Seguidores

29 de março de 2024

Mulheres bonsucessenses participam da tradição da malhação do judas. E chama a atenção, pela criatividade, e pelos membros do grupo, ser na sua maioria mulheres.

 

Na Semana Santa é tradição entre os jovens, sair com o judas pedindo comissões nas comunidades e nas cidades; a novidade este ano, são as mulheres que também aderiram a tradição.

Pela primeira vez um grupo de mulheres fabricaram de forma artesanal o Judá e foram se apresentar em varias cidades da nossa região, como em Jericó, Brejo dos Santos, Alexandria RN e Bom Sucesso PB.

 

As mulheres bonsucessenses estão passeando com o seu "Judá"; nas estradas e ruas, em toda região. Ninguém se admire se encontrar um grupo de mulheres participando do tradicional "Judá”, pois nesta época é comum a pratica desta tradição.

Uma das tradições da Semana Santa é a malhação do Judas, quando as pessoas destroem um boneco que simboliza o homem que traiu Jesus e o levou à morte. 

Os Judas são bonecos montados com roupas velhas, saco de náilon ou estopa e muitas vezes são cheios de mato para dar realce às partes do boneco. Os Judas Chamam a atenção pela criatividade e aparência dos bonecos, desta vez um grupo de mulheres de Bom Sucesso foram criativas ao extremo, pois o Judá estava bem debilitado; dando sentido que a malhação já havia começado.

As mulheres elas andam pela cidade e sítios, todas mascaradas, com o Judá em cima de um carro pedindo comissões  nas comunidade. Essas comissões servem para fazer a festa da malhação que acontece no dia do sábado; o sábado de aleluia.

 

No sábado de aleluia, as comunidades se reúnem para surrar um boneco representando Judas Iscariotes, como forma de vingança à traição a Jesus Cristo. Em Bom Sucesso esta cultura retornou inclusive com mulheres, após um período parado pela pandemia da COVID19. As mulheres visam revitalizar ainda mais esta expressão cultural e fazê-la vigorar durante muito tempo na tradição da comunidade.

 

O A NOTICIA BOM SUCESSO - PB, teve o conhecimento de que o grupo de mulheres são em torno de 13 componentes. O Judá que as mulheres fabricaram foi feito em nosso município, e a tradição mais uma vez é mantida em nossa terra; e se depender destas mulheres e dos jovens da nossa região, a tradição vai durar por muito tempo.

O Sábado de Aleluia é o dia da malhação de Judas, tradição em todo país, trazida pelos espanhóis e portugueses para toda a América Latina. Com o passar dos anos, a tradição continua viva em Bom Sucesso PB e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário