Seguidores

14 de dezembro de 2015

Ex-vereador catoleense é encontrado morto no interior de sua residência em Sousa

Espedito proferindo palestra em 1968, no CTDV


O ex-vereador catoleense Espedito Vieira Figueiredo, que residia na cidade de Sousa (PB), foi encontrado sem vida, na noite deste sábado (dia 12 de dezembro), na casa em que morava, na cidade sorriso.

A polícia militar foi informada e imediatamente uma guarnição esteve no citado local e constatou a veracidade do fato, encontrando o corpo do advogado em uma cadeira. O lugar foi isolado até a chegada da polícia civil.


Após os procedimentos realizados o corpo foi encaminhado ao IML da cidade de Patos para ser feito o exame cadavérico, mas possivelmente a morte tenha sido provocada por motivo natural. 

Uma vida dedicada ao socialismo e ativismo

Espedito Vieira de Figueiredo, 65 anos, era advogado e ativista social, e teve uma passagem muito importante na vida política de Catolé do Rocha, quando na década de 60, enfrentou a oligarquia da família Maia, participou ativamente dos movimentos estudantis, e foi um dos integrantes do levante revolucionário, que mais tarde ficou conhecido como os ‘Guerrilheiros do Capim Açu’, denominação ao símbolo maior daquela geração, a Serra do Capim Açu, inspirou os meninos de alma vermelha, no comparativo a ‘Sierra Maestra’, uma região serrana de Cuba, que foi  centro ativo de operações e acampamentos dos rebeldes, liderados por Fidel castro e Che Guevara, na guerra  revolucionária contra o ditador Fulgêncio Batista.

De acordo com Informações de familiares, Espedito Figueiredo sofria de problemas cardíacos, e residia sozinho em uma casa anexa aos dos familiares, quando percebeu sua ausência, e foram saber o que acontecera, encontraram o advogado sem vida. Há suspeita que ele tenha passado mal, e causa morte, possivelmente problemas cardíacos.

Eleito vereador por Catolé

Espedito Figueiredo proferindo palestra no Colégio Técnico Dom Vital, ao lado de Frei Marcelino, no final da década de 60 - Foto: Arquivo Catolé News

Dr. Espedito Figueiredo chegou a se eleger vereador em Catolé do Rocha, nas eleições de 1968, com o apoio de Frei Marcelino e dos estudantes da época, e foi protagonista de vários fatos marcantes, na política local, sendo um dos mais famosos, o desentendimento com o então vereador Isnard Fernandes Maia (sobrinho do líder político José Sérgio Maia), que chegou a dar um murro no colega.

Funcionário de carreira do Banco do Nordeste, Espedito veio trabalhar na agência do BNB de Catolé do Rocha, onde foi professor no Colégio Técnico Dom Vital, e um dos fundadores do Centro Estudantil.

Espedito foi perseguido pelos poderosos

Não chegou a concluir o mandato de vereador, em virtude de uma transferência repentina da agência de Catolé do Rocha para Maceió, ato compreendido na época como perseguição ao esquerdista.

Mesmo estando em Maceió, Espedito comparecia as sessões da Câmara Municipal, mais numa manobra dos mandatários da época, a CMCR conseguiu cassar o vereador por faltar três sessões.

Espedito também foi expulso do Banco do Nordeste por ter escrevido um artigo, onde fez elogios ao Guerrilheiro Che Guevara.

O corpo de Espedito Vieira Figueiredo foi sepultado na cidade de Sousa, no final da tarde deste domingo (13).


PORTAL CATOLÉ NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário