Seguidores

28 de julho de 2012

Ex-presidente Lula confirma apoio do PT ao PP


Durante encontro, ex-presidente Lula classifica de legal e legítima a aliança do partido com Daniella Ribeiro.

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou ontem o apoio do PT a candidatura da deputada estadual Daniella Ribeiro (PP) à Prefeitura de Campina Grande, pela coligação ‘Para Campina Crescer em Paz’, e, consequentemente, a manutenção da aliança do partido com o PP, classificada por ele como absolutamente legal e legítima.

A reafirmação ocorreu, ontem, pela manhã, durante encontro de Lula com Daniela e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, na Fundação Lula, em São Paulo.

Na oportunidade o ex-presidente lamentou um uso do PT de forma indevida por pessoas que estão tentando prejudicar a aliança com o PP, bem como a decisão da Justiça Eleitoral em Campina Grande, em indeferir a candidatura de Daniella, que tem o vereador Péron Japiassú (PT), como candidato a vice, por conta de outra candidatura que vai contra todas as deliberações partidárias.

Segundo Lula, a direção nacional do PT vai ingressar com um recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TER-PB) defendendo a aliança com o PP e contestando o indeferimento do registro de candidatura da chapa encabeçada por Daniella Ribeiro, que foi legitimada pelas instâncias partidárias.

“É lamentável a utilização do PT de forma indevida, para tentar inviabilizar uma aliança legitima, homologada pelas instâncias partidárias e pelas resoluções baixadas para disciplinar internamente a condução do processo eleitoral, escolha de candidatos e políticas de alianças partidárias. A direção nacional do PT irá recorrer até a última instância da Justiça Eleitoral para garantir a manutenção da aliança do PT com o PP em Campina Grande”, declarou o ex-presidente.

De acordo com a Daniella Ribeiro, o apoio de Lula, presidente de honra do PT, em um momento como este é de fundamental importância, e mais uma comprovação de que a aliança do PP com o PT foi celebrada seguindo os trâmites legais. A candidata disse, ainda, que a assessoria jurídica da coligação estar tomando as providências cabíveis para recorrer da decisão junto ao TRE-PB, tendo como uma das partes recorrentes a direção nacional do PT.

Alexandre diz que não irá à Nacional

Com candidatura deferida, Alexandre Almeida (PT), revelou ontem, que não pretende pedir apoio à executiva nacional para seu projeto político em Campina Grande. Ela disse que tem percebido que os membros da Executiva nacional, em São Paulo estão fazendo uma “manifestação agressiva” contra a candidatura própria do partido na cidade.

Segundo Alexandre, a maioria dos filiados em Campina Grande demonstrou ser contra a aliança PP-PT e a Justiça acatou a decisão em favor do deferimento de sua candidatura e da vice Flavia Galdino. Alexandre acredita que os petistas que agora estão contra sua candidatura, apoiando a aliança com o PP, irão se arrepender, pedir desculpas e apoiá-lo.

“Vou seguir com os meus filiados que decidiram por minha candidatura, e quando a minha campanha crescer, “aqueles” que estão sendo contra hoje, irão voltar atrás e pedir desculpas e nos dar apoio”, frisou.

A candidatura do petista foi homologada na tarde da ultima quinta-feira. A candidata a vice na chapa encabeçada por Alexandre Almeida é Flavia Maria.

Proporcional

O juiz da 71ª Zona Eleitoral, Giovanni Magalhães Porto, julgou o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da chapa proporcional da coligação ‘Para Campina Crescer em Paz’ e excluiu o PT.

Para decisão, a Justiça considerou a resolução política do Congresso do PT, que segundo ele, não serve de socorro a permitir à coligação, não apenas por ela ser anterior ao Regulamento de Prévias e Convenções, mas por não aceitar alianças partidárias com o PPS, que está na chapa majoritária apoiada pela proporcional.

Justiça indefere Sizenando Leal

A justiça eleitoral de Campina Grande indeferiu mais um pedido de registro de candidatura. Depois de negar registro à candidata da Coligação “Para Campina Crescer em Paz” de Daniela Ribeiro (PP), ontem o juiz da 71ª Zona Eleitoral, Giovanni Magalhães Porto, indeferiu o registro do candidato Sizenando Leal (PSOL) e do seu vice, Arimatéia de Lucena Cirne.

O magistrado considerou que Arimatéia não apresentou quitação eleitoral, se apresentando sem condições de elegibilidade. “Indefiro o registro de candidatura do vice-prefeito por estar comprometido o registro do candidato ao cargo de prefeito, em prejuízo total do deferimento da chapa, por força do que dispõe o art 50, da resolução nº 23.373/2012 que não admite deferimento condicional”, considera o juiz para dar a sentença.

Ele considerou ainda que indeferido o registro da chapa, pode o partido, “por sua conta e risco, recorrer da decisão ou, desde logo, indicar um substituto ao candidato. Giovanni Magalhães ressaltou também que não há dúvida, “pela informação lançada que o Sr. Sizenando Leal reúne todos os requisitos para se lançar candidato a prefeito, o que não ocorre com o seu candidato a vice”, destacou.

À espera


Com a decisão de ontem da Justiça Eleitoral, apenas a prefeitável da coligação ‘Campina Segue em Frente’, Tatiana Medeiros (PMDB), ainda não teve o pedido de registro de candidatura julgado. Campina Grande registrou sete candidatos a prefeito.
 
Portal Correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário