Seguidores

17 de setembro de 2025

Incêndio florestal no Sertão da Paraíba é investigado como ato criminoso. Incêndio na Serra do Cruzeiro se aproxima de propriedades rurais em São José do Bonfim, e moradores relatam apreensão

 


Um incêndio de grandes proporções que atinge a Serra do Cruzeiro, entre os municípios de São José do Bonfim e Mãe d’Água, voltou a se intensificar nesta terça-feira (16) e está se aproximando de propriedades na zona rural. Moradores do Sítio Apertado relatam apreensão diante da proximidade das chamas no início da noite. 
“O fogo voltou com tudo no sítio Apertado e está chegando próximo às casas. Os moradores estão apavorados. Tem criança e idosos nas casas, a fumaça está muito forte lá”, relatou uma moradora em contato com o Patos Online.
O incêndio começou na tarde do último sábado (13) e chegou a ser parcialmente controlado no domingo (14), mas as condições climáticas e o vento forte favoreceram o retorno das chamas. Equipes do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) atuam no local há pelo menos 4 dias para tentar conter o avanço do fogo, que se espalha em diferentes pontos da serra.

Segundo o tenente-coronel Danilo Galvão, comandante do 4º BBM, o combate tem sido dificultado pelo relevo íngreme e pelo difícil acesso à região. “Há muito vento, o calor está elevado e encontramos focos distantes uns dos outros, o que indica ação criminosa”, explicou.

Diante da gravidade da situação, a Polícia Civil anunciou, nesta terça-feira (16), a abertura de um inquérito para apurar a origem do incêndio. O delegado Claudinor Lúcio, responsável pela investigação, confirmou a suspeita de crime ambiental.

“Em contato com o Corpo de Bombeiros, verificamos que esse incêndio é criminoso. Hoje mesmo vamos iniciar as investigações para identificar os autores desses focos, que têm causado prejuízos significativos ao meio ambiente e à população local”, afirmou o delegado.

As equipes de combate continuam abrindo picadas na mata para alcançar os pontos mais críticos e impedir que o fogo se alastre ainda mais. Enquanto isso, moradores da zona rural seguem apreensivos com a aproximação das chamas das propriedades, temendo prejuízos materiais e riscos à saúde.

Por Patos Online

Um incêndio de vegetação está em andamento desde a tarde do último sábado (13) entre os municípios de São José do Bonfim e Mãe d'Água, no sertão da Paraíba.

Segundo o Corpo de Bombeiros, "existem focos bastante distantes um do outro, o que indica que são focos provocados pelo ser humano". As equipes enfrentam dificuldade para acessar a área devido ao relevo acidentado e informam que "nossas viaturas não conseguem chegar, e até para chegar o pessoal a pé é difícil".

O período de seca, o calor elevado e o vento forte contribuem para a propagação das chamas. Sobre as ações no local, o Corpo de Bombeiros afirmou: "Estamos abrindo picadas na mata para poder acessar o local de fogo" e que "infelizmente, vai demandar muito trabalho para conseguir fazer o controle dessa chama".

A Polícia Civil instalou um inquérito para investigar a origem do incêndio e identificar os responsáveis pelos danos ambientais e riscos à população.

Porta T5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário