Seguidores

13 de janeiro de 2014

ACERVO CULTURAL SOBRE ZÉ RAMALHO PODE SAIR DE BREJO DO CRUZ PARA MINAS GERAIS POR FALTA DE APOIO. "PB CULTURA É ZÉRO"

Na cidade de Brejo do Cruz, existe um Museu que leva o nome de Acervo Cultural Zé Ramalho, que é artista de destaque nacional e nasceu na cidade. Porém esta história toda encontra-se praticamente de portas fechadas pela falta de apoio e isso pode fazer toda essa riqueza cultural deixar a Paraíba rumo ao estado de Minas Gerais.

Em contato com o jornalista Aurílio Santos, diretor e único responsável pelo Acervo, existe o contato com a prefeitura da cidade de Sabará, no interior de Minas Gerais e segundo ele a proposta é bem interessante, já que eles tentam dar destaque e manter viva a história colhida e catalogada com muito amor e suor.

Aurílio conta que o Acervo recebe uma certa quantidade de visitantes mensalmente e que mais de 90% destes são de outros estados. “Já vieram em caravana nos visitar”, confirma.

O diretor do Acervo Cultural não poupou críticas a falta de apoio em todos os lados; “A Prefeitura de Brejo do Cruz é cheia de burocracia, nada nos é liberado. O Comércio também não demonstra interesse e por fim, o Governo do Estado que só faz propaganda, mas Cultura é zero”, alerta.

O diretor citou nominalmente o Secretário de Cultura do Estado, Chico César (que por sinal é natural da região e também cantor, igual ao Zé Ramalho). “Chico me dá tristeza a falar, nunca nos ajudou com nada e podemos perder este tesouro”; detalhou.

Aurílio ainda disse que os custos não são altos, mas que existem; “Cerca de R$ 400,00 por mês, incluindo o aluguel do prédio que pagamos”, afirmou.

O Acervo Cultural já ficou fechado por alguns meses em 2012, e hoje em dia está quase da mesma forma; “Eu abro apenas quando tem visitantes, não posso contratar uma pessoa para deixar o local sempre aberto”, relatou.

São mais de 500 peças, entre discos, instrumentos e roupas de Zé Ramalho, que doou alguns dos objetos.
Aurílio pede para que tal fato chame a atenção das autoridades e não permitam a transferência da cultura da Paraíba para Minas Gerais.


O Acervo está em coma, tomara que o salvem”, finalizou. 

Blog do Clinton Medeiros

A NOTICIA BOM SUCESSO PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário