Seguidores

13 de outubro de 2023

Serra do Maxixe será o lugar ideal para assistir o eclipse solar em Bom Sucesso PB. Equipe de Jovens confirmam presença.

 

Bom Sucesso PB, sexta-feira 13 de outubro de 2023.

Haverá amanhã Sabado (14), o eclipse anular solar, e a Paraíba será um dos melhores lugares para as pessoas acompanharem o eclipse solar anular de 14 de outubro de 2023, devido a sua localização geográfica e pela forma como o evento astronômico vai acontecer. João Pessoa, por exemplo, vai ser a melhor capital do país inteiro, para presenciar o eclipse anular

Outros lugares, em diferentes regiões dentro do estado, também vão ter posição privilegiada, como no Cariri, Curimataú e o Sertão paraibano. 

Na cidade de Bom Sucesso PB, o melhor local será a serra do Maxixe, onde uma turma de jovens já confirmou presença no local para acompanhar o eclipse.

Além de João Pessoa, outras cidades paraibanas estão localizadas privilegiadamente para conferir o eclipse, como é o caso da região de Campina Grande, segundo o presidente da associação no estado, Marcelo Zurita, presidente da APA. Veja abaixo. 

Açude Velho, em Campina Grande, Memorial de Frei Damião, em Guarabira, Pedra de Santo Antônio, em Fagundes, Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras, Pico do Jabre, em Maturéia, Pedra do Ingá, em Ingá, Pedra da Macambira ou Pedra do Olho D’água dos Índios, em Araruna, Pedra do Tendó, em Teixeira, Ponte dos Arcos e Balde do açude Manoel Macionilo, em Taperoá. 

Existe uma faixa de visibilidade, a Paraíba tá com cerca de 80% dentro dessa faixa de visibilidade (88%) e a linha central dessa faixa passa por Araruna e vai ao Norte de Cajazeiras. Então por exemplo, cidades como Cuité, Picuí, essa linha passa por cima dessas cidades.

Em Catolé do Rocha PB, no sertão da Paraíba, uma equipe de pessoas irá assistir o eclipse no Monte Tabor.

Em várias cidades do Sertão da Paraíba, os melhores locais são em elevações perto das cidades, ou seja, nas serras, onde parte da população irá escalar e assistir o eclipse.

Em relação ao horário, isso depende da região do país onde a pessoa vai estar acompanhando o eclipse. Por exemplo, na Paraíba, o eclipse começará a ser observado por volta das 16h43 para as cidades no Sertão. Já para os observadores do litoral, a sombra começará a ser percebida às 15h31, e o “anel de fogo” será visto em sua totalidade às 16h46.

Em outras regiões do Brasil, como no Amazonas, o eclipse se inicia às 13h09 (horário local), e o ‘anel de fogo’ será visto por volta das 14h55. 

De acordo com o físico Felipe Sérvulo, existem várias formas que podem garantir segurança ao público na hora de observar o eclipse. No entanto, ele alerta também que mesmo com todas as formas de segurança que possam ser adotadas, é necessário ter em mente que observar o sol por muito tempo, mesmo durante o fenômeno, pode causar danos irreparáveis na visão.

O filtro lente de soldador é o mais recomendado para a proteção, de numero 12 ou 14, e não é recomendado olhar por muito tempo para o sol, sempre é bom e necessário descansar a visão.

A NOTICIA BS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário