É A PUBLICAÇÃO DA NOTICIA DE MANEIRA LIVRE E INDEPENDENTE.
ISRAEL ALVES DE OLIVEIRA
Seguidores
30 de junho de 2022
Djunierison Miranda pede demissão da Secretaria de Agricultura de Brejo dos Santos PB.
Disparos em residência na noite desta quarta-feira (29) no bairro Luzia Maia, em Catolé do Rocha PB
Por volta das 21h00, o COPOM do 12º BPM recebeu informações de alguns disparos numa residência na Rua Manoel Pedro, bairro Luzia Maia, em Catolé do Rocha, Sertão da Paraíba.
As guarnições da FORÇA TÁTICA e da PPTRAN foram averiguar e constataram a veracidade da informação, alguns populares que estavam no local informaram que na referida residência mora um popular identificado a princípio por NIVALDO OLIMPIO Maia, feito buscas na residência, como também em todo o quarteirão e nas proximidades porém, sem êxito.
Foi constatado na área da residência, algumas marcas de disparos de arma de fogo na área e manchas de sangue no interior. Diligências foram realizadas, até o momento sem êxito.
Ação em conjunto: GTE de Sousa, PC de Pombal e BOPE realizam, em São Francisco, a prisão de um homicida foragido de São Paulo
Nas primeiras horas dessa quinta-feira, 30 de junho, uma operação integrada desencadeada entre o Grupo Tático Especial de Sousa, Polícia Civil de Pombal e Batalhão de Operações Especiais da PM de Sousa resulta na prisão de um jovem de 36 anos, natural de Santa Cruz/PB, que foi condenado a uma pena de 12 anos de prisão, em regime fechado, pelo crime de homicídio cometido em Araçatuba/SP no ano de 2017.
A localização do foragido só foi possível graças a um trabalho investigativo dos policiais civis do GTE de Sousa.
A prisão do jovem foi realizada em sua residência, localizada no Sítio Paraíso, Zona Rural de São Francisco, onde ele não esboçou reação.
Ele foi conduzido à Delegacia de Sousa e posteriormente será encaminhado à Colônia Penal Agrícola, onde ficará à disposição da justiça.
ASSESSORIA/PC POMBAL
29 de junho de 2022
DRACO prende homem acusado de participar de roubo a carro-forte em Aparecida-PB
Na tarde desta terça-feira (28), um homem de alta periculosidade, identificado como Marcos Antônio Barbosa da Silva Rodrigues, também conhecido por “Marquinhos de Paulo Taba”, foi preso pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) no município de Aparecida.
Conforme informações, “Marquinhos de Paulo Taba” é acusado de participar de um assalto a carro-forte ocorrido no mês passado, entre os municípios de Aparecida e Pombal.
Durante a prisão, os policiais apreenderam duas pistolas (uma Glock, calibre 9mm e uma Taurus, calibre .40), uma quantia em dinheiro de 12 mil reais, aparelhos celulares e droga.
Em seguida, o acusado foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido, para que fossem adotadas as medidas que determina a Lei. De acordo com informações da polícia, Marcos Antônio ainda é responsável por comandar boa parte do tráfico na cidade de Sousa.
SERTÃO INFORMADO
Idoso é assassinado a tiros, após reclamar de cliente por ter mijado em frente ao seu Bar, em Pau dos Ferros RN.
28 de junho de 2022
Governador João Azevedo inaugura hoje obras em Catolé do Rocha (UTI e Casa da cidadania) e São Bento (Hospital e ginásio).
O governador João Azevêdo retorna ao Sertão do Estado, hoje terça-feira (28), para inaugurar obras nas áreas da saúde, educação e assistência social e autorizar a execução de outras para atender as populações dos municípios de Catolé do Rocha e São Bento.
Às 10h, o chefe do Executivo estadual visita a cidade de Catolé do Rocha, onde inaugura a Casa da Cidadania, a 42ª unidade no Estado, que vai oferecer os serviços de emissão de RG, CPF e Carteira de Trabalho, Junta Militar, Empreender, entre outros, evitando que os habitantes se desloquem para outros centros em busca de documentação ou outro serviço. O equipamento foi instalado por meio de parceria do Governo do Estado e Prefeitura local, que cedeu o prédio para funcionamento do serviço.
Ainda em Catolé do Rocha, o governador assina ordem de serviço para implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional, que vai ampliar a assistência médica prestada na região.
À tarde, a partir das 14h, João Azevêdo visita o município de São Bento, onde inaugura o ginásio coberto com vestiário na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Silveira Guimarães, no qual foram investidos mais de R$ 800 mil; e o Hospital Municipal Dr. Jarques Lúcio da Silva, uma obra aguardada há cerca de 30 anos e somente agora concluída pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura local, com investimentos de aproximadamente R$ 7 milhões.
HOSPITAL
A obra contou com empenho do prefeito de São Bento, Jarques Lúcio da Silva II, e é uma das mais aguardadas pela população do município e a da região polarizada por ele.
Esperado há mais de duas décadas, o HOSPITAL DR. JARQUES LÚCIO DA SILVA possui uma área construída de 3.500 m2, dando espaço a 63 cômodos e 49 leitos, distribuídos em três blocos com setores específicos, com uma estrutura toda climatizada para pacientes, acompanhantes e funcionários.
A Unidade Hospitalar é composta por guarita para acesso de servidores, sala de nutricionista, zeladoria, apartamento para motorista, Inter Laudos, guarita de acesso ao público, repouso clínico, salas para armazenagem e distribuição, posto de enfermagem, imunização, inalação, coleta, aplicação de medicações, sala de serviços, triagem, hidratação de pacientes, consultório médico, recepção, fraldário, seguro social, classificação de risco, além de registro, estabilidade pediátrica, satura-curativos e consultório.
O novo hospital de São Bento tem salas de estar, preparo, URPA (Unidade de Recuperação Pós-anestésica), Enfermaria Clínica Médica, Observatório Adulto, Estabilização Adulto, Observação Pediátrica e Sala para colocação de Gesso, salas para isolamento, refeitório, PPP – 01, PPP – 02, secretaria, sala para raio-x, Posto de Enfermagem, Necrotério, Enfermaria Clínico Médico-Masculino; Enfermaria Clínico Médico-Feminino, Enfermaria Obstétrica, Pediátrica, sala de estar para os médicos e espera em ambulatório. A nova casa de saúde tem, ainda, na sua estrutura, Centro Cirúrgico, Circulação Ambulatorial, sala de cirurgia e de espera.
A conclusão e a entrega do Hospital Municipal de São Bento pelo governador João Azevêdo e o prefeito Jarques Lúcio demonstra a visão promissora dos gestores que vislumbraram um futuro de muita esperança para uma população sofrida, que esperou tantos anos para ver um sonho tão antigo sendo realizado.
Durante o seu Programa Conversa com o Governador desta segunda-feira (27), João Azevêdo fez um breve relato histórico da retomada das obras do Hospital de São Bento pelo seu governo. “Estava lá em 2018, quando estive rodando o município de São Bento, quando o prefeito da cidade, Jarques Lúcio, me chamou e convidou, no momento em que participávamos de uma reunião, pra visitarmos as obras do Hospital. Fui verificar e vi que era o início de construção de um grande Hospital, mas que estava abandonado esses anos todos! Naquele dia, me comprometi com o prefeito Jarques que, se eleito fosse, nós terminaríamos aquela obra e entregaríamos para São Bento um Hospital Moderno, com toda infraestrutura capaz de atender não só o município, mas toda uma região polarizada por ele. E amanhã, será esse grande dia”, enfatizou o governador.
Informações com Secom PB
27 de junho de 2022
Moto é furtada em frente a residência do proprietário, na cidade de Bom Sucesso PB.
Bom Sucesso PB, segunda-feira 27 de junho de 2022.
Uma moto acabou de ser furtada, na tarde de hoje (27), por volta do meio dia e quarenta minutos, na rua Antônio Benevides, na cidade de Bom Sucesso PB. Segundo informações, um pedreiro residente na referida rua, entrou para sua residência, foi quando ouviu o barulho da moto saindo de frente a sua residência, correu para fora mas o elemento já tinha se evadido do local.
Populares também viram o elemento saindo em velocidade, saindo da cidade na referida moto 150 Titan de cor Azul ano 2006; Placa MNM 2825.
O proprietário pede que, quem tiver alguma informação, repasse no numero (83) 99962-5310.
A NOTICIA BS.
Bom Sucesso PB: Estrada do sitio Lamarão esta interditada, devido construção de passagem molhada.
Cantor Bonsucessense Jandilson Forrozeiro é a sensação do momento, na Paraíba e no Rio Grande do Norte.
Bom Sucesso PB, segunda-feira 27 de junho de 2022.
O cantor bonsuscessense Jandilson Forrozeiro é a sensação do
momento, no sertão paraibano como no alto oeste potiguar. O mesmo tem sido
requisitado por varias casas de shows da região. E onde ele passa o povão gosta
e pede bis.
Jandilson forrozeiro é um talento da terra, filho de Janduir
de Chiquinho Menino e sobrinho do Amigo Pelado, bastante conhecido em nosso município
e na nossa região.
Jandilson forrozeiro tem se destacado pois é um cantor muito talentoso,
e tem um repertório bastante diversificado.
Cantando vários ritmos. Ele tem ganhado nos últimos messes vários fãs por onde
passa, porque canta o que o povão quer ouvir.
A especialidade do cantor bonsucessense é o forro, mas ele
também canta outros ritmos, por isto é
considerado um cantor completo, e agrada
o publico .
Jandilson Forrozeiro e Tião do Acordeom tem sido bastante requisitado em toda região principalmente neste período de festas juninas.
Parabéns Jandilson Forrozeiro, e muito sucesso.
Não foi acidente, foi assassinato: Laudo aponta que jovem encontrado morto na PB-323, na zona rural de Brejo dos Santos, apresentava um ferimento de arma de fogo
Cabeleireiro que foi vitima de acidente na PB 323 entre Bom Sucesso e Brejo dos Santos, será sepultado hoje na cidade de Brejo dos Santos.
26 de junho de 2022
A NOTICIA BS, agora no Instagram. 10 anos informando. Trazendo a noticia de toda região.
Aniversário termina em socos no sertão da PB
João Batista Vieira, 57 anos, proprietário de Bar estava ele comemorando seu aniversário na Avenida Centenário na Cidade de São José de Piranhas na noite desta sexta-feira (24), quando terminou a festa sendo agredido a socos.
O acusado identificado por José Augusto Martins de Almeida, 19 anos, sobrinho da vítima chegou ao local da “brincadeira”, e em determinando momento, e passou ameaçar seu Tio de morte sem motivo aparente.
Diante dos fatos, José Augusto conseguiu desferir socos no rosto do seu Tio, João Batista Vieira, dono do Bar.
Imediatamente, a Polícia Militar esteve no local, e o suspeito terminou preso, encaminhado a Delegacia para as medidas de praxe.
Fonte: Repórter PB
25 de junho de 2022
Homem é assassinado durante confusão em bar na zona rural, no alto sertão paraibano.
Um homicídio tendo como vítima um homem identificado como Francisco Ulindeberg Fernando de Santana, que tinha 34 anos, foi registrado por volta das 13h30 desta sexta-feira (24), no bar do Sr. Valdemar Belo de Albuquerque, que fica localizado no Sítio Baixio dos Albuquerque, zona rural de São João do Rio do Peixe, no Alto Sertão da Paraíba.
Segundo informações, Francisco estava bebendo no citado bar, quando houve uma discussão com o agricultor Assis Estrela de Albuquerque, mais conhecido por “Peeca de filho de Cadinho” de 48 anos. Durante a confusão, Francisco pegou uma cadeira e foi bater em Assis, sendo contido pelo dono do estabelecimento e em seguida, golpeado com uma facada na altura do peito desferida por Assis.
A vítima foi socorrida ao hospital local e devido a gravidade dos ferimentos não resistiu e veio a óbito momentos depois. Já o acusado se evadiu do local e não foi localizado pela Polícia Militar, que foi comunicada do fato e realizou diligências pela região. O corpo da vítima foi encaminhado ao NUMOL para ser feito o exame cadavérico.
SERTÃO INFORMADO
Homem sofre tentativa de homicídio próximo a sua residência em Brejo do Cruz
Um homem identificado como Cícero Simão de Souza Filho, de 40 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio por volta das 16h45 desta sexta-feira (24), na cidade de Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba.
Conforme informações, Cícero estava as proximidades de sua residência, quando foi surpreendido por um homem em uma motocicleta, que efetuou alguns tiros de arma de fogo contra sua pessoa e em seguida, fugiu com destino incerto.
A vítima foi socorrida ao hospital local e posteriormente, transferida à cidade de Sousa, devido a gravidade dos ferimentos. A Polícia Militar foi acionada e passou a realizar diligências, porém o autor dos disparos não foi localizado.
SERTÃO INFORMADO
24 de junho de 2022
Família Teixeira é precursora da denominação evangélica em Bom Sucesso PB.
Casal Seu Basto Teixeira e Dona Lica.
Acidente com vitima fatal na PB 323 entre Bom Sucesso e Brejo dos Santos, no sertão da PB.
Bom Sucesso PB, sexta-feira 24 de junho de 2022.
Um acidente com vitima fatal foi registrado na PB 323 entre Bom Sucesso PB e Brejo dos Santos no sertão da Paraíba.
Segundo informações a Polícia Militar foi acionada a comparecer ao local, assim como a unidade socorrista do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
O jovem foi encontrado já sem vida; o corpo da vítima, identificado como Gabriel, de 33 anos de idade, foi encontrado pelos próprios familiares que estavam à procura desde a tarde de ontem, dia 23. A moto que o jovem pilotava, uma Honda Bros vermelha, também foi localizada no local.
Ainda não se sabe o que provocou a saída da vítima da pista de rolamento.
Gabriel era vendedor de uma fábrica de sorvetes em Catolé do Rocha e estava trabalhando quando aconteceu o fato. Deixa esposa e uma filhinha.
A pericia foi acionada para realizar os procedimentos de praxe no local.
A NOTICIA BS.
Bom Sucesso PB: Laboratório de Analises Clinicas inaugurado recentemente leva o nome de Vereador Audivan Benedito de Lima.
Estiveram presentes no descerramento das placas de reinauguração do laboratório Vereador Audivan Benedito de Lima, as seguintes autoridades:
O Prefeito Pedro Caetano, a Vice-prefeita Olyvia Cavalcante e seu esposo Dr. Cleber Pontes, o presidente da Câmara municipal de Vereadores Jucicleide Caetano (Cleidinho Caetano), o Pré-candidato a deputado federal Murilo Galdino, o Deputado Galego Sousa, o Secretário de Saúde Tiago Ferreira, a Diretora do Hospital Municipal Jailza Caetano, e familiares do saudoso parlamentar, representado no ato de reinauguração (viúva e ex-vereadora Rudileide Teixeira, e a filha Amanda Henriques Lima); pelo então servidor publico Micael Teixeira.
Homem morre em grave acidente de moto no sertão da Paraíba.
Um homem de 35 anos, identificado como Adelman Simão, morreu em um grave acidente de moto na noite desta quinta-feira (23) na PB-386, na cidade Conceição (PB). O fato ocorreu nas proximidades de um aterro sanitário.
Segundo informações de populares que estiveram no local, ele teria perdido o controle da motocicleta e caído violentamente às margens da rodovia.
Duas viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) se dirigiram ao local, mas o homem não resistiu.
A área foi isolado pela Polícia Militar para a retirada do corpo e realização da perícia.
DIAMANTE ONLINE
Prefeito Pedro Caetano inaugurou obras no dia 17 de junho, em comemoração aos 59 anos de emancipação politica.
Bom Sucesso PB, sexta - feira 24 de junho de 2022.
O prefeito do município de Bom Sucesso PB Pedro Caetano inaugurou e reinaugurou obras, no dia 17 de junho de 2022, dia do aniversário de Bom Sucesso PB.
A gestão municipal inaugurou a garagem municipal que leva o nome de "Arnaud Pereira", em seguida reinaugurou o Laboratório de Analises clinicas que leva o nome Vereador Audivan Benedito de Lima, logo após foi reinaugurado o ginásio de Esportes Francisco Hélio de Lima, que leva o nome do saudoso "Hélio de Zé Ananias", logo após foi reinaugurada a Creche Municipal Maria de Oliveira Lima "Dona Mariquinha".
Estiveram presentes no descerramento das placas de inauguração e de reinauguração as seguintes autoridades:
Prefeito Pedro Caetano, Vice-prefeita Olyvia Cavalcante e seu esposo Dr. Cleber Pontes, o presidente da Câmara municipal de Vereadores Jucicleide Caetano (Cleidinho Caetano), o Pré-candidato a deputado federal Murilo Galdino, o Deputado Galego Sousa, e os secretários municipais, diretores e coordenadores. A população compareceu e prestigiou os eventos.
O prefeito entregou estas obras a população do município, e destacou a importância de cada uma para servir melhor o povo do município de Bom Sucesso PB.
A NOTICIA BS.
23 de junho de 2022
Bandidos armados invadem residência de vereador no Sertão da PB, levam carro e dinheiro.
A casa de um vereador do município de São Bentinho, na região de Pombal, foi alvo de bandidos na tarde de quarta-feira (22). Segundo informações da polícia, dois criminosos armados chegaram na residência em uma moto e anunciaram o assalto.
Conforme relato passado à PM, eles renderam o vereador e seu filho e conseguiram subtrair uma quantia de mil reais e uma caminhonete S-10, cor prata, placa NPW9E49.
Após o delito os assaltantes fugiram com rumo ignorado. A Polícia Militar realizou diligências, mas até o momento ninguém foi preso.
Fonte: Diário do Sertão
Lei proíbe fogueiras em Bom Sucesso PB e nas demais cidades da região.
Lei
que proíbe acender as fogueiras em áreas urbanas, durante a pandemia, continua
em vigor no estado da PB.
A Lei em vigor, proíbe as fogueiras de São João e São Pedro no perímetro urbano de Bom Sucesso PB, e nas demais cidades da Região, como também em todas as cidades do estado da Paraíba.
As operações de fiscalização das fogueiras durante as festas juninas na
Paraíba estão confirmadas para 2022 pelos órgãos de proteção ao meio ambiente.
No momento, está em vigor a Lei nº 11.711/2020 de autoria do deputado estadual
Adriano Galdino torna proibido acender fogueiras em espaços urbanos no estado
enquanto perdurar a pandemia da Covid-19.
De acordo com o tenente-coronel coordenador do Batalhão de Polícia
Ambiental da Paraíba (BPAmb), Melquisedec Lima, em 2022, uma nova legislação
relacionada as fogueiras no período junino é que irá permitir a organização de
uma operação para fiscalizar a sua utilização no território paraibano.
Ele lembra que qualquer ação será feita de acordo com a Lei Estadual em
vigor e esta depende do Poder Executivo estadual ou municipal. “A fiscalização
está confirmada, mas todos os anos é lançado um decreto diferenciado quanto ao
uso de fogueiras. Então, a gente não pode prever ainda qual o tipo de operação
vai ser lançada porque dependemos da legislação”, explicou.
Segundo o coordenador, a fiscalização sobre a comercialização de madeira
é feita independente do São João. “A amplitude da operação vai de acordo com a
legislação atual. O comércio é permitido, mas precisa ser legalizado e o
comerciante deve comprovar a origem da madeira”, acrescentou.
As licenças comprovam que a madeira comercializada é de origem legal. Os
materiais permitidos para venda vão de acordo com a região e são estabelecidas
no documento emitido pelos órgãos ambientais. A fiscalização dos locais de
venda ocorre através do Batalhão Ambiental da Polícia Militar e da Sudema,
inclusive em relação às irregularidades como madeiras de desmatamento.
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema-PB)
informou que as fiscalizações acontecem todos os anos principalmente em relação
as origens de madeiras. Porém, hoje aguarda a lei estadual prevista para ser
lançada em junho para saber se vai ser permitido ou novamente proibido fazer
fogueiras.
Caso sejam permitidas fogueiras no período junino, a Sudema orienta que
a madeira utilizada tenha origem de reflorestamento autorizado como eucalipto,
pinheiro e sabiá e galhos provenientes de poda de árvores. Porém, o órgão
recomenda que a população não faça fogueiras sobre o asfalto, embaixo de
árvores ou da rede elétrica. Também destaca que deve ser respeitada a distância
mínima de 200 metros de escolas, hospitais e parques, além de alertar que os
moradores se organizem e façam apenas uma fogueira por rua para reduzir a
emissão de poluentes.
Orientações para evitar as queimaduras
De acordo com o major do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB)
Thiago Antônio, é necessário ficar atento e obedecer a legislação específica
quanto a proibição de fogueiras. E se acender fogueira for permitido neste São
João, existem diversas regras para a sua correta utilização visando evitar
acidentes, como quedas e queimaduras.
O major destaca que, mesmo que permitidas, as fogueiras jamais poderão
ser feitas próximas a rede elétrica, árvores, posto de combustível e local de
aglomeração de público. Inclusive, a preferência é pelo uso de querosene para
pôr fogo na lenha e nunca jogar líquidos inflamáveis na fogueira acesa.
“Em nenhum momento pule a fogueira acesa, devido ao risco de queda e
queimaduras no corpo. Também jamais solte fogos de artifício dentro da
fogueira, independentemente do tipo ou da classe do artefato”, citou o major
Thiago Antônio. No dia seguinte após a fogueira ser acesa, é importante
verificar se ainda há brasas acesas porque elas podem oferecer riscos
principalmente às crianças.
Entenda
Na Paraíba, é proibido acender fogueiras em espaços urbanos durante os
festejos juninos, desde 2020, devido a pandemia do novo coronavirus. Essa
medida foi estabelecida através da Lei 11.711/2020, de autoria do deputado
estadual, Adriano Galdino e tinha o objetivo de proteger as pessoas acometidas
pela Covid-19.
Conforme a assessoria de comunicação do Ministério Público da Paraíba
(MPPB), ainda não foi definida qualquer recomendação do órgão para as festas
juninas 2022, mas a tendência é que seja no sentido de se cumprir a fazer
cumprir a lei estadual vigente.
A justificativa para a lei, é que a fumaça das fogueiras agrava o quadro
clínico dos pacientes com Covid-19. Além disso, as fogueiras contribuem para o
aumento dos casos de queimaduras.
Conforme o texto da lei, quem a descumprir será penalizado com multas
por parte dos órgãos públicos competentes, no valor de 10 Unidades Fiscais de
Referência do Estado da Paraíba (UFR-PB), aplicada em dobro em caso de
reincidência, sem prejuízo das demais sanções cabíveis.
No ano passado, algumas prefeituras orientaram que a população não
acendesse fogueiras nesse período. Além destas, o Ministério Público da Paraíba
recomendou a proibição de fogueiras e fogos em 12 cidades do Sertão paraibano:
Sousa, Aparecida, São Francisco, Santa Cruz, Lastro, Vieirópolis, São José da
Lagoa Tapada, Marizópolis, Nazarezinho, Uiraúna, Poço Dantas e Joca Claudino.
·
MP recomenda manter proibição
por Giovannia
Brito*
As fogueiras, que tradicionalmente
são acesas durante os festejos do mês de junho, devem ser novamente proibidas
em Campina Grande neste ano. O promotor do Meio Ambiente de Campina Grande,
Hamilton de Souza Neves Filho, recomendou que não seja permitida o uso delas no
sentido de não prejudicar a saúde pública. Nos últimos dois anos, as fogueiras
foram proibidas por conta da pandemia.
Na semana passada o Ministério Público convocou uma reunião com a
Polícia Militar, Força Florestal, Sudema e Batalhão Ambiental para que eles
fiscalizem o cumprimento da lei estadual, que proíbe acender fogueiras em
espaços urbanos durante os festejos juninos, enquanto perdurar a pandemia da
Covid-19.
Essa lei foi criada e sancionada há dois anos. Mesmo com redução dos
casos de Covid-19, o MP entende que elas devem continuar fora das tradições do
mês de junho.
“Na audiência foi recomendado aos órgãos que tomem as providências para
dar cumprimento à lei estadual e à ordem judicial, no sentido de proibir as
fogueiras juninas”, cita uma nota do promotor.
O pneumologista Geraldo Medeiros destacou que a inalação excessiva da
fumaça pode chegar a causar até mesmo a morte. “A fumaça é altamente maléfica
para pacientes com enfisema pulmonar, em fumantes e nas pessoas com asma
brônquica. E vale salientar que 10% da população têm asma. Esses pacientes
podem desencadear uma crise na eventualidade de fazer uma inalação massiva da
fumaça da fogueira, parar de respirar e morrer”, destacou o médico. Ele
defendeu que as pessoas deixem essa tradição para trás. “As fogueiras, na minha
opinião, devem ser banidas pelo mal que tanto causam”, disse.
*Matéria publicada originalmente na
edição impressa de 25 de maio de 2022
Fonte: https://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_paraiba/fogueiras-devem-continuar-banidas-na-pb
A UNIÃO.