Seguidores

26 de janeiro de 2022

Águas da transposição do Rio São Francisco chegam à Barragem Engenheiro Ávidos, na Paraíba. Obra Inaugurada por 4 presidentes.



As águas da transposição do Rio São Francisco chegaram à Barragem Engenheiro Avidos, nesta terça-feira (25), em Cajazeiras, na Paraíba. A estrutura, que atende cerca de 61,4 mil pessoas da região, deve beneficiar o rio Piranhas Açu, até a Barragem de São Gonçalo, em Sousa.

 

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, do Governo Federal, a Barragem Engenheiro Avidos, que opera desde 1936, recebeu reformas em 1977.

 

Agora, passa por serviços de modernização e recuperação, que foram iniciados em maio de 2021 e receberam investimentos federais de R$ 17,6 milhões.

 

O recurso hídrico deve seguir, pela primeira vez, ao Rio Grande do Norte, abastecendo as barragens de Oiticica, em Jucurutu, e Armando Ribeiro Gonçalves, em Açu.

 

A previsão de entrega dessas obras, segundo o órgão federal, é em junho deste ano.

 

"Essas águas vão permitir que milhares de pessoas possam ter a tão sonhada segurança hídrica. Água tratada na torneira, água à disposição para se gerar emprego e oportunidade, para se diminuir a pressão sobre o sistema de saúde pública" destacou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

 

O último trecho de canal executado do Projeto São Francisco, entre os reservatórios Caiçara e Engenheiro Avidos, foi inaugurado em outubro de 2021.

 

Monteiro foi a primeira cidade paraibana a receber as águas da transposição, no dia 8 de março de 2017. A água passou no último segmento de canal da transposição para entrar no túnel por volta das 18h20, já na zona rural de Monteiro, próximo à divisa com Pernambuco. G1PB


São Francisco: a incrível obra que foi ‘inaugurada’ por quatro presidentes

Bolsonaro inaugura obras, que começaram com Lula e passaram por Dilma e Temer; Transamazônica, Transnordestina e Norte-Sul seguem sem fim

Ao inaugurar um trecho do Eixo Norte da transposição do rio São Francisco, em Penaforte (CE), o presidente Jair Bolsonaro se tornou mais um presidente a entregar obras do interminável projeto, cuja “paternidade” é motivo de disputas políticas em função de seu potencial eleitoral no Nordeste – no caso de Bolsonaro, a visita foi encorajada pela turma do Centrão, seus novos aliados.

A transposição foi iniciada ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e teve trechos inaugurados nos governos Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB). Idealizador do projeto, que começou em 2007 e deveria ter sido entregue em 2012 ao custo de 5 bilhões de reais (o custo final será de 12 bilhões), o melindrado petista chegou a promover em 2017, ao lado da já ex-presidente Dilma, uma inauguração simbólica e não oficial do Eixo Leste da transposição – dias antes, Temer abrira as comportas que levaram água à cidade de Monteiro, no sertão paraibano.

Obra de quatro presidentes,  a transposição do São Francisco está definitivamente na balbúrdia das obras públicas brasileiras que tendem ao infinito e mobilizaram diversos governos, como a rodovia Transamazônica, iniciada no governo de Emílio Médici (1969-1974), na ditadura militar, a ferrovia Norte-Sul, que começou a ser construída no governo de José Sarney (1985-1990), e a ferrovia Transnordestina, cujas obras foram lançadas em 2006, quando Lula era presidente. A conferir se a transposição, 97% concluída, terá Bolsonaro como o último da fila. Veja.

Os governos Lula e Dilma construíram mais de 93% da Obra ambos inauguraram trechos, Michel Temer também inaugurou. Bolsonaro irá concluir uma obra grandiosa após pegar a obra com 97% feita.


A NOTICIA BS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário