Os
bancários iniciam hoje uma paralisação nacional, com prazo
indeterminado. A greve já havia sido aprovada no dia 12 de setembro, e,
como não foram apresentadas novas propostas dos bancos às reivindicações
dos trabalhadores, a paralisação foi confirmada.
Segundo
o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que tem 2.835
agências bancárias em sua base, a adesão não será de 100% no primeiro
dia. Como ocorreu em anos anteriores, ela deve crescer gradualmente.
Os
bancários reivindicam, principalmente, reajuste salarial de 11,93%
--sendo 5% de aumento real, maior participação sobre lucros e resultados
e "fim das metas abusivas" -- exigências de mínimo de venda de produtos
do banco por seus funcionários.
Ainda,
pedem um piso salarial de R$ 2.860,21, valor calculado pelo Dieese
(Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos)
como sendo o mínimo para que o trabalhador possa pagar suas despesas
básicas e de sua família.
Por sua vez, a proposta dos bancos é 6,1% de reajuste salarial, mantendo a mesma fórmula de participação nos lucros.
COMO ENFRENTAR A GREVE
A paralisação não isenta o consumidor de pagar suas contas dentro do prazo estipulado pelo credor.
Para
evitar eventuais encargos, como multas e juros pelo não pagamento da
dívida em dia, a primeira atitude é ligar para a agência na qual possui
conta para saber se ela aderiu à greve. Caso tenha aderido, procure
saber se outra agência está operando.
Na
impossibilidade de utilizar uma agência bancária, a solução é procurar,
o quanto antes, o credor e solicitar outra opção de local para efetuar o
pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de
barras para pagamento nos caixas eletrônicos, e outros.
Lembrando que a greve não afeta o funcionamento dos caixas eletrônicos das instituições financeiras.
De
acordo com o Procon-SP, diante de um cenário de greve, as empresas são
obrigadas a oferecer outro local de pagamento. Se o fornecedor se
recusar a disponibilizar uma alternativa, o cliente deve documentar sua
tentativa e registrar uma reclamação junto ao Procon.
COMPROVANTES
O
cliente deve guardar os comprovantes, tanto os que indicam que ele
buscou o credor para solicitar outra forma de pagamento, quando os
comprovantes de pagamento feitos por outros canais, como internet e
telefone.
"No
caso da internet, o comprovante pode ser impresso. Pelo telefone, o
consumidor deve anotar o número do protocolo", diz o Idec (Instituto
Nacional de Defesa do Consumidor).
ÁGUA, LUZ E TELEFONE
As
contas de serviços públicos como água, luz e telefone não precisam
necessariamente ser pagas nas agências bancárias. É possível quitar em
casas lotéricas e em alguns supermercados.
CONTAS EM ATRASO
Para
quem tem conta como luz, água, telefone, gás em atraso, a orientação é
fazer o pagamento normalmente pelos canais alternativos do banco
(internet, telefone, corresponde bancário).
As próprias concessionárias de serviço público costumam inserir os juros e as multas na conta do mês seguinte.
No
caso dos títulos de cobrança --condomínio, escola, academia,
financiamentos-- a orientação da Febraban (Federação Brasileira de
Bancos) é pedir ao cedente do título um novo boleto já com os valores
atualizados ou fazer o pagamento pelo Débito Direto Autorizado (DDA).
O
DDA é um serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários, que
permite ao cliente realizar o pagamento de boletos eletronicamente.
Caso
o boleto seja do próprio banco e a agência estiver fechada, o pagamento
pode ser feito no site do banco. Lá, é possível solicitar nova via de
boleto em atraso, mesmo para pessoas que não são correntistas.
Basta
acessar o serviço de atualização de boleto, na página inicial do banco
emissor do título de cobrança. Em seguida inserir a numeração do código
de barras do boleto, o site irá gerar um novo boleto para pagamento.
Com o boleto atualizado, é possível pagá-lo pelos canais alternativos do banco.
VEJA AS OPERAÇÕES DE CADA CANAL
Caixas Eletrônicos
- Pagar contas: pagamento de contas (não vencidas); agendamento de pagamentos e DOC; Pagamento e de cartão de crédito.
- Saques e depósitos: Saques / retirada de folha de cheque; depósitos em dinheiro ou cheque; consulta e retirada de saldo/extrato; transferências; saques de benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS, etc.
- Outros serviços: bloqueio de cartão; empréstimo pessoal (CDC); resgate de investimento e solicitação de débito automático.
Correspondentes
São os supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios
- Pagar contas: água; luz; telefone --com ou sem fatura; tributos municipais e estaduais; boletos de bancos; carnês; INSS / GPS; FGTS-GRF / GRRF / GRDE (com código de barras) e Contribuição sindical (em dinheiro).
- Sacar dinheiro e benefícios: bolsa família; INSS; FGTS; Seguro desemprego; PIS; com cartão magnético - limitado à R$ 1000,00 ou três transações diárias.
- Depositar: em conta corrente ou em conta poupança. Operação limitada à R$ 1.000 ou em até três transações por dia.
- Outros serviços: Consulta de saldos e extratos de contas correntes e poupanças; fazer Declaração Anual de Isento (Imposto de Renda); entrega de propostas de cartão de crédito, conta corrente, cheque especial e empréstimo por consignação para aposentados, pensionistas do INSS, empregados de empresas conveniadas e recarga de celular pré-pago.
Internet banking
- Consultas: saldo; extrato; lançamentos futuros; extrato de compras com Cartões de Débito; informe de rendimentos; investimento; poupança; aplicações e transações agendadas.
- Pagamentos: DDA (Débito Direto Autorizado); agendamento de pagamento de contas (água, luz, telefone e gás); bloqueio de cobrança; DARF / DARF Simples; DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional); GFIP - FGTS; GPS - INSS; IPVA; DPVAT; IPTU/ISS; GRCS; ISS; licenciamento de veículos; e recarga de celular.
- Transferências: entre outros bancos; TED e DOC eletrônico.
- Outros Serviços: solicitação e desbloqueio de talão de cheques; solicitação, consulta e cancelamento de débito automático; empréstimos e outros.
Banco por telefone
- Pagamentos: pagamento de boleto a vencer da mesma instituição e de outras, pagamento de conta de consumo (água, luz, telefone, gás) e pagamento de imposto e taxas.
- Consultas: consulta de saldo, fatura do cartão de crédito, entre outros.
DA FOLHA ONLINE
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