Segundo o tenente-coronel Danilo Galvão, comandante do 4º BBM, o combate tem sido dificultado pelo relevo íngreme e pelo difícil acesso à região. “Há muito vento, o calor está elevado e encontramos focos distantes uns dos outros, o que indica ação criminosa”, explicou.
Diante da gravidade da situação, a Polícia Civil anunciou, nesta terça-feira (16), a abertura de um inquérito para apurar a origem do incêndio. O delegado Claudinor Lúcio, responsável pela investigação, confirmou a suspeita de crime ambiental.
“Em contato com o Corpo de Bombeiros, verificamos que esse incêndio é criminoso. Hoje mesmo vamos iniciar as investigações para identificar os autores desses focos, que têm causado prejuízos significativos ao meio ambiente e à população local”, afirmou o delegado.
As equipes de combate continuam abrindo picadas na mata para alcançar os pontos mais críticos e impedir que o fogo se alastre ainda mais. Enquanto isso, moradores da zona rural seguem apreensivos com a aproximação das chamas das propriedades, temendo prejuízos materiais e riscos à saúde.
Por Patos Online
Um incêndio de vegetação está em andamento desde a tarde do último sábado (13) entre os municípios de São José do Bonfim e Mãe d'Água, no sertão da Paraíba.
Segundo o Corpo de Bombeiros, "existem focos bastante distantes um do outro, o que indica que são focos provocados pelo ser humano". As equipes enfrentam dificuldade para acessar a área devido ao relevo acidentado e informam que "nossas viaturas não conseguem chegar, e até para chegar o pessoal a pé é difícil".
O período de seca, o calor elevado e o vento forte contribuem para a propagação das chamas. Sobre as ações no local, o Corpo de Bombeiros afirmou: "Estamos abrindo picadas na mata para poder acessar o local de fogo" e que "infelizmente, vai demandar muito trabalho para conseguir fazer o controle dessa chama".
A Polícia Civil instalou um inquérito para investigar a origem do incêndio e identificar os responsáveis pelos danos ambientais e riscos à população.
Porta T5.
Nenhum comentário:
Postar um comentário