Serão depositados, nesta quarta-feira (29), nas contas das  prefeituras de todo país, os recursos do Fundo de Participação dos  Municípios (FPM), referentes ao terceiro decêndio de fevereiro. O último  repasse do mês, já descontada a retenção do Fundo Nacional de  Desenvolvimento da Educação (Fundeb), chega a um montante de R$  1.196.154.995,90.
Segundo informações da União Brasileira de  Municípios (UBAM), esse último repasse registrará um aumento de 22% em  relação à estimativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), divulgada  no início deste mês. Ao comparar com o repasse do mês de fevereiro de  2011, o FPM teve uma recuperação em torno de 40%, mesmo sem se levar em  conta os índices inflacionários.
Segundo o presidente da UBAM,  Leonardo Santana, o montante dos recursos do Fundo de Participação dos  Municípios, repassado durante o mês de fevereiro, somando os três  decêndios, chega a 6,8 bilhões de reais, sendo 22% maior que o repasse  de janeiro deste ano. E ao comparar com o mesmo mês do ano passado, o  crescimento chega a 11,7% em termos nominais.
Leonardo informou  que essa recuperação do FPM se dá por conta do aumento da arrecadação do  Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados  (IPI) de janeiro, que foi 3,7% em relação a janeiro do ano passado. 
O  presidente da UBAM também ressaltou que a entidade continuará sua luta  em torno da proposta de equiparação de repasses entre Estados e  Municípios, isonomia essa que poderá garantir um aumento de 43% nos  recursos oriundos das transferências constitucionais.
 
Da Redação com assessoria da Ubam

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário