade de Patos.

Detentos destruíram celas

Durante a rebelião, os detentos arrombaram as paredes das celas do pavilhão 02 até o pavilhão 06, interligando umas as outras, através de buracos nas paredes laterais, até chegarem a Cela R02, onde estava a vítima, que foi morto com requintes de crueldades.

Segundo informações obtidas por nossa reportagem, a capacidade do Presídio Padrão de Catolé do Rocha é para abrigar cerca de 186 homens, e hoje a casa comporta uma população carcerária de 223 apenados.

A direção do presídio de Catolé do Rocha também confirmou que por medida de segurança, determinou de imediato, a transferência de dez presos, para outros presídios, sendo que seis foram para o Presídio do Serrotão, em Campina Grande, e outros quatro para a Casa de Detenção de Patos.

Bruninho teve a sua cabeça decepada pelos rebelados, com recrinte de crueldade - Foto: Blog Seridó Acontece

Confira os nomes dos presos que foram transferidos:

Walter Leodegário
Paulo Cesar Cabral
Antônio Marcos Campos
Fabiano Quintino Pereira
Jean Carlos de Lima da Silva
Josimar Gomes Barbosa
Andriz Araújo
Tiago Leandro
José Emerson
Gerson Ferreira

Os apenados que oram transferidos respondem por crimes nas comarcas de Campina Grande e João Pessoa.

Por Catolé News

 

ENTENDA O CASO...

Pelo menos um detento da Penitenciária Regional de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, morreu neste domingo (30) após um tumulto dentro da unidade prisional. A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) atribuiu a confusão a uma 'desavença entre presos' e afirmou que  a situação no presídio já está sob controle, ainda segundo a Seap uma operação de segurança está sendo realizada pelos agentes da secretaria e pela Polícia Militar no presídio.

“O princípio de tumulto em Catolé do Rocha aconteceu na manhã deste domingo, mas desde o início da tarde que a situação já está controlada, nesse momento uma operação de segurança está em curso dentro do presídio para tentar localizar armas artesanais como facas, estiletes e outros artefatos que os detentos usam e também tentar identificar os autores desse homicídio”, informou o secretário adjunto da Administração Penitenciária, o tenente coronel Arnaldo Sobrinho.

De acordo com Arnaldo Sobrinho, durante o tumulto alguns detentos invadiram a cela de reconhecimento da penitenciária e mataram o preso, Bruno da Silva Azevedo, 29 anos, natural de Campina Grande. O secretário não confirmou a informação de que o detento morto teria sido decapitado, segundo ele o preso morreu em decorrência de 'lesões' causadas pelos outros internos e negou que ainda houvesse reféns dentro da unidade prisional. 

Daqui a pouco, mais informações...

FOTOS DAS IMEDIAÇÕES DO PRESÍDIO PADRÃO DE CATOLÉ DO ROCHA, NA TARDE DESTE DOMINGO (30)

Fotos: Catolé News 
Fotos: Catolé News 
 
Fotos: Catolé News 
Fotos: Catolé News
Fotos: Catolé News
Fotos: Catolé News

Portal Catolé News, com G1 PB

30 de março de 2014

Alexandria/RN: Operação conjunta da PM-PB, GTO e Polícia civil de Alexandria/RN, resulta na prisão de suspeitos de praticarem roubo na Paraíba


Em uma operação conjunta realizada neste sábado (29), entre o Grupo Tático Especial da Polícia Civil de Sousa/PB, BOPE, militares do Destacamento de Santa Cruz e GTO e Polícia Civil de Alexandria/rn, resultou na localização do carroceiro, Vinícius Agripino de Castro Barbosa de 18 anos e do serigrafista Hícaro França da Silva de 21 anos, ambos residentes na cidade de Alexandria/RN.


A polícia localizou os acusados na cidade de Alexandria após uma investigação entre as polícias, onde segundo informações, os dois acusados e companhia de mais dois comparsas assaltaram na última segunda-feira (24), no Sítio São Romão, zona rural de Santa Cruz, o agricultor José Pereira de Oliveira, relembre o caso, clicando AQUI.

Segundo Vinícius, os outros dois envolvidos, identificados apenas por “Iguinho” e “Tailson”, que conseguiram fugir no momento da ação policial. Os acusado foram levados à delegacia de polícia civil da cidade de Sousa para serem adotadas as medidas legais ao caso.

Nosso Paraná
 
*Sertão Informado

PREFEITO DE BOM SUCESSO DEVE VOTAR EM CÁSSIO PRA GOVERNADOR

O Prefeito Ivaldo Lima (PSC) da cidade de Bom Sucesso, deve votar no senador Cássio Cunha Lima (PSDB) caso ele seja candidato ao Governo do Estado nas eleições de outubro. O anúncio oficial deve acontecer em breve, mas o BLOG através de contatos de assessores do gestor conseguiu a informação.
Dr. Cássio quem ligou para Ivaldo, e disse que esperava contar com o apoio dele, os dois são muito amigos. Ivaldo respondeu que não poderia deixar de atender esse pedido”, informaram à nossa reportagem.
O partido do prefeito de Ivaldo, o PSC pode fazer parte também da coligação junto com o PSDB, fato também relatado pela fonte.
Imagem: Assessoria 
 
Fonte: Blog do Clinton Medeiros

28 de março de 2014

Professores de Bom Sucesso PB, pagam amanhã (sábado) aula, referente ao dia 17, sobre a parada da greve nacional



Bom Sucesso - PB, Sexta-feira Em, 28 de março de 2014.

A Secretária municipal de Educação Renata Lina, informou hoje (28), ao SINDSERBS (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bom Sucesso PB) que o expediente do dia 17 de março (segunda-feira) referente a o primeiro dia da parada dos professores, será pago amanhã sábado dia 29; informou ainda que os transportes escolares estão trafegando normalmente para atender os estudantes da rede municipal de ensino.



O SINDSERBS no cumprimento do seu dever mantém informado a todos os Servidores Públicos Municipais de Bom Sucesso - PB, sobre assuntos destinados a Categoria.



Fonte: SINDSERBS

Previsão de repasse dos recursos referente a o pagamento do mês de março, é para hoje (28) a tarde



Bom Sucesso - PB, Sexta-feira Em, 28 de março de 2014.


A Prefeitura Municipal de Bom Sucesso - PB; através do Secretario de Tributação e Finanças, Nadiel de Almeida Oliveira, informou ao Presidente do SINDSERBS a previsão de pagamento; e que o Prefeito Municipal Ivaldo W. de Lima autorizou o pagamento dos Funcionários Municipais, e que a Previsão do repasse para o  referido pagamento é para hoje a tarde. Os recursos a serem repassados é referente a o mês de março de 2014. 

Esclarecemos a todos que o dinheiro só vai estar disponível na conta Salário de cada Servidor Público Municipal,  se não houver nenhum problema no sistema eletrônico; é possivelmente na Terça-feira dia 1 de Abril.
O SINDSERBS no cumprimento do seu dever mantém informado a todos os Servidores Públicos Municipais de Bom Sucesso - PB, sobre assuntos destinados a Categoria.


Fonte: SINDSERBS

Cadáver é encontrado às margens da RN-117 - Trecho entre Alexandria e Antônio Martins/RN.

Na manhã desta quinta-feira(27), por volta das 10:00 horas, foi encontrado um corpo de um homem em avançado estado de decomposição, as margens da RN 117, trecho que liga as cidades de Alexandria a Antonio Martins/RN, nas proximidades do Sítio Carnaubal, zona rural de Alexandria/RN. 


De acordo com informações o corpo foi encontrado por um agricultor que passava pelo local e em seguida informou o fato a Polícia.
Uma equipe do ITEP/RN compareceu ao local, removendo o cadáver para sede do órgão para exames de praxe, o corpo ainda não foi identificado e nem a causa de sua morte. 
O prazo de conclusão do laudo, são de trinta dias, mas o ITEP/RN ameaça entrar em greve, retardando ainda mais o resultado da causa da morte.
 
Nosso Paraná

27 de março de 2014

Prefeitura Municipal Publica 10 decretos no Diário Oficial do município, sobre acumulação de cargos, e suspende pagamentos de alguns Servidores, como também decreta demissão





A Prefeitura Municipal de Bom Sucesso PB, publicou neste mês de março de 2014 no Diário Oficial do Município,  10 decretos, que Dispõe sobre a legalidade da acumulação de cargos / empregos / funções públicas / e dá outras providências; o prefeito Ivaldo W. de Lima no uso de suas atribuições de acordo com a Lei orgânica do Município, considerando o disposto nos incisos XVI e XVII do art. 37 da constituição, como também da apuração realizada pela TCE PB sobre gestão de pessoal, e também de acordo com o parecer da assessoria jurídica, Decretou através do decreto 004/2014, a ilegalidade da acumulação de Rondinelli Deivson Borges de Sousa, e suspendeu o pagamento do servidor a partir do dia 1º de março; até fazer a opção dos empregos, não sendo feito a referida opção, ficou  decretada a demissão. O decreto 005/2014, decretou a ilegalidade da acumulação de Francivaldo Martins de Oliveira, e suspendeu o pagamento do servidor a partir do dia 1º de março; até fazer a opção dos empregos, não sendo feito a referida opção, ficou decretada a demissão. O decreto 006/2014, decreta a ilegalidade da acumulação de José Reginaldo de Lima, e suspendeu o pagamento do servidor a partir do dia 1º de março; até fazer a opção dos empregos, não sendo feito a referida opção, ficou decretada também a sua demissão. O decreto 003/2014, que decretava a ilegalidade da acumulação de Wlisses da Silva Melo, e suspendia o seu pagamento não será aplicado pois o mesmo escolheu o emprego de professor na prefeitura de Bom Sucesso PB; já os decretos de números 007, 08, 09, 10,11, 12 e 13/2014, decretam a legalidade de acúmulos de cargos respectivamente na sequência,  de Sanderlande Trajano de Sousa (professora), Maria Célia de Lima Nunes (professora), Irismar Gonçalves de Almeida (professora), Débora Felix de Sousa (professora), Cícero Thiago Fernandes Gadelha, Luciene Veras de Sá e Maria Lúcia de Fátima Nobre (professora).

Segundo alguns servidores eles irão recorrer judicialmente, pois se sentem prejudicados, e de acordo com um servidor o mesmo alegou perseguição política, tendo em vistas, segundo ele, existir servidor que foi decretado a legalidade de acumulo de cargos com 03 vínculos, o que não pode ocorrer mediante a lei.

Os decretos publicados se encontram nos murais das repartições públicas do município; confirmado a execução dos decretos, será pela primeira vez que o município de Bom Sucesso demite servidor concursado.

A NOTICIA BOM SUCESSO PB

CHOVEU EM BOM SUCESSO 19 MILÍMETROS


Bom Sucesso PB, quinta-feira, 27  de março de 2014. 
 
Choveu  na madrugada de hoje (27), em Bom Sucesso no sertão da Paraíba;  19 milímetros; a chuva foi por volta das 2:00 horas da madrugada, chuva esta que alegra os agricultores da nossa região.
Segundo informações choveu bem, em todo o município de Bom Sucesso, como também em várias cidades circunvizinhas.

A NOTICIA BOM SUCESSO PB

Ex-presidiário é executado a bala por Motoqueiros no Povo de Deus em Sousa

Francisco José Antero da Silva (Peixinho)
Francisco José Antero da Silva (Peixinho)

Dois Homens armados, numa Moto, chegaram por volta das 21h no Conjunto Povo de Deus na Cidade de Sousa, e executaram a tiros de Revólver o ex-presidiário, Francisco José Antero da Silva (foto), 24 anos, conhecido por “Peixinho”.

Informações da Polícia Militar, que os elementos, armados, encapuzados, chegaram à residência da vítima, bateram na porta, e quando ela abriu foi recebida à bala.
 
“Peixinho” tentou escapar dos algozes correndo pela porta na cozinha, porém tombou sem vida logo em seguida.
 
O SAMU foi acionado, esteve no local do homicídio, constatou em primeiro plano, três perfurações à bala, possivelmente de Revólver no tórax e dois no pescoço.
 
A Esposa da vítima revelou a Polícia Militar que um dos Indivíduos seja conhecido por “Humberto”.
 
Os bandidos fugiram do local do crime imediatamente tomando rumo incerto, até o presente.
 
Todas as Viaturas da Polícia Militar foram acionadas na tentativa de localizarem e prenderem os homicidas.
 

Francisco José Antero da Silva, 24 anos já teria puxado cadeia por roubo, assaltos, e envolvimento com o submundo do crime.
 
O corpo permanece no local no aguardo da chegada do IML para remover até o IML de Patos.
 
Por Folha do Sertão

21 homicidas e traficantes são presos; detento da Bahia liderava esquema no Sertão

http://portalcorreio.uol.com.br/obj/82/133665,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0.jpg
Divulgação/Polícia Civil

‘Operação Zumbi’ tem o intuito de combater o tráfico de drogas e homicídios dentro e fora do presídio de Patos
Uma ação conjunta entre as policias Civil e Militar e a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seap) foi desencadeada nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (26), na cidade de Patos, no Sertão do Estado, e denominada ‘Operação Zumbi’, visando combater o tráfico de drogas e homicídios dentro e fora do presídio local. As investigações foram comandadas pelo delegado seccional de Patos, Cristiano Jaques.

O comando da quadrilha era feito por Abenego da Silva, preso no Presídio Romero Nóbrega em Patos, em conjunto com Emanuel Lemos Coutinho, preso em Jequié Bahia e Thiago Siqueira.

A juíza da 6ª Vara da Comarca de Patos, expediu 14 mandatos de prisão e 9 de busca e apreensão. Até as 7h30, 21 pessoas tinham sido detidas.

A operação apreendeu também, 6 revólveres calibre 38, uma espingarda calibre 32, munições, 4 kg de maconha, papelotes de cocaína e 400g de crack. 
Material apreendido na operaçãoFoto: Material apreendido na operação
Créditos: Divulgação/Seap
A polícia está à procura de Higor Henrique Gomes, conhecido como Higor Campina e Kildery Alexandro de Melo, conhecido como Quinho, responsáveis pela execução das pessoas.
O grupo agia nas em Patos, Itaporanga, Santa Terezinha e cidades vizinhas com ligações a traficantes de Recife/PE.
Algumas vítimas que foram mortas pela quadrilha:

Edna Cristina Sales de Brito, 31 anos. Assassinada no dia 29 de dezembro de 2013, no Centro de Patos.

Francisco José de Araújo, 48 anos. Assassinado no dia 1º de janeiro de 2014, em Patos.
As investigações tiveram inicio, quando policiais do Grupo Tático Especial da Polícia Civil,apreenderam no ano passado cocaína no piso do banheiro masculino do Campus UFPB de Patos, na festa “Zumbi Walk II”.
Convite para a festa Zombie Walk IIFoto: Convite para a festa Zombie Walk II
Créditos: Divulgação/Polícia Civil
O delegado Cristiano Jacques, informou que o trabalho da polícia, foi uma resposta ao número de homicídios em Patos, que ocorreram desde o início do ano. “A cidade de Patos teve no ano passado, o maior índice de redução de mortes na Paraíba, 36%. Fruto de um trabalho incessante de combate qualificado à criminalidade e de uma integração entre as Polícias Civil e Militar”, ressaltou o delegado.
Operação Zumbie deflagrada em PatosFoto: Operação Zumbi deflagrada em Patos
Créditos: Reprodução/Jornal Correio/Cícero Araújo
O secretário de Administração Penitenciária, Walber Virgolino, confirmou a transferência de 11 presos do Romero Nóbrega para o Complexo Penitenciário PB1, em Jacarapé, na Capital. 


A NOTICIA BOM SUCESSO PB

Cássio lidera primeira pesquisa para governador da Paraíba, diz CONSULT

cassio, ricardo, vene
MaisPB

Faltando sete meses para as eleições na Paraíba, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) lidera a disputa ao governo do Estado com 40,80% das intenções de voto, segundo a pesquisa MaisPB/Consult, a primeira do ano. Em segundo lugar, aparece o governador e pré-candidato à reeleição, Ricardo Coutinho (PSB), com 23,90%, seguido do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital (PMDB), que é o preferido de 12,15% dos paraibanos.
Na pergunta estimulada (aquela em que o entrevistador sugere opções), 12,80% dos entrevistados não votariam em nenhum dos candidatos apontados. Outros 10,35% não sabem dizer. A margem de erro é de 2% com confiabilidade de 95%.
Pesquisa estimulada
Cássio Cunha Lima – 40,80%
Ricardo Coutinho – 23,90%
Veneziano Vital – 12,15%
Nenhum – 12,80%
Não sabe dizer – 10,35%
Voto espontâneo - Na pergunta espontânea (aquela que o entrevistador apenas pergunta em quem o eleitor votaria sem oferecer opções), Cássio Cunha Lima também é o líder da corrida ao Palácio da Redenção com 16,35%, Ricardo Coutinho tem 10,85% e Veneziano Vital surge com 3,65%.
Ainda são citados na espontânea Zé Maranhão (PMDB), com 0,90%, Nadja Palitot (PT), com 0,15%, e Barão, Cícero, Manoel, Vitalzinho, Eduardo Campos, Rômulo Gouveia, Leonardo Gadelha, Edvaldo e Aécio Neves, com 0,05%. Não sabem 59,70% e nenhum 7,95%.
Registro - A pesquisa do Instituto Consult foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 00055/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral com o número 00002/2014, no dia 22 de março deste ano. Foram ouvidos dois mil eleitores em 67 municípios nas sete regiões do Estado. A coleta de dados ocorreu no período de 14 a 16 deste mês.
Metodologia – A estratificação da amostra ocorreu com relação às variáveis sexo, informado pelo TRE-PB, sendo 53% do eleitorado do sexo feminino e 47% do eleitorado do sexo masculino e sobre a estimativa das idades, sendo 18% dos eleitores até 24 anos, 24% de 25 a 34 anos, 20% de 35 a 44 anos, 21% de 45 a 59 anos e 17% com mais de 59 anos.
A empresa – O Instituto Consult tem 25 anos no mercado. Sediado em Natal (RN), atua há 20 anos na Paraíba e já trabalhou para os principais jornais do Estado (Correio da Paraíba, Jornal da Paraíba e O Norte).

A NOTICIA BOM SUCESSO PB

25 de março de 2014

Seca prolongada no RN leva 95% municípios a situação de emergência

Moradores de Pilões, RN, relatam dificuldades para conseguir água (Foto: Anderson Barbosa/G1)
 Moradores de Pilões, RN, relatam dificuldades para conseguir água (Foto: Anderson Barbosa/G1)

O Rio Grande do Norte tem 95% dos municípios em situação de emergência por causa da seca que atinge o estado. Em novo decreto publicado na edição desta terça-feira (25) do Diário Oficial do Estado (DOE), a governadora Rosalba Ciarlini aumentou para 159 o número de cidades que apresentam um quadro de gravidade no abastecimento de água. O último decreto, que colocou 150 municípios em situação de emergência, foi publicado no dia 19 de setembro do ano passado e expirou no último dia 20 de março.

Para decretar situação de emergência, o Estado se baseou ainda em relatórios da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e Companhia de Águas e Esgotos (Caern), além da previsão de chuvas da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) e um parecer técnico da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Os oito municípios que não estão em estado de emergência são Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Macau, Goianinha, Maxaranguape e Rio do Fogo. (A lista das cidades em emergência pode ser vista no fim do texto).

De acordo com o decreto, os principais reservatórios localizados no estado se encontram com armazenamento em torno de 25% a 30% de sua capacidade máxima. A previsão da Emparn é de chuvas com variação entre normal ou abaixo da normalidade para os meses de março, abril e maio deste ano. O órgão informa que das precipitações previstas 45% devem ocorrer dentro da normalidade, 30% abaixo da normalidade e 25% acima da normalidade.

A publicação acrescenta que a zona rural dos municípios permanece afetada com a falta de água para a produção agrícola e pecuária, bem como para o consumo humano e animal. As chuvas, de acordo com o Estado, foram insuficientes para a formação de estoques de água potável nos reservatórios usados pela população.

Veja lista de cidades em estado de emergência

Acari, Arez, Assu, Afonso Bezerra, Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Alto dos Rodrigues, Angicos, Antônio Martins, Apodi, Areia Branca, Baraúna, Baia Formosa, Barcelona, Bento Fernandes, Bodó, Brejinho, Boa Saúde, Bom Jesus, Caiçara do Norte, Canguaretama, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Campo Redondo, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cerro-Corá, Ceará Mirim, Coronel Ezequiel, Campo Grande, Coronel João Pessoa, Cruzeta, Currais Novos, Doutor Severiano, Encanto, Equador, Espírito Santo, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Florânia, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Galinhos, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Guamaré, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Ipueira, Itajá, Itaú, Jaçanã, Jandaíra, Janduís, Japi, Jardim de Angicos, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, João Câmara, João Dias, José da Penha, Jucurutu, Jundiá, Lagoa Nova, Lagoa Salgada, Lagoa D'Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lajes Pintadas, Lajes, Lucrécia, Luís Gomes, Macaíba, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Monte das Gameleiras, Monte Alegre, Montanhas, Mossoró, Nova Cruz, Nísia Floresta, Olho D’Água do Borges, Ouro Branco, Passagem, Paraná, Paraú, Parazinho, Parelhas, Passa e Fica, Patu, Pau dos Ferros, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pedro Velho, Pendências, Pilões, Poço Branco, Portalegre, Porto do Mangue, Pureza, Serra Caiada, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, Santo Antônio, São Bento do Norte, São Bento do Trairi, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Campestre, São José do Seridó, São Miguel do Gostoso, São Miguel, São Paulo do Potengi, São José do Mipibu, São Pedro, São Rafael, São Tomé, São Vicente, Senador Elói de Souza, Senador Georgino Avelino, Serra Negra do Norte, Serra de São Bento, Serra do Mel, Serrinha dos Pintos, Serrinha, Severiano Melo, Sítio Novo, Taboleiro Grande, Taipu, Tangará, Tenente Ananias, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Timbaúba dos Batistas, Tibau do Sul, Touros, Triunfo Potiguar, Umarizal, Upanema, Várzea, Venha Ver, Vila Flor, Viçosa e Vera Cruz.


Do G1 RN

SEIS CIDADES DO MÉDIO PIRANHAS NÃO ENVIARAM RESPOSTAS SOBRE LICITAÇÕES

Seis cidades do Médio Piranhas descumpriram as recomendações do Ministério Público Federal da cidade de Sousa e não enviaram qualquer resposta quanto à concordância de dar ampla publicidade às licitações, e assim realizassem a correta identificação dos participantes, bem como atentassem para outras providências ligadas à Lei de Licitações e Contratos Administrativos.

Foram elas: Belém do Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Mato Grosso, Riacho dos Cavalos, São Bento e São José do Brejo do Cruz.
O MPF chegou a enviar a recomendação por três vezes, inclusive no ano de 2013. Nenhum deles respondeu.
Segundo o procurador da República Flávio Pereira da Costa Matias, a falta de resposta das prefeituras quanto às recomendações do MPF, relativas a assunto tão sensível na gestão pública como as licitações públicas, cuja legislação frequentemente é violada, causa perplexidade e aparenta descaso com o cumprimento da Lei de Licitações por parte de alguns gestores municipais.

O Ministério Público Federal enviará mais uma vez a Recomendação nº 12/2012 para que os prefeitos digam se a acatam e, caso a resposta seja negativa ou não haja resposta, serão propostas ações civis públicas a fim de obrigar o município a atender aos termos da recomendação, podendo ainda ser ajuizada ação de improbidade administrativa na hipótese de se verificar o descumprimento das providências sugeridas”, explicou.

ASCOM MPF

Paraná-RN é apontada em Pesquisa no nível considerado baixo para o consumo de crack.

Foi divulgado recentemente pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) um estudo que identificou a presença do crack em 127 dos 167 municípios potiguares pesquisados. 

Segundo a CNM, 28 cidades norteriograndenses mostram nível considerado alto ligados a droga. Entre os principais municípios do estado nesta situação estão Mossoró, Santa Cruz, São José do Mipibú, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Ceará-Mirim. 

A pesquisa ainda traz que 57 municípios figuram com nível médio, entre eles, Baraúna, Assu, Areia Branca, Caicó, Currais Novos e Parnamirim. O estudo mostra que 42 municípios aparecem com índice baixo de problemas relacionados à circulação da droga. 
De acordo com a pesquisa da CNM, 42 cidades não responderam à pesquisa, entre elas Carnaubais. Interessante na pesquisa é que a capital do estado Natal não figura em nenhum dos três níveis disponibilizados. Porém, vários municípios que compõem a região metropolitana têm algum risco com a droga. 
A seguir os três níveis apresentados pelo pela pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com as respectivas cidades. 
  
Nível Alto 
Mossoró – Venha Ver – Riacho de Santana – Caraúbas – Triunfo Potiguar – Tibau – Jardim de Piranhas – Ipanguaçú – Alto do Rodrigues – Parelhas – Jardim do Seridó – Cruzeta – Carnaúbas dos Dantas – Guamaré – São Tomé – Santa Cruz – Caiçara do Norte – Serra Caiada – Bom Jesus – São Pedro – Poço Branco – Lagoa de Pedra – Pedro Velho – Goianinha – São José do Mipibú – São Gonçalo do Amarante – Ceará-Mirim – Macaíba - 
Nível Médio 

Marcelino Vieira – Alexandria – Francisco Dantas – Frutuoso Gomes – Lucrécia – Umarizal – PortoAlegre – Apodi – Governador Dix-Sept Rosado – Baraúna – Areia Branca – Serra do Mel – Assú – Upanema – Campo Grande – Janduís – Messias Targino – Jucurutu – Caicó – São João do Sabugi – Ouro Branco – Equador – Santana do Seridó – Currais Novo – Cerro Corá – Angicos – Itajá – Antônio Bezerra – Lajes – Santa Cruz – Galinhos – Parazinho – João Câmara – São Paulo do Potengi – Tangará – Monte das Gameleiras – Lagoa D’anta – Santo Antônio – Serrinha – Monte Alegre – Vera Cruz – Touros – São Miguel do Gostoso – Maxaranguape – Parnamirim – Nísia Floresta – Tibau do Sul – Baía Formosa – Canguaretama – Brejinho – Lagoa Salgada – Lajes Pintada – Itajá – Espírito Santo 
Nível Baixo
Coronel João Pessoa – Paraná – Tenente Ananias – Doutor Severiano – São Miguel – Rafael Fernandes – Alexandria – Martins – Porto do Mangue – São Fernando – Florânia – Currais Novos – Fernando Pedroza – Codó – Jandaíra – Pureza – Pedra Grande – Taipu – Maxaranguape – Jardim de Angicos – Bento Fernandes – Ielmo Marinho – Barcelona – Japi – Sítio Novo – Boa Saúde – Riachuelo. 
*Jornal de fato

24 de março de 2014

Com gols de Landio, Veibim e Jr, Brejo dos Santos EC vence e se isola na CPF

santa x brejo
Blog CPF

O time do Santa Cruz apontado como umas das grandes equipes da competição, não foi bem nesse domingo em seus domínios e perdeu para o também paraibano Brejo dos Santos, placar de 3 x 0, com gols de Lândio, Veibim e Pedro Hecílio.

Foi uma vitória maiúscula para a equipe de Brejo dos Santos, que agora lidera o grupo G, com 6 pontos, e um saldo de 5 gols, a equipe ainda não sabe o que é sofrer gol, e tem até aqui a melhor campanha da competição.

Foi decepcionante para a equipe de Santa Cruz, que na estreia venceu fora de casa o Bom Sucesso pelo placar de 1 x 0, e tem grandes jogadores com passagem no profissional.

Segundo o colaborador e correspondente Sales Henrique, o placar não não disse o que foi o jogo.

mas o que vale mesmo são os três pontos, e a equipe do Brejo dá passo importante rumo a classificação.

Na próxima rodada, sábado o líder joga em casa contra o vizinho Bom Sucesso, e no domingo o Santa Cruz jogará novamente em casa contra o Barriguda de Alexandria.

Confira a classificação:

Posição

Equipes

 

P

J

V

E

D

GP

GC

SG

B. dos Santos

 

6

2

2

0

0

5

0

5

S. Cruz

 

3

2

1

0

1

1

3

-2

B. Sucesso

 

1

2

0

1

1

1

2

-1

Barriguda

 

1

2

0

1

1

1

3

-2

Transposição do São Francisco desaloja famílias, causa desmatamento e gera empregos na PB

Transposição do São Francisco - Imagem Ilustrativa
O projeto de integração do São Francisco deverá levar água a 12 milhões de pessoas no Nordeste Setentrional. O Ministério da Integração Nacional (MI) estima que 2,6 milhões de paraibanos em 131 municípios sejam beneficiados. O percurso da água é longo e os seus efeitos enormes.

 O Relatório de Impacto Ambiental (Rima) destacou 11 aspectos positivos e 12 negativos de um total de 44, além de medidas para minimizar os males gerados pela obra.
A extensão dos canais, ramais e reservatórios nos quatro Estados beneficiados (PB, RN, PE e CE) chega a 700 km, atravessando a Caatinga habitada por pessoas e animais que já vivem transformações geradas pelo empreendimento.

Na Paraíba, 502 famílias tiveram que sair do caminho da transposição; empregos foram criados; 342,65 hectares de flora nativa foram desmatados; sítios arqueológicos estão sendo descobertos. Para um futuro próximo estão previstos: inundações e invasão de espécies aquáticas (como piranhas). E o que mais, além da água para matar a sede dos paraibanos, o São Francisco traz ao Estado? Com a perenização de rios intermitentes e a formação de novos açudes, o Sertão será rota de aves migratórias e novas áreas de Caatinga deverão surgir. 

Mais água é certeza de mais alimentos, da fixação do homem no campo, de menos doenças e óbitos gerados pela escassez da água e sua contaminação.

 Jornal Correio da Paraíba/Márcia Dementshuk

Abandono leva 2,5 mil jumentos por ano às rodovias da PB e agrava extinção

http://portalcorreio.uol.com.br/obj/73/133324,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0.jpg
Animais são retirados das rodovias e levados para depósitos que ficam em quatro municípios da Paraíba, onde ficam à espera de serem adotados

Cerca de 2,5 mil jumentos são retirados das rodovias da Paraíba, por ano, e encaminhados aos municípios onde existem depósito de animais de grande porte.  No estado, são quatro cidades que recebem os animais recolhidos das estradas, tanto pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) como pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Esses números representam mais de 50% dos animais recolhidos nas estradas. Eles são levados para depósitos localizados nas cidades Cajazeiras e Patos (ambas no Sertão paraibano) e para Campina Grande (na região do Agreste). A cidade de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, recebe os animais recolhidos por todo o Litoral do estado.
Nesses quatros depósitos, os gestores reclamam que os locais vêm se transformando em criatórios de jumentos, porque ninguém aparece para resgatá-los. "Outros animais como bois e cavalos, os donos sempre aparecem para resgatá-los, mesmo mediante o pagamento de multas ou penas  alternativas, mas em relação aos jumentos isso não acontece. Esses animais ficam aqui e o que a gente consegue é tentar fazer com que alguém os adote", contou o secretário de Agricultura de Patos (a 320 quilômetros de João Pessoa), Sebastião dos Santos Lima.
Ele informou que anualmente cerca de 500 jumentos passam pelo depósito em Patos. Atualmente o município está com 32 jumentos no curral. "Sempre que aparece alguém pedindo os animais, a gente analisa aquelas pessoas se elas realmente têm condições de manter e cuidar dos bichos e entrega para adoção. Ultimamente foram levados jumentos daqui para fazendas no Maranhão, Piauí e Pernambuco", informou.
Sebastião contou que fica caro para a Prefeitura manter os bichos sob o cuidado. Ele conta que a ração está muito cara e, além disso, há também despesas com mão de obra e transporte. "Ainda há também a assistência veterinária. Essa semana, por exemplo, uma jumenta foi trazida prestes a parir, só que como o feto era muito grande foi preciso trazermos um médico veterinário para fazer o parto. Infelizmente a jumenta não resistiu e morreu, mas o filhote sobreviveu", contou.
Em Cajazeiras, a 480 quilômetros de João Pessoa, o prestador de serviços da Prefeitura há quase dez anos, Eliézer Selerino de  Sousa, disse que nesse período de tempo que está à frente dos cuidados com os bichos que são recolhidos nas rodovias da região, já foram trazidos cerca de 11 mil jumentos para o depósito municipal.
Na maioria dos casos, os jumentos são abandonados porque os donos não procuram por conta da falta de valor de mercado e também por falta de atividade nas áreas rurais. "Hoje em dia, os sítios e fazendas estão utilizando máquinas e motos. Carros com tração animal quase não existem mais. Por isso ninguém se interessa mais pelos jumentos",  explicou.
Ele disse, ainda, que atualmente está com 38 jumentos no depósito e que entregou um carregamento desses animais para um fazendeiro de Pernambuco.  "Ele me contou que a área da fazenda é cheia de morros e serras e utiliza os jumentos para carga onde veículos ou outros animais são mais difíceis de conseguir transitar", revelou.
Chip irá monitorar bichos
Já em Campina Grande, no Agreste do estado, Rossandra Oliveira, gerente de vigilância Ambiental da Prefeitura de Campina Grande, disse que no Centro de Zoonoses do município há uma superpopulação de jumentos. Ou seja, eles representam mais de 50% dos animais que estão recolhidos no local. O Centro de Zoonoses já teve que alugar uma fazenda para colocar os bichos, devido ao grande número de animais lá abrigados.
Ela acredita que muitos deles podem ter voltado às rodovias após serem adotados e mais uma vez foram recolhidos ao Centro. "Nós estamos com uma parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para passarmos a utilizar um chip nesses animais com o objetivo de monitorá-los. Nós queremos saber se ele não são os mesmos que saem daqui para adoção. O objetivo é evitar que eles sejam adotados por pessoas que não têm realmente o interesse de cuidar deles", explicou.
Em Campina Grande, o único destino que é dado aos animais também é a adoção. Rossandra revelou que para adotar os jumentos, os interessados  precisam provar que moram na zona rural e que têm condições de cuidar bem deles. "Depois de adotados, nós fazemos uma visita para saber se eles estão sendo bem cuidados e se permanecerão protegidos para evitar que retornem às rodovias. Nesta quarta-feira (19) mesmo registramos a morte de um jumento que foi atingido por um veículo na área urbana da cidade", contou.
No município de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, existem no momento 45 jumentos no depósito. O assessor de administração da Secretaria de Infraestrutura do município, Flávio Oliveira, informou que dos animais que são recolhidos anualmente, cerca de 70% são jumentos. "Deixamos eles por aqui, à espera de alguém que queira recebê-los através de doação", disse.
Ele adiantou, no entanto, que as pessoas passam por avaliação para saber se realmente terão responsabilidade no cuidado do animal. "Nós verificamos a finalidade a que será destinado o jumento e em que condições ele ficará cuidado e as pessoas com intenção de adotá-los precisam morar em áreas rurais", explicou.

Animais são abandonados e perambulas nas rodovias da PBFoto: Animais são abandonados e perambulas nas rodovias da PB
Créditos: Reprodução/ Internet 
 Consumo da carne
A tentativa da liberação desses jumentos recolhidos das estradas para o abate e o consumo humano da carne em estados vizinhos como o Rio Grande do Norte,  vem causando polêmica. Apesar de algumas pessoas defenderem a prática também aqui na Paraíba, ela é contestada por ambientalistas.
O biólogo presidente do Fórum Municipal de Proteção e Bem Estar Animal de Campina Grande, Antônio Lopes, defendeu a continuidade da proibição do abate. "Somos totalmente contra porque defendemos o bem estar do animal que inclusive já está em processo de extinção", opinou.
Antônio Lopes disse que há realmente a preocupação com os animais que estão abandonados e ficam soltos podendo causar acidentes graves, "mas essa não é a forma de resolver o problema do abandono desses animais. Eles têm uma lei de proteção, a 9.605, cujo artigo 32 proíbe maus tratos a animais", contestou.
O biólogo defende uma discussão ampla com todos os órgão envolvidos com o trato do animal para que seja feita uma campanha de conscientização das pessoas para a problemática atual dele. "Eles pode muito bem serem utilizados nas zonas rurais das pequenas cidades como meio de transporte e passeio. Temos que discutir alternativas para que eles continuem sendo utilizados sem serem maltratados, evitando a sua extinção", ressaltou.
Questões ambientalistas
A veterinária Kalliup Leonora, coordenadora da Vigilância Sanitária do município de Pocinhos, no Agreste a 124 quilômetros da Capital, disse que a carne de jumento é perfeitamente consumível pelo ser humano. No entanto, ela é contra o abate dos animais por questões ambientalistas.
"Ela é uma carne que pode ser utilizada na produção do charque, mas claro que para isso deveria passar por medidas sanitárias", analisou. Na opinião de Kalliup Leonora, pode ser que o consumo até já exista, através de abatedouros clandestinos.
Nesse caso, o perigo existe porque, como com qualquer outro tipo de carne, se não forem tomadas as medidas sanitárias necessárias, elas podem ocasionar problemas de saúde nas pessoas.
"Numa visão veterinária, não haveria impedimentos para o consumo humano da carne de jumento inspecinada, mas na visão ambientalista realmente trata-se de maus tratos e devemos proteger esses animais, principalmente porque eles estão em estado de abandono e de extermínio aqui no Nordeste", avaliou. 


Portal Correio

ALEXANDRIA/RN: FOI INAUGURADA ONTEM A 36ª AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DO ESTADO

Aconteceu ontem em Alexandria/RN a inauguração da nova Agência do INSS; até então o INSS funcionava num prédio, alugado, pequeno e sem uma estrutura adequada para o atendimentos aos segurados.

Minutos antes de iniciar a solenidade conversamos com o Ministro Garibaldi Alves e ele nos falou da satisfação de poder está entregando essa nova sede do INSS bem mais estruturada e que com certeza irá proporcionar um melhor atendimento aos seus segurados.

Informou que a nova agência irá atender um contingente populacional de aproximadamente 60 mil habitantes dos municípios de Alexandria, Tenente Ananias, Marcelino Vieira, Serrinha dos Pintos, Pilões, João dias e Antônio Martins.

Foram gastos R$975.000,00 reais na construção da nossa agência. A nova agência conta com nove guichês de atendimento além de duas salas para perícia médica.

Quando indagado do deficit de funcionários registrados nas agências da previdência, o que acarreta espera dos segurados no atendimento e resolução de suas demandas, o ministro Garibaldi disse que é sabedor da existência dessa necessidade urgente de mais funcionários no entanto disse quem autoriza a contratação de funcionários é o ministério do planejamento; "Estamos solicitando insistentemente junto ao ministério do planejamento a contratação de mais funcionários para que possamos atender melhor nossos segurados", afirmou o ministro.

Como não poderia deixar de ser, falamos de política, mais precisamente de sucessão estadual. Quando indagamos se o Dep. Henrique Alves seria mesmo o candidato do PMDB ao governo do estado Garibaldi disse: "Henrique está praticamente escolhido candidato do PMDB e de uma ampla coligação de partidos... Ele realmente vai ser o nosso candidato, isso significa dizer que vamos ter um candidato dos mais preparados, pois todos sabem que ele está no exercício do seu 11º mandato como Deputado Federal e experiência é o que não lhe falta."

Participaram da inauguração além de Prefeitos e políticos da região os deputados federais Sandra Rosado e Betinho Rosado e os deputados estaduais Ricardo Motta, Fábio dantas, Gustavo Fernandes, Walter Alves e Leonardo Nogueira.

Não poderíamos deixar de destacar a participação do Superintende do INSS de Mossoró o Sr. Francisco Osimar, que já trabalhou na nossa agência por um período de dez anos.



A NOTICIA BOM SUCESSO PB com Barriguda News

      COBERTURA FOTOGRÁFICA DO EVENTO