Seguidores

23 de agosto de 2014

MDA e Prefeitura de Bom Sucesso, realizam amanhã (24) mutirão para emissão de documentos e acesso aos serviços do INSS e INCRA


agricultoras-horz

Agricultores do Médio Piranhas recebem Mutirão de retirada de documentos

agricultoras-horz

Agricultores familiares terão a oportunidade de fazer, gratuitamente, documentos civis e jurídicos, neste mês. Entre os dias 21 e 27 de agosto, municípios da Paraíba receberão mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR).
A ação atende prioritariamente mulheres, mas homens, jovens e crianças também podem colocar em dia a documentação. O mutirão vai emitir 1ª e 2ª vias do registro de nascimento, Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de promover a inserção de agricultores no Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal.
“A região Nordeste é a que mais apresenta demandas de mutirões e a que mais emite documentos pelo programa”, afirma a coordenadora substituta de acesso à terra e cidadania do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Tereza Arruda.
Os municípios contemplados são: São Bento (PB), Catolé do Rocha (PB), Brejo dos Santos (PB), Bom Sucesso (PB) Jericó (PB), Lagoa (PB) e Riacho dos Cavalos (PB).
Na Paraíba a perspectiva é que sejam realizados dois mil atendimentos.

VEJAM OS LOCAIS ATENDIDOS, E OS QUE FALTAM REALIZAR O ATENDIMENTO:
São Bento (PB) Atendimento realizado
Data: 21de agosto (quinta-feira)
Hora: 09 às 17h
Local: E.M.E.F. Dr. Jarques Lúcio da Silva
Catolé do Rocha (PB) Atendimento realizado
Data: 22 de agosto (sexta-feira)
Hora: 09 às 17h
Local: Centro Cultural Geraldo Vandré
Brejo dos Santos (PB) Atendimento realizado
Data: 23 de agosto (sábado)
A REALIZAR
Hora: 09 às 17h
Local: E.M.E.F. Arão Teodomiro de Sousa
Bom Sucesso (PB)
Data: 24 de Agosto (domingo)
Local: Prefeitura Municipal.
Jericó (PB)
Data: 25 de agosto (segunda-feira)
Hora: 09 às 17h
Local: Centro Cultural
Lagoa (PB)
Data: 26 de agosto (terça-feira)
Hora: 09 às 17h
Local: E.M.E.F. Margarida Cardoso
Riacho dos Cavalos (PB)
Data: 27 de agosto (quarta-feira)
Hora: 09 às 17h
Local: Creche Antônia Vieira Carneiro

O Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural – PNDTR tem como principais parceiros e atividades do mutirão, os seguintes órgãos:

Instituto de Polícia Científica – IPC (Secretaria de Segurança Pública), que prestará os serviços de emissão de Carteira de Identidade (RG), para pessoas a partir dos 14 anos de idade.

Emissão de Carteira de Identidade (RG) 

Os documentos necessários para a 1ª Via do RG são: certidão de nascimento ou casamento (original) e duas fotos 3x4; Para a emissão de 2ª via do RG, é preciso levar a certidão de nascimento ou casamento (original), a identidade anterior (ou o nº), ou mesmo o Boletim de Ocorrência e duas fotos 3x4.

Emissão de Carteira de Trabalho 

Ministério do Trabalho e Emprego – MTE com emissão de Carteira de Trabalho, para pessoas a partir de 16 anos.

Os documentos necessários para a 1ª Via – Carteira de Identidade ou Certidão de nascimento ou casamento (original) e duas fotos 3x4; Para a emissão de 2ª via do RG, é preciso levar a Carteira de Identidade, certidão de nascimento ou casamento (original), a Carteira de Trabalho anterior (ou o nº), ou mesmo o Boletim de Ocorrência e duas fotos 3x4. OBS: Não serão aceitas fotografias com blusas de alça, camiseta e camisas de time de futebol.

Ministério Fazenda - Emissão de CPF, para pessoas a partir de 0 ano de idade.

Os documentos necessários para a 1ª Via – Carteira de Identidade ou Certidão de nascimento ou casamento (original) e para os maiores de 18 anos, é necessário à apresentação do título de eleitor. Para a emissão de 2ª via, é preciso o número do CPF, e para os maiores de 18 anos, é necessário à apresentação do título de eleitor.

Também serão prestados serviços e informações do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, a exemplo da emissão do NIT, extrato do CNIS, extrato de tempo de contribuição, agendamentos, informações e orientações sobre benefícios, acerto de dados cadastrais, habilitação de benefícios (aposentadoria, BPC idoso, salário maternidade, auxílio reclusão e pensão). 2ª via do extrato para Imposto de Renda, 2ª via da Carta de Concessão e memória de cálculo, formulário para requerimento de benefícios, acerto de atividade e acerto de inscrição e Consulta de situação de requerimento de benefícios.

INCRA – Instituto nacional de Colonização e reforma Agrária, será representado na ciranda de serviços com a sua equipe que prestará os serviços de emissão de CCIR, emissão de DAP, atualização cadastral no sistema SIPRA, cadastro de acampados, emissão de declaração de assentados, além de outras informações e orientações.

Criado em 2004, o Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais faz parte do Programa Territórios da Cidadania, do Plano Social Integrado de Registro Civil de Nascimento e Documentação Civil Básica, e do Pacto de Redução das Desigualdades Regionais do governo federal.

A NOTICIA BOM SUCESSO PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário