O promotor eleitoral da 36ª Zona em Catolé do Rocha, Dr. Stoessel Wanderley concedeu entrevista exclusiva ao BLOG do Clinton Medeiros sobre os trabalhos fiscalizatórios vindouros através da chegada do micro período eleitoral, que começa já no próximo dia 20 de Julho com a data inicial das convenções partidárias.
Ele confirmou inicialmente já estar bem localizado com o trabalho na cidade; “Apesar do pouco tempo na cidade, mas já estou ambientado com Catolé e seu povo. Sou promotor há três anos, vim da cidade de Sousa para cá, onde já tinha sido substituto em outra oportunidade. Estou desde abril em Catolé do Rocha e assumi a segunda promotoria, e estou cumulando na primeira que também está vaga. Fiquei feliz em ser bem recebido em Catolé, e pretendo mesmo assim satisfazer a população de nossa região”; garantiu.
Dr. Stoessel lembrou que as vedações eleitorais já começaram; “Essa semana começou as vedações eleitorais da lei, como questões de abuso de poder político, como impossibilidade de nomeação de cargos públicos, propagandas irregulares das mais diversas naturezas”; alertou, e comentou ainda sobre práticas costumeiras proibidas; “A prática de envelopamento de carros era bastante recorrente, desde a eleição passada ficou proibido, e esse ano se incluiu que não pode uso de outdoor, limitações para propagandas impressas, inclusive em veículos tem limite para adesivagem destes”; ressaltou.
O representante do MPE-PB asseverou ainda um alerta a eleitores sobre compra de votos; “Lembramos a todos que compra de votos, ou oferecimento vantagens pelo voto constitui crime grave para os candidatos e também para os eleitores, e abordagens deste tipo precisa ser denunciado ao ministério público e a polícia, o pleito tem de ter lisura”; afirmou.
Outro destaque necessário exposto por ele foi ainda o fato de denúncias formuladas ao MP; “Esperamos a colaboração de todos, candidatos e população, e em havendo, podem formular denúncia junto ao Ministério Público, mas eu ressalto essa questão é delicada, e existe muita fofoca, por isso recomendo que nas denúncias acompanhem provas necessárias, como vídeo, fotografias e testemunhas”; pediu.
LISTA DE FICHAS SUJAS
O estaque no estado inteiro tem sido as listas negras de ex e atuais gestores que tiveram condenações em Tribunais de Contas, o promotor catoleense já está de olho nelas; “Estaremos de olho pra saber se os candidatos aqui terão capacidade eleitoral passiva, e não ter contra si nenhuma acusação de inelegibilidade iremos receber as listas dos gestores que possivelmente sejam fichas sujas, e ainda pediremos antecedentes dos disputantes, como da justiça estadual e eleitoral, pois sabemos que condenações em segunda instância irão impedir candidatos de disputarem. Uma dificuldade pode ser o fato de estarmos em uma campanha municipal e são muitos candidatos a vereador e a prefeito, mas vamos trabalhar pra dar conta. Mesmo assim na véspera da eleição teremos o auxílio de outro colega quando chegar bem próximo do pleito, como na véspera e no dia, e nessas datas nossa prioridade serão as demandas eleitorais”; finalizou.
Com Clinton Medeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário