17 de agosto de 2014

Porta voz do Governo RC põe em xeque números de pesquisa que apontam Cássio em 1º; pesquisa "não totalizou 100% na soma de todas as porcentagens"

Porta voz do Governo RC põe em xeque números de pesquisa que apontam Cássio em 1º

Porta voz do Governo RC põe em xeque números de pesquisa que apontam Cássio em 1º

O Secretário do Comunicação do Governo da Paraíba e porta voz do governador Ricardo Coutinho, o jornalista Luís Tôrres, usou as redes sociais na manhã deste sábado (16) para colocar em xeque a veracidade dos números da pesquisa IPESP, divulgados nesta manhã pelo Jornal da Paraíba.

Os números, além de não totalizarem a soma de 100%, conforme o porta voz, ainda colocam o governador Ricardo Coutinho como derrotado em João Pessoa, o que para o secretário seria algo inacreditável: “Ricardo Coutinho perdendo em João Pessoa. Alguém pode acreditar nisso?”, postou.

Torres ainda reclama da falta de cuidado e de zelo do instituto, que não totalizou 100% na soma de todas as porcentagens e diz que é impossível dar crédito a uma pesquisa com falhas estampadas.

CONFIRA A POSTAGEM NA ÍNTEGRA

SEM CUIDADO? PESQUISA IPESP NÃO FECHA NOS CEM

Alguém percebeu que a soma dos números da pesquisa IPESP, estampada na capa de jornal, dá 99%? Falta de cuidado? De arredondamento dos números? Fizeram de qualquer jeito? Impossível dar crédito a quem fez uma pesquisa sem o mínimo de zelo e que “arrendonda” as coisas como se estivesse vendendo amendoim em beira de praia.

Menos zelo do que isso é apresentar um resultado por município, João Pessoa e Campina Grande, e não expor a quantidade de eleitores ouvidos em cada uma das cidades.

Porque dependendo da quantidade de entrevistados em um e outro município a margem de erro, nestes dois casos, seria muito superior a 2,6%.

O resultado, portanto, só poderia ser o menos crível possível: Ricardo Coutinho perdendo em João Pessoa. Alguém pode acreditar nisso?

Os pessoenses, assim como tantos e tantos paraibanos, sabem exatamente o que foi feito nesta cidade e o que não foi feito e quem fez e quem deixou de fazer. Em 2010, mesmo método permitia que José Maranhão aparecesse nas pesquisas ganhando em Campina Grande e em João Pessoa.

Francamente. Ainda bem que existe o dia da eleição. E que o povo ainda pode votar.

Quem trabalha merece.





OS NÚMEROS


Os números apontam liderança do candidato da coligação A Vontade do Povo, encabeçada pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB), com 48% das intenções de voto, seguido pelo atual governador Ricardo Coutinho, da Coligação A Força do Trabalho, com 25%.

Em terceiro, figura o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB), com 3%, e o Major Fábio (Pros), com 1%.

Os demais postulantes – Antonio Radical (PSTU) e Tárcio Teixeira (PSOL) – ficaram abaixo de 1%.

Brancos/nulos 8% dos entrevistados. Não sabe/não respondeu 14%.

Foram entrevistadas 1.500 pessoas entre os dias 7 e 9 de agosto. A margem de erro é de 2.6 pontos percentuais – para mais ou para menos . A pesquisa foi registrada no TRE.


Márcia Dias

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário