Seguidores

26 de abril de 2017

Campeonato de 87: Flamengo ganha dentro de campo e Sport do Recife ganha nos tribunais.

Zico levanta a taça da Copa União de 1987 (Reprodução)

Imagem do Troféu Copa União oferecido pela Revista Placar ao campeão do Módulo Verde e que foi vencido pelo Flamengo em 1987. Em 1988, o troféu da Placar foi levantado pelo Bahia ao lado da réplica da Taça Oficial, e em 1990, a revista criadora do troféu entregou-a de presente ao flamenguista ZICO em sua despedida dos gramados.
Resultado de imagem para taça copa união

Copa União foi o nome de fantasia da competição formulada, em 1987, pelo Clube dos 13, torneio este, que foi organizado pelas principais equipes Brasileiras.

O modulo verde contou com 16 equipes, que foi organizado pelos clube dos 13; foi disputado pelas principais equipes brasileira, sendo elas: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Internacional, Grêmio, Bahia, Goiais, Santa Cruz e Coritiba.

A CBF alegando que não tinha condições financeiras para organizar a primeira divisão do campeonato Brasileiro no ano de 1987, e realizar o referido campeonato, entregou a responsabilidade a os principais e mais populares times do Brasil.
Os clubes se reuniram e fundaram o chamado clube dos 13, para poder realizar a competição, que tinha regulamento próprio e taça própria. O clube dos 13 teve o patrocínio da Globo, Varig, Cocacola e da revista Placar, para a realização da Copa União (modulo verde).
O Clube dos 13, decidiram em assembléia antes de se conhecer o campeão do módulo verde, que não haveria cruzamento entre os demais módulos. E isto foi respeitado pelo campeão e vice da copa união modulo verde.

Já a CBF organizou os demais módulos, o Amarelo que teve dois campões Sport do Recife e Guarani, que depois da disputa de pênaltis, que saiu empatado 11 a 11, as duas equipes se declararam campeãs.
A CBF também organizou o modulo Azul que teve como campeão Americano e o modulo Branco tendo como campeão o Operário.

Todo mundo sabe que o Flamengo jogou o módulo verde contra as equipes de Primeira Divisão: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Vasco, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Internacional, Grêmio, Bahia, Goiais, Santa Cruz e Coritiba.

Já o Sport do Recife Jogou o modulo amarelo com as equipes inferiores: América, Atlético Paranaense, Atlético Goianiense, Bangu, Ceará, Criciúma, CSA, Guarani, Internacional de Limeira, Joinville, Náutico, Portuguesa, Rio Branco, Treze de Campina Grande e Vitória.

O Flamengo e Internacional Campeão e vice do modulo verde, atendendo a decisão do clube dos 13, não disputaram o quadrangular que a CBF queria impor as equipes pertencentes ao Clube dos 13.

"Em 1987, ainda vigorava a Lei 6251/1985, que firmava o CND Conselho Nacional de Desportos, como a última instância no esporte brasileiro. As federações não tinham autonomia para dar a última palavra em questões jurídicas. A CBF aceitou o fato de o Clube dos 13 organizar e, depois, intrometeu-se para não ficar em baixa. O C13 não aceitou e recorreu ao CND, que declarou o Flamengo, por unanimidade, campeão brasileiro – explica Manoel Tubino, presidente do CND no ano da polêmica Copa União.
Tubino explica que até 1988, quando entrou em vigor a nova Constituição, aí sim as federações passaram a ter autonomia para ser a última instância em decisões relativas ao esporte.
- Como já falei, aquela intervenção não cabia e a CBF se incomodou com o fato de o Clubes dos 13 ter promovido uma revolução. A partir disso, com a competição em andamento, a CBF, à época presididida por Octávio Pinto Guimarães e com Nabi Abi Chedid como vice, intrometeu-se, mudando a regra do jogo. O Clube dos 13 firmou seu propósito de seguir o que foi acordado em um primeiro momento, negando-se a deixar que qualquer de seus representantes disputassem o cruzamento proposto pela CBF - prossegue Tubino.
O ex-presidente do CND segue criticando a CBF, mostrando que a decisão de declarar o Sport como legítimo campeão de 1987 não foi a medida mais correta.
- Com a abstenção do Clubes dos 13 desta decisão, respeitando o que já tinham acordado antes de Flamengo e Inter fazerem a final, após o campeonato a CBF declarou o Sport campeão. Com isso, o C13 recorreu ao CND e declaramos, por unanimidade, o Flamengo campeão brasileiro, em reunião extraordinária, conduzida pelo relator Álvaro Mello Filho - firma.
Com o objetivo de resgatar a memória dos torcedores mais antigos e revelar novidades para os mais jovens, Tubino explica que o CND, à época do tetra rubro-negro entidade máxima do esporte brasileiro, foi criado em 1941 pelo decreto 3199/1941, em pleno Estado Novo, quando o país era presidido por Getúlio Vargas. João Lyra, um sociólogo, foi o criador do decreto que pôs Estado junto ao esporte brasileiro".

(Artigo publicado originalmente em 13 de dezembro de 2007 com o título “Ex-presidente do CND firma: ´O Flamengo é penta´” no site do Lance!Net no endereço eletrônico).

O Sport inconformado com a decisão do Clube dos 13 e com a decisão do CND, entrou na justiça federal de Pernambuco para ser legitimado campeão de 1987, contrariando a FIFA que não permite que clube procure a justiça enquanto não se esgotasse a esfera desportiva.
A justiça Federal atendeu a petição do Sport e declarou o Sport campeão de 1987.

Em 2011, a CBF através de uma resolução por meio do seu Presidente declarou o Flamengo Campeão Brasileiro de 1987 ao lado do Sport.
O Sport entrou com um novo recurso na justiça alegando o seu direito de ser declarado único campeão de 1987, sendo acatado pela Justiça Federal de Pernambuco pelo STJ e confirmado pelo STF.

Até hoje se tem esta polêmica sobre o Tema. E ela vai continuar para sempre, até porque a Fifa não se pronunciou sobre o tema, apenas publicou em seu site oficial que o flamengo é campeão da Copa União de 1987.

FICANDO APENAS UMA RESSALVA:

1987: cada um sabe o que ganhou


O Superior Tribunal de Justiça conferiu o título da Copa União de 1987 ao Sport, encerrando pendenga que se arrastava pelos séculos dos séculos. A rigor, a decisão proíbe a CBF de declarar o Flamengo campeão daquele ano ao lado do Sport.
A discussão era bizantina e deixou de ser sobre futebol a partir do momento em que saiu do campo. Flamengo e Sport se declaram campeões de um campeonato cuja fórmula de disputa começou de um jeito, sem a organização da CBF, e terminou de outro, determinado pela CBF. Ambos têm seus motivos para reivindicar a taça. Cada um sabe o que ganhou, quem enfrentou e quem superou.
O Flamengo se diz campeão por ter vencido Internacional, Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, São Paulo, Fluminense, Palmeiras, Botafogo, Vasco, Bahia, Coritiba, Goiás, Santos, Santa Cruz e Corinthians.
O Sport se diz campeão por ter vencido Guarani, Bangu, Atlético-PR, Vitória, Criciúma, Portuguesa, Inter de Limeira, Treze de Campina Grande, Rio Branco-ES, Atlético-GO, Ceará, Náutico, Joinville, CSA e América-RJ.
Parabéns ao STJ, pela conclusão jurídica da questão, e ao Sport, pela vitória indiscutível de 4 votos a 1 no tribunal.
E que o futebol fique enclausurado nas quatro linhas e nunca mais saia de lá.
http://globoesporte.globo.com/platb/marvio-dos-anjos/2014/04/09/1987-cada-um-sabe-o-que-ganhou/



Nós respeitamos a decisão judicial nos tribunais que declara o Sport de Recife campeão Brasileiro de 1987; mas também temos a certeza que o Flamengo foi campeão da Copa União organizado pelo clube dos 13, dentro de campo. 

Em 1987 a CBF foi enfrentada e peitada pelos principais clubes do país, que não aceitaram a chantagem da Confederação, e não disputaram um quadrangular imposta pela mesma, pois a Copa União tinha regulamento próprio e Taça Própria. A CBF vendo o sucesso de público da Copa União e a renda dos clubes quis intervir com o campeonato em andamento, fez uma reunião a fim que os campeão e vice do modulo verde e campeão e vice do modulo amarelo (que na realidade não teve campeão, pois os dois dizem ser o campeão do amarelo), os principais clubes bateram o pé contra a poderosa CBF, e não aceitaram nada vindo da Confederação, e ai surgiu a grande polêmica do campeonato sem fim o de 1987. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário