Atuando no Brasil há mais de um ano, a médica Cubana, Dra. Sandra, que trabalha no PSF Eulâmpio Cândido da Silva, no município de São Bento, no Sertão da Paraíba, concedeu entrevista ao Jornal Correio da Manhã, da Rádio São Bento FM, nesta quarta-feira (20), onde falou de diversos assuntos, dentre eles a violência, destacando que o tema é o que mais lhe causa impacto na região.
Vinda ao país pelo Programa Mais Médicos, a médica cubana relatou, também, sobre os serviços prestados na Unidade Básica de Saúde onde atua, afirmando que atende em torno de quarenta usuários por dia, de segunda a sexta-feira, o que resulta num total de mais ou menos 800 atendimentos mensais. Além da saúde, ela abordou as diferenças e semelhanças entre o Brasil e o país de origem, dizendo que, em Cuba, não se tem o hábito de comer farofa nem cuscuz, comidas tradicionais do Nordeste Brasileiro.
Quando fez referência às atividades de lazer, Sandra disse que gosta muito de baladas, mas que não participa de festividades em São Bento, temendo a violência, aproveitando pra fazer um comparativo com seu país, onde as pessoas andam livremente pelas ruas, a qualquer hora do dia ou da noite, sem nem um temor.
Sandra acrescentou que é da região oriental de Cuba, afirmando ser um lugar de clima quente também, porém, com temperaturas mais amenas, em relação ao clima do Sertão da Paraíba.
Por fim, a cubana disse que gosta dos trabalhos desempenhados na Terra da Rede, dando destaque à Farmácia Básica do município e ao Laboratório Municipal, onde os pacientes têm direito a medicamentos e realização de exames de forma gratuita.
Leomarque Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário