Seguidores

20 de julho de 2016

Esquema frauda licitação para obras de Saúde no Sertão da Paraíba

Esquema de fraude na construção de cinco unidades de saúde em Princesa Isabel, na PB, foi desmontado durante a Operação Cardeiro (Foto: Rafaela Gomes/TV Paraíba)

Um esquema de fraude nas licitações para construção de quatro Unidades Básicas de Saúde e um Centro de Reabilitação na cidade de Princesa Isabel foi desmontado durante a Operação Cardeiro, realizado na manhã desta terça-feira (19). O desvio é de R$ 1 milhão, de acordo com as investigações, sendo que a obra estava orçada em R$ 5 milhões.

Participam da operação o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), Ministério Público Federa (MPF) e a Polícia Federal (PF). Além de Princesa Isabel, a ação acontece nas cidades de João Pessoa, capital paraibana, e Salgueiro e Pesqueira, em Pernambuco.

A investigação constatou que a mesma empresa ganhou duas licitações suspeitas de favorecimento. Segundo o MPF, isso aconteceu justamente por causa da relação de parentesco entre os proprietários da empresa e membros da gestão municipal.

Durante a operação, três funcionários públicos da prefeitura de Princesa Isabel, membros da comissão de licitação, foram afastados, além do cumprimento de dez mandados de busca e apreensão.

Ainda há dois mandados de prisão preventiva que seguiam em aberto até as 11h desta terça-feira, contra o ex-secretário de obras da prefeitura e o sócio proprietário da empresa vencedora da licitação. Eles são parentes e investigados como suspeitos de participar do esquema de desvio. A prisão preventiva foi expedida porque eles estariam tentando atrapalhar as investigações.

O nome da operação, chamada de Cardeiro, faz alusão a um cacto bastante comum no Sertão, um vegetal resistente à seca.

Esquema de fraude na construção de cinco unidades de saúde em Princesa Isabel, na PB, foi desmontado durante a Operação Cardeiro (Foto: Rafaela Gomes/TV Paraíba)
Esquema foi desmontado durante a Operação Cardeiro (Foto: Rafaela Gomes/TV Paraíba)
Do G1 PB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário