12 de setembro de 2024

Hospital de Catolé do Rocha vai realizar exames de tomografia em seus pacientes a partir de sexta-feira

 

Os pacientes do hospital Dr. Américo Maia de Vasconcelos, de Catolé do Rocha, que integra a rede estadual de saúde, terão a partir da próxima sexta-feira (13) um avanço no fechamento de diagnósticos. Isto porque, a partir desta data, o hospital começa a realizar os exames de imagem feitos com o novo tomógrafo. Essa semana a equipe do hospital responsável pelo manuseio do equipamento está recebendo orientações e participando de um treinamento para realização dos exames conduzido por técnicos da GE.

O diretor geral do hospital, Fábio Cardoso, comemora mais esse avanço da unidade. “A disponibilidade de um equipamento deste porte em nossa unidade simboliza um avanço muito grande no atendimento aos nossos pacientes porque com ele se abre novas perspectivas, já que conseguimos ter uma melhoria significativa na resolução das imagens, o que permite um melhor e mais preciso diagnóstico”, explica o médico. Ele lembra que para a instalação do equipamento foram feitas obras e toda uma adequação na estrutura do hospital, obedecendo normas técnicas para sua instalação.

A tomografia é capaz de identificar diversos problemas, tais como, nódulos, tumores, doenças infecciosas, acidentes vasculares, problemas no sistema nervoso central, problemas na coluna, tórax, abdômen e muitas outras regiões. “Um exame de imagem com boa resolução auxilia o médico na avaliação da região onde está a doença, assim como permite compreender a extensão do problema e ele é essencial para que o profissional melhor identifique o tratamento adequado para a patologia do paciente”, finaliza Fábio Cardoso.

Referência para 10 municípios da 8ª Região de Saúde, o Hospital de Catolé tem nas consultas ambulatoriais e exames sua maior demanda, mas atua também como hospital de portas abertas para urgência e emergência, além de maternidade e também integra o Programa Opera Paraíba. Atualmente, o hospital tem 45 leitos de enfermaria e mais 10 de UTI.

SECOM/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário