Seguidores

5 de janeiro de 2017

REBELIÃO NA PENITENCIÁRIA DE PATOS NO SERTÃO PARAIBNO

Rebelião no presídio de Patos na manhã desta quarta-feira (4) (Foto: Rafaela Gomes/TV Paraíba)

Confira tudo sobre a rebelião na Penitenciária de Patos que deixa dois mortos e feridos


Dois presos foram mortos e dois ficaram feridos em uma rebelião na manhã desta quarta-feira (4), na Penitenciária Padrão Romero Nóbrega, em Patos, no Sertão da Paraíba.

O Batalhão de Operações Especiais da Polícia (BOPE) também já chegou ao presídio para tentar controlar os detentos. A rebelião teria começado nesta manhã e não tinha sido controlada até as 11h30 (horário local).

A quarta-feira é dia das visitas íntimas e, no momento do tumulto, as mulheres de alguns detentos estavam no presídio. Segundo a PM, elas foram orientadas pelos próprios detentos a deixar o local. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) estão na parte externa da penitenciária para levar os feridos para unidades de saúde.

Rebelião é controlada após duas mortes em presídio de Patos


Rebelião no presídio de Patos na manhã desta quarta-feira (4) (Foto: Rafaela Gomes/TV Paraíba)
Rebelião no presídio de Patos na manhã desta quarta-feira (4) (Foto: Rafaela Gomes/TV Paraíba) 

A rebelião no presídio Romero Nóbrega, em Patos, no Sertão paraibano, foi controlado no início da tarde deste quarta-feira (4). O motim havia começado pela manhã e terminou com duas pessoas mortas e duas pessoas feridas. O sistema penitenciário suspeita que exista uma arma de fogo no local, em posse de detentos, mas até 13h40 (horário local) nenhuma arma foi apreendida. Os agentes vão realizar uma operação de revista na unidade.

De acordo com as informações do presídio Romero Nóbrega, a situação foi controlada por volta das 12h30 e a unidade vai receber um reforço de agentes e policiais, para o início de uma operação de revista ainda nesta quarta-feira. Segundo os agentes de plantão, ainda não existe uma previsão para o fim desse procedimento que pode se estender pela noite.

Os agentes também confirmaram que o motim terminou com dois presidiários mortos e outros dois feridos. Os detentos que morreram ainda chegaram a ser socorridos, mas não resistiram. Batalhões especiais da Polícia Militar e a Polícia Civil estão dando apoio a ação. A suspeita é de que o tumulto tenha começado com uma briga entre detentos de duas celas.

A quarta-feira é dia das visitas íntimas no presídio e, no momento do tumulto, as mulheres de alguns detentos estavam no interior da unidade prisional. Segundo a Polícia Militar, elas foram orientadas pelos próprios detentos a deixar o local.

Arma 'sumiu' em presídio onde houve rebelião que deixou mortos, diz polícia


Arma localizada em uma das celas da prisão
Arma localizada em uma das celas da prisão - Imagem compartilhada do WhatsApp  

Uma pistola pertencente ao sistema prisional desapareceu no mês de novembro do ano passado, na penitenciária Romero Nóbrega, em Patos, no Sertão paraibano. Dois presos morreram baleados e outros dois ficaram feridos nesta quarta-feira (4) na unidade prisional. A informação é do delegado Sylvio Rabelo. Entretanto, a Polícia Civil ainda não sabe se a arma usada pelo preso é a mesma que desapareceu.

Segundo Sylvio Rabelo, a arma foi perdida durante uma troca de plantão. “A cada 24 horas é feita a troca de turma e as armas repassadas. Em uma das trocas, a pistola sumiu do alojamento. Sabemos que havia um preso armado nessa rebelião, mas ainda não sabemos se a arma que ele usou para atirar contra os outros presos é essa pistola que havia sumido”, disse ele.

Ainda segundo o delegado, a Polícia Civil já tem um inquérito aberto para investigar o desaparecimento da arma do sistema penitenciário. Ainda nesta quarta-feira, os agentes penitenciários e as polícias Civil e Militar iniciaram um procedimento dentro do presídio para tentar localizar a arma usada no crime, mas até 18h15 (horário local) ela não foi localizada.

 


DO G1 PB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário