Seguidores

24 de dezembro de 2013

“Velho da Serra” é encontrado morto em Boa Esperança no Lastro/PB.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O popular Josemar Farias dos Santos, conhecido como “Josemar da Loca” que tinha 54 anos,e residia na Serra Negra no Distrito de Boa Esperança no município no Lastro, divisa com Tenente Ananias/RN, Vieirópolis/PB e Caiçara/RN, foi encontrado morto no início da manhã deste domingo nas proximidades da Boa Esperança.
Josemar estava desaparecido desde o início do mês de novembro, onde várias buscas foram feitas por parte de amigos e o Corpo de Bombeiros da cidade de Sousa. 
A polícia foi acionada e compareceu ao local adotando os procedimentos de praxe e em seguida o corpo foi levado ao IML da cidade de Patos para ser feito o exame cadavérico e constatar a verdadeira causa morte.
Josemar ficou bastante conhecido no estado da Paraíba e no Rio Grande do Norte no ano de 2007, após passar 26 anos incomunicável com a civilização em cima da uma serra, sobrevivendo apenas dos recursos naturais.
Só após 10 anos, Josemar começou a interagir de forma discreta com os moradores do Distrito de Boa Esperança no Lastro, que deixavam bolachas, rapadura, café, arroz, alimentos básicos em cima de uma pedra e, só momentos depois quando ninguém estava por perto era quando Josemar, na época, magro, cabeludo e barbado, de forma rápida pegava os alimentos e desaparecia na mata fechada.
Com o decorrer do tempo, Josemar passou a trocar produtos, fruto de sua plantação em alimentos levados por populares à sua “loca de pedra”. Posteriormente, Josemar passou a fabricar uma “garrafada”, produzida com uma mistura de raízes nativas da região, tida pelos moradores da região como medicinal, remédio para várias pessoas portadoras de doenças.
A notícia da garrafada se espalhou rapidamente, após uma matéria pioneira produzida pela equipe do Sertão Informado em fevereiro de 2007, onde depois várias emissoras de TV da Paraíba e do Rio Grande do Norte, subiram a serra para entrevistarem o misterioso “Velho da Serra”.
Com o decorrer do tempo, centenas de pessoas faziam excursões para o local em busca de conhecer Josemar, além de pedirem rezas contra mau-olhado e adquirirem o xarope milagroso.
No ano de 2011, a vida de Josemar foi relatada em um filme, através de um documentário produzido pelo Cineasta Luiz Torres Cacau, intitulado como o “Homem da Serra”, filme este que foi exibido pela Mostra Nacional de Cinema, “Revelando os Brasis” na época percorreu e foi exibido em várias regiões do país.
Hidroastro B. Abrantes/Sertão Informado

Nenhum comentário:

Postar um comentário