9 de novembro de 2015

Câmara Municipal, Casa do amplo debate


A câmara municipal de Bom Sucesso PB, demonstrou no ultimo sábado (7) ser a casa do amplo debate, onde demonstrou a maturidade de discutir assuntos relevantes para a sociedade Bonsucessense. Colocando pontos não conhecidos pela nossa sociedade; por isto parabenizo todos os nove vereadores pelo debate que vem sendo realizado nas sessões, pois demonstra assim que sem debate não há como a sociedade avaliar o seu poder legislativo.

Não estou defendendo nenhum discurso realizado por este ou aquele vereador, até porque cada cidadão ou cidadã do nosso município, tem com toda a certeza a capacidade de entender qual é o que fala a verdade e defende realmente o povo; com isto quero aclarar que sem o debate autentico não podemos avaliar os nossos representantes.
Respeito qualquer opinião diferente; mas que esta opinião tenha como base a democracia.

Acredito que a instituição por excelência da democracia local deve ser o Poder Legislativo municipal, cabendo a Câmara de Vereadores o papel de estimular constantemente todos os membros da sociedade a compreender as atividades parlamentares e a dinâmica que abrange o complexo andamento do processo legislativo, indo ao encontro, portanto, da necessidade de trabalho de conscientização da população. A Câmara de Vereadores é considerada a mais aberta e democrática dos poderes locais, em face de ser composta por membros das mais variadas ideologias, cabendo-lhe proporcionar condições para que a sociedade a ela recorra na busca de seus direitos. Cabe ao Parlamento municipal que seja o principal “instrumento” de constante debate com a sociedade, refletindo os interesses da opinião pública (bem-estar da coletividade). Ressalte-se da necessidade de haver a conscientização, por parte do povo e das entidades representativas, de acompanhamento do processo legislativo e das atividades dos parlamentares, em especial no que tange a fiscalização e controle do Poder Executivo.
O parágrafo único do artigo 1º da nossa “Constituição Cidadã” destaca que “todo o poder emana do povo”. Abraham Lincoln (1865) destacou que democracia é o governo do povo (legitimidade à origem do poder político do governo), pelo povo (exercício do poder político) e para o povo (finalidade do poder político). Rousseau (1778) ressaltou que “o Poder Legislativo pertence ao povo, e não pode pertencer senão a ele”.

Cabe à Câmara de Vereadores a visão de aproximar as pessoas do exercício do poder; a missão de desenvolver ações contínuas de aproximação com a população; os valores de respeito às pessoas e ter como objetivo o de proporcionar ações que estimulem a participação da comunidade e de integrar a Câmara de Vereadores com a sociedade através de um plano estratégico de comunicação, de audiências públicas, de sessões itinerantes, de plenárias temáticas, da criação de uma ouvidoria, de enquetes e pesquisas de opinião, do amplo e irrestrito acesso do povo aos parlamentares e de uma ampla divulgação e transparência de suas atividades.

Faz-se necessário, uma análise crítica dos vereadores e dos cidadãos para avaliar a atual situação na Câmara de Vereadores e apresentar melhores propostas para reduzir a distância entre o poder da participação e o poder da decisão.
Constatamos a necessidade de se avaliar e melhorar o reconhecimento pela sociedade das ações e atividades desenvolvidas pelos vereadores; integrar a Câmara de Vereadores com a sociedade; proporcionar ações que estimulem a participação e valorização dos servidores públicos; primar pela melhoria do atendimento às demandas em proveito do bem-estar e qualidade de vida da coletividade, legislando e fiscalizando as ações do Executivo.
Eu sinceramente, quero acreditar que a credibilidade do povo na nossa câmara, só depende dos seus próprios representantes, e não podemos criticar aqueles que nos representa sem fazer uma autocritica daqueles que os escolheu.
Viva a democracia, parabéns vereadores e vereadora, parabéns ao debate, que torna a democracia viva por intermédio daqueles que representam o povo.

A NOTICIA BOM SUCESSO PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário