Seguidores

10 de outubro de 2025

Polêmica: Vereadores de Jericó aprovam requerimento (para um estudo), que pode viabilizar abertura das comportas do carneiro.

 

Açude do Carneiro.

As comportas no passado foram abertas. Hoje está fechada.

Uma grande polêmica surgiu hoje (10 de outubro) nas redes sociais, sobre a possível abertura das comportas do açude do Carneiro no município de Jericó no sertão do estado da PB. Tudo começou quando foi publicado um vídeo antigo, falando na abertura das comportas. Tudo na realidade não passou de um mal entendido.

Mas o que chamou a atenção da população de Jericó e de toda região, principalmente da população das cidades que são abastecidas pelo referido manancial como Lagoa, Brejo dos Santos, Bom Sucesso, Mato Grosso e a própria cidade de Jerico PB, foi que recentemente os vereadores de Jerico aprovaram um requerimento sobre um estudo sobre a possível viabilidade de abertura das comportas para atender produtores de leite, e pecuaristas que vivem abaixo da parede do açude do Carneiro. Segundo informações, é que o requerimento fala sobre um estudo, ou seja, uma análise que deverá ser feita pela AESA, para poder atender uma demanda no município de Jerico. Mas que até agora não existe nada de concreto para que se abra as comportas do Carneiro, somente o requerimento aprovado para análise.

O assunto é polêmico e tem causado discursão nas redes sociais sobre o tema, até porque o açude do Carneiro, no passado não muito distante, secou e ficou sem uma gota de água no seu porão, justamente pela abertura das comportas do carneiro em ano de estiagem, onde as comportas no passado eram abertas indiscriminadamente.

A população que depende do açude para abastecimento de água via CAGEPA, sofreu e muito, e por este motivo querem preservar as águas do carneiro para que não falte água para a população matar a sua sede. No passado aconteceu, agora a população luta para não acontecer, e o açude venha secar.

A população não quer mais correr o risco, por isto está em alerta, até porque ninguém sabe como será o próximo ano, já que este ano foi uma seca verde. A população sofreu e aprendeu a lição.

Com o estudo ou sem estudo da AESA, o fato é, que a maioria da população não quer mais as comportas do açude Carneiro aberta.

A NOTICIA BS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário