Seguidores

18 de junho de 2021

Butantan anuncia estudo de vacina única para gripe e covid-19


O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta sexta-feira (18) que o instituto trabalha no desenvolvimento de uma vacina em dose única para a gripe e para a covid-19. “O Butantan já está tentando colocar numa fase adiantada de desenvolvimento uma vacina que seja única para a gripe e para a covid”, afirmou. “Se conseguirmos isso será, provavelmente, a primeira vacina do mundo.”

A declaração ocorreu na sede do instituto durante coletiva de imprensa para anunciar a chegada de 2,2 milhões de doses da CoronaVac que serão entregues ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

Com a nova remessa, são 52,2 milhões de doses da vacina entregues à pasta. “Até 30 de setembro, estaremos entregando 100 milhões de doses da vacina do Butantan, da coronavac, para o programa nacional de imunização”, afirmou Doria.

O governador afirmou ainda que o cronograma de vacinação poderá ser antecipado, mas não deu detalhes. A coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula afirmou que, por enquanto, a data para toda a população com mais de 18 anos é dia 15 de setembro. Mas disse que na coletiva de imprensa da próxima quarta-feira (23) podem ser anunciadas antecipações.

Estudos Butanvac e 3ª dose

Dimas Covas comentou ainda sobre os estudos para o desenvolvimento da ButanVac, imunizante produzido integralmente no país. “Temos oito milhões de doses da ButanVac prontas e armazenadas. Vamos continuar armazenando até chegar aos 40 milhões de doses”, disse. “Os estudos pré-clínicos em animas foram bem sucedidos.

O diretor do Butantan disse ainda que é possível que seja necessária uma 3ª dose de reforço na imunização contra a covid-19. “Nesse momento, tudo indica que ela será necessária para todas as vacinas. Tem países da Europa já se programando para fazer isso em outubro. O Brasil terá necessidade de fazer essa 3ª dose no início do próximo ano.”

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário