Seguidores

28 de dezembro de 2012

ONG faz campanha para ajudar macacos que estão morrendo de fome por causa da seca

http://portalcorreio.uol.com.br/obj/11/111928,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0.jpg
Pontos de arrecadação foram disponibilizados em vários estabelecimentos comerciais no município de Piancó, no Sertão

A Organização Não Governamental (ONG) S.O.S. RIO PIANCÓ está realizando uma campanha de doações de alimentos e dinheiro para ajudar macacos que, segundo ela, estão morrendo de fome e de sede. O motivo das mortes é o efeito devastador da seca na serra de Santo Antônio, no município de Piancó (distante 391 quilômetros de João Pessoa), no Sertão da Paraíba.

Sensibilizados com a situação dos primatas, a ONG, em parceria com alguns estabelecimentos comerciais da cidade, resolveu unir forças para amenizar a falta de alimentos e de água. Alguns pontos de arrecadação foram disponibilizados em vários pontos da cidade. A ONG também tem o cuidado de levar esses alimentos arrecadados para pontos estratégicos de modo que não mude seu comportamento silvestre, o qual estão habituados.

O presidente da S.O.S. RIO PIANCÓ, José Rodrigues Filho, informou que, em apenas um dia, cerca de 200 quilos de donativos foram doados. "Começamos esta campanha na quinta-feira. Em um dia, conseguimos sensibilizar a população e arrecadar cerca de duzentos quilos de donativos, entre milho, frutas, sementes, nozes ou dinheiro para aquisição desses produtos e custeio da mão de obra atinente", ressaltou.

Desde a fundação da cidade de Piancó, existe uma população de macacos pregos que habita a Serra de Santo Antônio. Atualmente, com os anos de seca que assolam essa região e com a presença humana, começou a causar sérios problemas para os primatas. Um deles é a falta de alimentos causada pela escassez das chuvas, que já provoca a morte desses animais.

A S.O.S. RIO PIANCÓ enviou propostas à Secretaria de Meio Ambiente dos Recursos Hídricos da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba (SERHMACT) com a finalidade de transformar a serra em um Jardim Étnico Botânico. "Com isso, estaremos diversificando a flora existente com o plantio de mais espécies frutíferas nativas, visando aumentar a oferta de mais alimentos para os macacos, como também, com constante acompanhamento e monitoramento das ações, visando mais presença de agentes ambientais e servindo de visitação para estudantes do município e de outras regiões conhecerem este ecossistema", afirmou José Filho.

Pontos de arrecadação:

Bombonieri do Zé Batata
Posto de Manoel Tomaz
Farmácia do Povo
Odilon Calçados
Casa Remígio
Rádio Cidade FM de Piancó
Rádio Nativa FM de Piancó
Águias da Noite
Guardiões da Noite
Grupo Escoteiro Padre Otaviano 13º PB de Piancó

Sede da ONG: Rua Pedro Jerônimo Ângelo, 179, Bairro Ouro Branco, Piancó (PB).
Contato: sosriopianco@gmail.com


FONTE: PORTAL CORREIO

A NOTICIA BOM SUCESSO PB.






Nenhum comentário:

Postar um comentário