Seguidores

21 de fevereiro de 2015

O papel social da imprensa



O século 21 nasceu numa sociedade baseada na informação. No mundo de hoje, o grande jogo do poder se dá na mídia. Ao menos contar com sua isenção pode eleger ou defenestrar governantes e aprovar ou rechaçar esta ou aquela política pública. Nesse contexto, essa mídia - e sobretudo a imprensa que a pauta - assume, antes de mais nada, um papel social de altíssima responsabilidade e que deve ser exercido com absoluta transparência sob pena de ameaça à democracia e aos direitos de cidadãos por conta de etnia, credo, grau de instrução, posições político-ideológicas ou de estrato social a que pertençam.

É esperável, portanto, que aquela pautadora da mídia, a imprensa, compreenda seu papel social e aceite submeter-se a uma única e plausível exigência: equilíbrio. Ao decidir tender para algum lado sem dar ao que pensa diferente a mesma oportunidade que a sua de se manifestar, a imprensa rouba o direito da sociedade de decidir com base em análise equilibrada, que para sê-la precisa de informações equilibradas que lhe deem acesso a ambos os lados de todas as questões - e agora peço que se releve que todas as questões têm dois ou mais lados.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Análise revelou que 91% dos brasileiros pensam que a imprensa ajuda a combater a corrupção ao divulgar escândalos que envolvem políticos e autoridades. Trata-se de uma grande maioria, que aumenta, passando para 97%, quando se pergunta se a imprensa tem o dever de investigar e divulgar esses problemas. Mas há quem pense que a imprensa vê as coisas por um prisma negativo, dando especial destaque aos aspectos ruins ou prejudiciais de certos fatos. É claro que nem só de denúncias pode viver o jornalismo, mas, de qualquer forma, ninguém se declara a favor da censura e todos concordam que a imprensa livre é fundamental para o funcionamento da democracia. O que você tem a dizer sobre esse tema? Qual é, a seu ver, o papel da imprensa numa sociedade democrática?


Então Pessoal, que fique bem claro; as minhas reportagens é de cunho jornalistico, que traz simplesmente a informação dos acontecimentos do nosso município e da nossa região; acontecimentos estes que faz parte do cotidiano das pessoas, até porque noticias fazem parte de uma sociedade, então trazer assuntos de pessoas, eventos, acontecimentos é de praxe no meio da informação. Trabalho em uma rádio em que a sua audiência é em toda a região, e também tenho este portal de noticias www.anoticiabomsucessopb.blogspot.com.br trazendo as informações, seja ela qual for, não faço parte da imprensa para agradar ou desagradar, simplesmente para informar os acontecimentos, seja ele de destaque ou acontecimentos particulares, ou de pessoas públicas. Não é atoa que o nosso blog todos os dias tem vários acessos, já caímos no gosto do povo, até porque o único blog que estar atualizando as matérias aqui no nosso município é o A NOTICIA BOM SUCESSO PB, o nome já diz tudo NOTICIA então aconteceu virou noticia. 
Sobre os comentários, entendemos que é normal pois as pessoas são livres para expressar as suas opiniões, não cabe a mim fazer juízo sobre os inúmeros comentários nas redes sociais, cada um é responsável pelo que diz ou pensa sobre os assuntos que foram noticias.
Sobre as questões que envolvem a politica, não faço juízo de valor e nem defendo políticos, até porque vejo eles de uma maneira diferenciada dos que tem paixão; vejo os políticos de maneira igual, todos são igual, falam uma coisa pensam outra e fazem totalmente diferente do que disse e do que pensou; os políticos só defendem os seus próprios interesses. As pessoas que tem a paixão politica é quem conseguem ver a diferença entre eles, então boa sorte e sejam felizes. Jamais terei inveja de tais, até porque sei do que este ou aquele politico é capaz. para mim TODOS SÃO IGUAIS.
QUERO SIMPLESMENTE AGRADECER PELA GRANDE AUDIÊNCIA, SEJA NO RÁDIO OU NO PORTAL DE NOTICIAS; SÓ TENHO A AGRADECER A TODOS.

Atenciosamente: Israel Alves de Oliveira

A NOTICIA BOM SUCESSO PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário