Seguidores

4 de março de 2017

Raio causa prejuízo em residências e tira emissora de rádio do ar em Paulista


Um raio que caiu sobre a cidade de Paulista danificou muito aparelhos elétricos em várias residências. Prejuízos em decorrência do fenômeno são relatados em todas as regiões da cidade.

A descarga foi tão grande que tirou a única emissora de Rádio da Cidade do AR danificando vários equipamentos. O sinal de internet ficou prejudicado. Houve danos à equipamentos da OI, em decorrência disso, a telefonia fixa ficou interrompida por várias horas.

A precipitação natural aconteceu no final da tarde da última terça-feira (28), no momento em que caia uma leve chuva sobre a cidade de Paulista. A Emissora de Rádio Comunitária local deve voltar a funcionar com suas atividades normais ainda este final de semana.

Raios são descargas elétricas muito fortes, capazes de matar, ferir, incendiar, quebrar estruturas, derrubar árvores e abrir buracos ou valas no chão.

A descarga gerada por um relâmpago tem intensidade mil vezes maior que a corrente elétrica que passa por um fio de chuveiro elétrico. As temperaturas de um raio podem chegar a 30 mil graus Celsius, cinco vezes mais elevada que a da superfície do Sol.

O Brasil é o país líder mundial na incidência deste fenômeno, o país registra 50 milhões de descargas elétricas por ano. Segundo o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), raios mataram 1.790 pessoas entre 2000 e 2014, a cada 50 mortes por raio no mundo, uma acontece no Brasil.

Fonte: Fala PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário