Seguidores

24 de junho de 2022

Família Teixeira é precursora da denominação evangélica em Bom Sucesso PB.

 

Casal Seu Basto Teixeira e Dona Lica.

Pagina do livro da escritora Margarida Costa.

Bom Sucesso PB, sexta-feira 24 de junho de 2022.

A família Teixeira através do seu patriarca Sebastião Alves Teixeira conhecido por Seu Basto Teixeira, é precursora da denominação evangélica no município de Bom Sucesso PB.
A primeira igreja evangélica que alcançou o município de Bom Sucesso PB foi a congregacional, através da família Teixeira.
Primeiramente a família Teixeira teve participação direta nos trabalhos da Congregação da Igreja Congregacional no Distrito de Olho Dauguinha, que teve seu inicio por volta do de 1943 (79 anos), na residência pertencente a Zé Crispin, por intermédio do reverendo Antônio Neto bastante conhecido na Micro-Região 89. Foi construído no centro do sitio Olho Dauguinha um pequeno templo Congregacional, da Igreja Evangélica Congregacional da União, tendo como doador do terreno seu Crispin; e como enfrentam-te Sebastião Alves Teixeira (Seu Basto), como também seu filho Hermes Alves Teixeira e anos mais tarde Maria Vicência Diniz conhecida por Duceu; os trabalhos congregacionais no Olho Dauguinha e na cidade de Bom Sucesso se confunde com a família Teixeira pois ambos tiveram inicio com esta família e até os dias atuais ainda continua, pois todos participaram ativamente na criação do trabalho congregacional nesta região.
Vale lembra que também, quem foi membro e congregado no Distrito Olho Dauguinha, foi o Pastor Hodias Alves Teixeira, filho do Casal Hermes e Vicência, (hoje no campo de Campina Grande, Igreja Congregacional do Marinho) Inclusive o Pastor Hodias é o único Pastor congregacional Batizado no referido templo; Hodias também foi pastor da Igreja de Brejo dos Santos, e automaticamente da congregacional de Olho Dauguinha. 
Em Bom Sucesso PB não foi diferente, a família Teixeira teve participação direta no inicio dos trabalhos da denominação evangélica, tendo como um dos enfrentantes Sebastiao Alves Teixeira (Seu Basto Teixeira), após o seu falecimento, a família deu continuidade a os trabalhos. Onde foi improvisado um local cedido pela irmã Gercina Maria da Silva (Deta filha de Seu Basto Teixeira) e seu esposo Benedito, na sua própria residência. Inclusive a Irmã Gercina foi a primeira Cristã a se matricular na escola bíblica dominical em Bom Sucesso, o segundo Hermes Alves Teixeira e o terceiro Vicência Francisca da Conceição. 
No ano de 1987 o Sr. Jedier Alves Teixeira, comovido pela situação da igreja, cedeu um prédio de sua propriedade, localizado na avenida Raimundo Gonçalves de Almeida para a realização dos trabalhos. Em maio de 1995, chegou ao campo de Bom Sucesso PB enviado pela Igreja Evangélica Congregacional de Brejo dos Santos o jovem missionário Jandilson de Melo, com a missão de propagar o evangelho e construir o templo da referida igreja, um sonho ainda distante para os irmãos. Mas com as bênçãos de Deus e a ajuda de todos os irmãos o sonho tornou-se realidade, e em 19 de setembro de 1997 foi inaugurado o templo da Igreja Evangélica Congregacional.
A escritora Margarida Costa, em seu livro intitulado "Bom Sucesso a cidade que vi nascer" registrou a família Teixeira através de Sebastiao alves Teixeira (Seu Basto)  como percussor dos cristaos evangélicos no município de Bom Sucesso PB.
Sebastiao Alves Teixeira é o pai do ex-vereador e ex vice prefeito  Novo de Basto Teixeira, do ex-vereador Hermes Teixeira (já falecido), de Gercina Teixeira primeira membra da igreja Congregacional em Bom Sucesso PB. Ele é avô do Pastor Hosdias Alves Teixeira (atualmente residindo em Capina Grande), e bisavó da ex-vereadora Rudileide Teixeira. Ambos residentes em Bom Sucesso PB.

A NOTICIA BS.

2 comentários: