Seguidores

27 de julho de 2016

Governador inaugura escolas nas cidades de Jericó e Catolé do Rocha


O governador Ricardo Coutinho esteve, na tarde desta terça-feira (26), nas cidades de Jericó e Catolé do Rocha, onde inaugurou duas escolas. Em Jericó, ele entregou a reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Maia, que tem capacidade para atender 360 alunos por turno. Já em Catolé do Rocha foi inaugurada a Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Obdúlia Dantas, que recebeu investimentos de R$ 4,2 milhões com recursos do Tesouro Estadual.
A Escola Francisco Maia possui oito salas de aula, diretoria, secretaria, sala de professores, biblioteca, laboratório de informática, bateria de banheiros projetada dentro dos padrões de acessibilidade, depósito, cozinha, despensa, almoxarifado, rampa de acessibilidade e área coberta. O local foi contemplado com a recuperação da coberta, execução de piso novo em granilite em circulações e salas de aula, pintura geral, execução de nova caixa d’água (reservatório superior), colocação de cerâmica até 1,50m nas circulações e salas de aula, recuperação de todas as instalações e execução de novo muro e portões de acesso.

 
A escola recebeu aproximadamente R$ 1 milhão de investimento. Na solenidade, Ricardo ressaltou que uma nação só tem futuro quando oferece acesso ao conhecimento para todos. “Esta unidade de ensino nunca teve uma reforma profunda e estava realmente precisando. Nós fizemos um grande investimento na obra desta escola onde estudou boa parte dos moradores de Jericó. A reforma foi ampla e contemplou as necessidades dos alunos e funcionários. A escola precisa ter uma boa estrutura e também conteúdo. É isso que buscamos fazer nas escolas estaduais, dotando as unidades de laboratórios, ginásios e incentivando o ensino e aprendizagem”, ressaltou.

“Essa reforma foi de grande importância para todos os moradores de Jericó. Hoje estamos com uma escola nova, muito bonita e totalmente adequada para nossos alunos. Antes a situação estava precária”, disse a diretora Geane Carla.
 
O estudante Ricardo Douglas, faz o 2º ano e comentou que muitas vezes as aulas ficavam paralisadas por causa das condições precárias da escola. “O local tinha uma estrutura muito ruim que acabava prejudicando nosso estudo. Em dias de chuva ficava tudo cheio de água, isso causava um desânimo e falta de interesse dos alunos, muitos iam para outra cidade estudar. Agora está tudo muito bonito e com estrutura adequada”, comemorou. 
Ricardo ainda lembrou que vai lançar, nesta quarta-feira (27), o projeto Gira Mundo para professores. “Agora em setembro vamos mandar estudantes de escolas estaduais para estudar no Canadá, através do programa Gira Mundo. E amanhã lançarei o Gira Mundo voltado para professores. Eles terão a oportunidade de ir para a Finlândia fazer cursos e depois compartilhar os conhecimentos com os profissionais e alunos da rede pública. É algo que mostra o quanto estamos investindo em educação”, observou.
 
Após a solenidade em Jericó, Ricardo seguiu para Catolé do Rocha onde inaugurou a Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Obdúlia Dantas. “Esta é a maior escola entregue pelo nosso Governo. A Obdúlia Dantas tem 14 salas de aula e toda uma estrutura enorme e bem pensada para dar as melhores condições de estudo para os moradores de Catolé do Rocha e região. Além de ser grande em estrutura, ela também oferecerá inúmeras oportunidades de aprendizado para os jovens.

Essa escola será de turno integral, o que significa que tem um novo modelo onde o aluno passa o dia inteiro aprendendo e se desenvolvendo. A Obdúlia Dantas estava caindo há alguns anos. Sabendo da situação, mandamos derrubar tudo e construir uma escola nova. Acredito que somente através da educação podemos conseguir a igualdade entre as pessoas”, ponderou o governador.

A unidade educacional tem capacidade para atender 1.680 alunos e possui 14 salas de aula, ala administrativa e pedagógica, refeitório para 126 pessoas, cozinha, baterias de banheiros com acessibilidade, recreio coberto, biblioteca, videoteca, ginásio, laboratórios (informática, matemática, robótica e ciências humanas) e outrasdependências.

 
Para o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, as duas escolas entregues nesta terça-feira pelo Governo do Estado simbolizam a preocupação da gestão com a educação na Paraíba. “Essas duas escolas são um reflexo do trabalho e das demandas da população através do Orçamento Democrático. As unidades possuem laboratórios de informática, robótica e outros, estão bem equipadas e com uma estrutura excelente. No caso da Obdúlia Dantas, ela vai se incorporar ao projeto de Escola Cidadã Integral. Então é uma unidade em que o aluno tem protagonismo, conta com o auxílio de tutores e estuda em turno integral. Temos hoje oito escolas nesse modelo em funcionamento no Estado”, falou. 
A ex-aluna da Escola Obdúlia Dantas, Raysla Naiane, participou da solenidade em Catolé do Rocha e entregou uma carta de agradecimento ao governador pela obra. “Vim agradecer por Ricardo Coutinho ter atendido a uma demanda que a população levou até ele. É uma alegria ver a inauguração desta escola”, comentou.

“Quero agradecer por este presente para nossa cidade. A obra está belíssima e os jovens sentirão orgulho de estudar aqui. Foi um verdadeiro sonho realizado para todos nós de Catolé do Rocha vermos a Obdúlia Dantas tão bem estruturada”, agradeceu a estudante Tamara Gomes.
 
SECOM / PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário