O Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa), aprovou os primeiros pedidos de empréstimo pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário, em 2012. O valor, correspondente a R$ 131 mil, será liberado para três famílias da cidade de Bom Sucesso.
A análise dos pedidos foi feita na manhã desta sexta-feira (30), em reunião da câmara técnica, grupo que reúne instituições e entidades ligadas às questões rurais no Estado, sob a coordenação do Interpa. “Até agora, esses pedidos de empréstimo não apresentaram problema, configurando-se como um bom começo para 2012”, disse o presidente do Interpa, Nivaldo Magalhães.
Segundo ele, duas das famílias beneficiadas moram no sítio Tabuleiro Comprido; a outra, vive no sítio Humaitá. Juntas, elas adquiriram 50 hectares de terra para o trabalho e subsistência na zona rural. “Caso a documentação e os pré-requisitos dos solicitantes estejam de acordo com os critérios do programa, o dinheiro começa a ser liberado em 120 dias”, disse.
O Programa Nacional de Crédito Fundiário é do Governo Federal, com a coordenação dos Estados. O recurso é usado na estruturação necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural das áreas beneficiadas. Além da terra, o agricultor pode construir a casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma.
O financiamento pode tanto ser individual quanto coletivo. O programa possui condições diferenciadas de acordo com o valor do financiamento contratado. As liberações podem chegar a R$ 40 mil por família, na Paraíba, com pagamento em até 20 anos, incluindo três anos de carência.
Da Secom - PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário