Seguidores

29 de outubro de 2017

Pesquisa Ibope mostra que Lula lidera intenções de voto nas eleições de 2018


Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera pesquisa de intenção de voto para a eleição de 2018 para presidente da República realizada pelo Ibope. O levantamento do instituto aponta o petista com mínimo de 35% e máximo de 36% das respostas dos entrevistados. A informação é do colunista Lauro Jardim do jornal O Globo.
Na segunda colocação aparece o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), com mínimo de 15% e máximo de 18%. Marina Silva (Rede), a terceira colocada da pesquisa, varia entre 8% e 15%, de acordo com o cenário proposto.
A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 22 de outubro. No total, 2.002 pessoas participaram do levantamento, com representantes em todos os estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Cenário 1
Simulação feita pelo Ibope com Lula candidato mostra o petista com 35%, Bolsonaro com 13% e Marina Silva com 8%. Na sequência aparecem o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), com 5%; Luciano Huck (sem partido), com 5%; João Doria Jr (PSDB), com 4%; eCiro Gomes (PDT), com 3%. Álvaro Dias (Podemos) tem 2%, Ronaldo Caiado (DEM) aparece com 1%; e Chico Alencar (PSOL) também atinge 1%. Henrique Meirelles (PSD) e João Amoedo (Novo) ficam com 0%. Votos brancos e nulos somam 18%. Não sabem ou não responderam atingem 5%.
Cenário 2
Um cenário apresentado com Fernando Haddad (PT) concorrendo no lugar do ex-presidente Lula mostra Jair Bolsonaro e Marina Silva empatados na primeira colocação, com 15% cada. Na sequência vêm Luciano Huck (8%), Ciro Gomes (7%), Geraldo Alckmin (7%), João Doria Jr (5%) e Álvaro Dias (3%). Henrique Meirelles, Fernando Haddad, Ronaldo Caiado, Chico Alencar e João Amoedo têm 1% das intenções de voto cada. Brancos e nulos somam 28% e não sabem ou não responderam têm 6%.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando o Ibope não apresenta nomes para que o entrevistado escolha, o nome de Luiz Inácio Lula da Silva é o mais citado, com 26%. Bolsonaro, mais uma vez, aparece na segunda colocação, agora com 9%. Marina Silva fica em terceiro, com 2%. Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, João Doria Jr, Dilma Rousseff e Michel Temer também foram citados, com 1% cada. Outros nomes, que foram citados por menos de 1% de entrevistados, somam 3%. Brancos e nulos atingem 26% e não sabem ou não responderam correspondem a 30%.
Rede TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário